Minha conta
    Ralé
    Nota média
    3,6
    publicações
    • Almanaque Virtual
    • Folha de São Paulo
    • Estado de São Paulo
    • Cineweb
    • Cinética
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Preview

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Filippo Pitanga

    Esta tríade poderia facilmente resvalar em algo incoerente ou difuso, mas é aí que entra a experiência da madura direção de Helena Ignez, fundindo força anárquica com apelo cinematográfico de gênero.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Helena Ignez parece ignorar que o tempo dos marginais passou. Ou antes: parece ignorar, não. Ignora: para ela este é o tempo de reaviver um espírito de recusa do mundo dado, em que mais do que nunca a rebeldia é necessária.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Estado de São Paulo

    por Rodrigo Fonseca

    Uma estrutura quase jogralesca, de tramas sem necessidade de final, sempre pequeninas, sem pretensões épicas, arejadas por discursos e números musicais que conseguem delinear uma espécie de manifesto sem perder o foco e sem escorregar no proselitismo.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Para percorrer as imagens do filme é preciso deixar para trás todas as expectativas de linearidade, entregando-se ao sabor da experiência que se compartilha na tela, de pessoas muito livres, velhos hippies, xamãs, jovens e velhos experimentadores dos próprios sonhos e vivências.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Cinética

    por Pedro Henrique Almeida

    O tom é de celebração, no que está seu problema e também seu mérito [...] Colocar-se com tamanha franqueza na tela tem sua potência transgressora, mas, pela ausência de inimigos, conflitos ou contradições, para nós aqui embaixo os gritos ficam um pouco mais distantes.

    A crítica completa está disponível no site Cinética

    O Globo

    por Daniel Schenker

    O caráter pulsante também aparece em “Ralé” por meio das escalações de Ney, Zé Celso e Mário Bortolotto, e da inclusão de citações instigantes. Entre as diversas que atravessam a tela, cabe destacar a evocação de Bertolt Brecht...

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Renato Cabral

    Com um olhar maduro e objetivo entre seus segmentos, Helena Ignez corresponde às expectativas mesmo quando "Ralé" perde um pouco do caminho e se torna um tanto cansativo.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    "Ralé" é um grande happening, uma obra libertária que grita a favor das minorias, da arte e da vida. Há muita energia em cena, mas o formato é alternativo demais para agradar ao grande público.

    A crítica completa está disponível no site Preview
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top