O Circo

Enviada em 12 de fevereiro de 2016
    -Filme assistido em 12 de Fevereiro de 2016
    -Nota 9/10
    *Especial Charlie Chaplin.

Embarcamos em mais um exemplar trabalho de Charlie Chaplin.Nesse divertido longa-metragem,interagimos novamente com a figura do Vagabundo,que dessa vez vai parar num circo,depois de ser confundido com um bandido.Ele então,busca refúgio entre os artistas circenses,fazendo alguns números não propositais,mas que acaba divertindo mais do que os profissionais da área.

Nesse novo ambiente,o recém-chegado,se encanta pela filha do dono do circo,no que se resulta numa rápida amizade entre eles,que mais tarde,evolui para uma paixão correspondida.Só que o dono e pai,não é uma pessoa muito amável.Exige perfeição de todos os empregados,principalmente de sua filha.A qual a maltrata,e logo impede algo mais entre ela o novo funcionário.

Assim como os outros filmes de Chaplin,"O Circo" é conduzido com muita leveza.É mais um daqueles que agrada do começo até o fim.Com um argumento muito simples,desde a narrativa,até o a despedida do Vagabundo.

Depois de "Em Busca do Ouro",Chaplin nos impressiona novamente.Com uma história diferente,só que com aquele humor envolvente.Mesmo sendo produzido antes de "Luzes da Cidade",algo que tornou esse filme meio que despercebido.Só que "O Circo" não pode receber esse status,é um filme tão bom quanto aos dois citados.Com cenas bem marcantes também.Não há como não se divertir com as travessuras do Vagabundo.
    Ricardo A.
    Ricardo A.

Enviada em 25 de maio de 2018
    Chaplin e sua inteligência e sagacidade em construir um trabalho belo com muito pouco orçamento e lidando exclusivamente com o talento dos atores envolvidos. Último filme mudo dele e que ganhou um Oscar honorário na primeira cerimônia em 1929. O talento dele como ator e diretor é relembrado até hoje e ninguém consegue se igualar ao seu carisma. Mesmo passando uma fase já complicada na vida particular, ainda assim conseguiu fazer um belo filme com uma mensagem bonita onde sempre ele abre mão de sua felicidade pelo bem maior e a felicidade dos demais.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 16 de fevereiro de 2019
    Carlitos, "o vagabundo" foge de um ladrão e um policial ao mesmo tempo, depois de várias peripécias se vê dentro de um picadeiro de Circo, e sem querer faz o público apático se acabar de rir. O dono observando seu carisma o contrata na tentativa de reerguer o Circo. Cenas memoráveis e nunca vistas no cinema se espalham por todo o longa. Chaplin foi indicado a quatro Oscars; melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro original, recebendo somente um Oscar honorário pela obra. Chaplin não é só um humorista genial, seus filmes além de gargalhadas provocam o espectador a reflexões e críticas sociais nas entrelinhas, sempre redimindo os oprimidos. Para quem deseja rir e refletir, imperdível.
    CRAFontes
    CRAFontes

Enviada em 9 de março de 2015
    Crítica no link abaixo. Acompanhem meu blog. Pitacos novos toda semana.
    Enviada em 2 de julho de 2013
    Charles Chaplin é sem dúvida um dos diretores mais competentes da história do cinema, no qual praticamente todos os seus filmes são bons. O Circo apesar de ser inferior a outros trabalhos seus (Luzes da Cidade, Em Busca do Ouro...) não deixa de ser um bom filme, apesar de não ser fantástico.
    E. Chavez
    E. Chavez

Enviada em 11 de outubro de 2021
    Humor dos anos 20 do século passado. Tem gente que gosta, tem gente que não. Eu adoro! Muitas cenas e situações hilárias, que se encaixariam em qualquer filme de comédia de qualquer época! Acho especialmente legal a parte em que o Carlitos consegue uma "vaga" no circo, mas que não consegue se adaptar muito bem a ela..nos remonta a algo muito cotidiano, tanto da vida pessoal quanto da profissional. Enfim..super recomendável para quem não tem rejeições a filmes antigos, ou em preto e branco, ou algo do tipo.
    Reinaldo Flores Alves
    Reinaldo Flores Alves

Enviada em 27 de outubro de 2022
    eu acho que eu baixei o filme pirata porque nao tinha cor e nem som só musica aparecia legendas as vezes mas tava em ingles e eu nao sei falar ingles, mesmo assim achei divertido as confusões quem sabe um dia esse garoto chaplin chega no nivel do didi e dos trapalhões