Nise - O Coração da Loucura
    Você assistiu Nise - O Coração da Loucura ?

Daniloemanuel19303
    Daniloemanuel19303

Enviada em 4 de fevereiro de 2024
    putz mano eu chorei kkkk, é que eu normalmente não sou muito chegado em filmes de romance, paixão, bla bla, que demonstram o "AMOR", mas esse eu realmente senti a compaixão da Nise em seus pacientes, que chegou no próprio coração kkkk, Deus abençoe você critico, e leitor.
    Fernanda Martinez
    Fernanda Martinez

Enviada em 20 de janeiro de 2024
    Nise foi insistente desde o 1º minuto de filme. A insistência da baixinha revolucionou o tratamento da ala psiquiátrica. Foi muito bem retratada. Filme muito bem dirigido.
    Wellington Faria
    Wellington Faria

Enviada em 16 de setembro de 2023
    Não sou da área mas achei o filme maravilhoso por mostrar uma mulher guerreira e muito sensível que olhou com carinho seres humanos que não eram tratados como tal. Gostei muito.
    Anna C
    Anna C

Enviada em 4 de abril de 2022
    Uma obra prima! Nise revolucionou a neurociência, contrariando a opiniões machistas. Pra quem diz que o Brasil não tem filme bom, tá aí!!!
    Julia Al
    Julia Al

Enviada em 26 de setembro de 2021
    Muito bom
    JOAQUIM EDUARDO
    JOAQUIM EDUARDO

Enviada em 25 de fevereiro de 2021
    O filme é um documentário, que conta a vida de uma médica que foi incrível. Uma pena que filmes como esses são poucos divulgados pela mídia. A atriz Glória Pires deu um show de interpretação, assim como, todo elenco.
    Sailor M
    Sailor M

Enviada em 6 de outubro de 2020
    Filme perfeito
    Estudantes deveriam ver, é muito bom, a atuação é impecável. Um filme espetacular
    Murilo Dias
    Murilo Dias

Enviada em 11 de maio de 2019
    Glória Pires, traz de volta a vida Nise da Fonseca pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. Ao longo do filme o sentimento que se recebe é de respeito a imagem da médica, que com diversas atividades tenta ajudar aqueles que eram considerados incuráveis. Os personagens são totalmente diferentes e de características próprias, o que acaba chamando mais ainda a atenção para o filme.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 5 de março de 2019
    Nise — O Coração da Loucura, filme de 2016 dirigido por Roberto Berliner é a cinebiografia da psiquiatra Nise da Silveira, e todas as possibilidades que a tornaram o turbilhão revolucionário do tratamento mental no Brasil, com repercussões pelo mundo. Alagoana, nascida em Maceió, em 1905, uma das mulheres mais importantes do século XX que conceituou a arteterapia como catarse psíquica dos doentes mentais. Nise foi presa pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, nos 18 meses de reclusão, dividiu a cela com a militante Olga Benário e manteve contato com o escritor Graciliano Ramos, que faria relatos sobre a médica em seu famoso livro Memórias do Cárcere. Depois de liberta em 1944, retorna ao trabalho no Hospital Psiquiátrico Pedro II, Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio de Janeiro. Encarregada da área de terapia ocupacional, desprezada na época e comandada por serventes, Nise reorganiza o ambiente iniciando um longo processo de transformações naquele setor. Implanta paulatinamente uma nova forma de tratamento com os pacientes psicóticos, submetidos até então à barbaridade da lobotomia e eletrochoque. O jovem funcionário Almir, interessado por belas-artes, propõem a Nise o início de um ateliê de pintura, que se expande para outras propostas artísticas. Aos poucos o contato com essa nova forma de expressão acalma os internos que exteriorizam seus traumas e mazelas interiores através de mandalas em um desenvolvimento lento, e catártico. Filme rodado no próprio hospital que Nise trabalhou, o que dá mais veracidade ao longa. Glória Pires interpreta Nise da Silveirta, além dela o filme conta com Fabrício Boliveira, aqui em um trabalho excepcional, Roberta Rodrigues e Zé Carlos Machado. O diretor e documentarista Roberto Berliner é bastante realista, mostrando sem pudores a degradação, a sujeira, a precariedade inicial, os corpos nus e uma cena de sexo entre um casal de internos inserida com bastante naturalidade, sem subterfúgios. Bela fotografia, atores coadjuvantes contracenando com vivacidade, e Glória Pires em um momento brilhante de sua carreira. Falha somente no roteiro pouco explorado em relação a Nise da Silveira e sua trajetória até ali. Nota máxima por evidenciar a monumental psiquiatra alagoana, marco na revolução da medicina mental no Brasil. “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois, ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas” (Nise da Silveira).
    Nicolainia N
    Nicolainia N

Enviada em 18 de fevereiro de 2018
    Um filme sensível, mostra que todos podemos mudar o comportamento de alguém. Basta querer... A mudança acontece quando alguém está disposto a ver o universo dentro de cada um.
    Numa época (não muito diferente de hoje) que poucos entendiam a loucura e que os médicos usavam tratamentos mais insanos ainda... Uma mulher a frente do seu tempo.
    Recomendo.