First They Killed My Father
    Fraco
    First They Killed My Father

Os olhos dela

por Taiani Mendes

“Uma filha do Camboja recorda”. Em seu quinto longa-metragem como diretora, Angelina Jolie une-se à sobrevivente Loung Ung para denunciar o genocídio perpetrado pelo Khmer Vermelho no país do sudeste asiático. A protagonista do drama é a própria Ung (interpretada por Sareum Srey Moch), com cinco anos na época em que os rebeldes comunistas invadiram a capital do país, Phnom Penh, obrigando sua família a largar todas as posses e se encaminhar ao interior. A evacuação por apenas três dias se revelou um suplício de anos que provocou a morte de cerca de ¼ da população. História pesadíssima que Jolie conta adotando o ponto de vista da mimada garotinha, sempre atenta e bastante silenciosa, que sofrendo ganhando força. A diretora, no entanto, não se contenta com o alcance micro da perspectiva adotada e alterna o ponto de vista da menina com inúmeras tomadas aéreas que, apesar de pertinentes para mostrar o tanto de vítimas, são tão exibicionistas que à certa altura transmitem mais o pensamento “Olha só, que plano lindo” do que o ambicionado “Caramba, olha o tamanho dessa tragédia”.

Perceptivelmente as intenções de Jolie são as melhores possíveis. Desde que filmou no Camboja Lara Croft: Tomb Raider, em 2001, ela tem uma conhecida relação de proximidade com a nação, onde inclusive adotou seu primeiro filho, Maddox Jolie-Pitt. Além do herdeiro, produtor executivo do longa, e de Loung, que assina com Angelina o roteiro, o premiado diretor Rithy Panh é outro cambojano envolvido na produção. É difícil pensar em alguém em Hollywood mais credenciado do que ela para narrar os chocantes fatos e é admirável o uso do khmer como língua e do elenco local, contando inclusive com vários iniciantes. Esses acertos, porém, são neutralizados pela direção problemática e roteiro ruim – terrível se tratando de diálogos. Não há qualquer confiança na transmissão das informações pelas imagens e tudo precisa ser dito pelos personagens, mesmo as coisas mais óbvias. Não apenas expositivas, as conversas são engessadas e todos os intérpretes são melhores quando calados, passando tudo pelo olhar e expressão corporal. É um grande alívio a personagem principal ser uma criança de poucas palavras.

Muitas sequências são mais lentas do que o normal, como num reflexo da falta de energia dos personagens, abatidos pela fome, trabalho extenuante, maus tratos e constante pavor. As imagens horríveis do dia a dia de Loung reverberam à noite, quando ela tem sonhos que não adicionam nada à trama (pelo contrário, são mais um exemplo de redundância) e abraçam a breguice, aumentando a porção melodrama de um longa com vocação subutilizada para a aventura.

Anunciada no título como o primeiro acontecimento, a morte do pai da narradora, militar do governo derrubado pelo Khmer Vermelho, ou seja, alvo prioritário, não acontece na primeira hora de filme. Além de exageradas (nenhuma novidade se tratando de produções originais Netflix), as duas horas e dezesseis minutos de duração são mal divididas, pois muito tempo é dedicado à rotina da família no campo de trabalho forçado e pouco ao treinamento militar da pequena Loung, sem contar o atropelado final.

A sangrenta história recente do Camboja é contada com muitos recursos financeiros e didatismo por uma valente Angelina Jolie, sem meias palavras (na verdade até com palavras sobrando) na hora de apontar os Estados Unidos como principal culpado pelo massacre da população. Sendo este já seu quinto longa, porém, fica complicado desprezar as falhas e obviedades de roteiro e direção, que não são de hoje, em nome da inegável boa intenção e importância do projeto. No fim das contas como cineasta ela é uma excelente ativista.

• Gislaine
      A crítica não condiz com o filme. No mínimo não gosta da Direção. Francamente, comentário absurdo garotinha mimada como assim, foi uma guerreira, representou muito bem. Ótimo filme e bem produzido. Parabéns a todos.
    • Lúcio Lúcio
      Ao dizer, no final, que Jolie foi ativista, me parece que a autora da crítica se entregou. Deve ser difícil para uma socialista...
    • Clícia Lima
      Gente, como assim?? O filme é maravilhoso... vai entender..., bom, cada um tem sua perspectiva, vamos respeitar
    • Katiucia S
      Otimo filme !!!! Faz você realmente se transportar para o local e fatos
    • YARA LUCIA DA SILVA
      Filme excelente. Roteiro, atores, direção, fotografia. Assim como a maioria das pessoas, não entendi a nota baixa dada a um excelente filme. Todos os atores trabalharam muito bem. Até nas partes em que não há diálogo, o filme mostra toda a tensão vivida pelas personagens. E mostra o que todo regime extremista de esquerda faz. Aliás, todo extremo é ruim. Assistir a um filme assim faz com que valorizemos ainda mais a democracia.
    • De Luca
      não precisa justificar sua lacração em seguir modinha tambem E SOU AMOEDO. E agora vai chorar kkkkkkkkkkkkkkk errroouuuuuu kkkkk
    • charles arthur
      Obrigado por me considerar lacrador rs, eu literalmente copiei o texto da embaixada alemã, particularmente acho que eles tem mais moral pra definir o que foi o nazismo do que algum estudioso do tema que, obviamente, é um ser humano com opiniões politicas próprias e irá escrever da forma que convém.No mais, todo extremismo é ruim e todo mundo deveria estudar história. Com ctz um Bolsonazi da vida não teria 1% de voto se as pessoas pegassem em um livro de história pra ler.
    • charles arthur
      Respira cara, não precisa fazer de tudo pra justificar seu voto em Bolsonazi e não se sentir mal por isso, vote em quem você quiser e seja feliz :)
    • De Luca
      Sempre posso questionar seres lacradores de textões, pois a democracia permite que eu me oponha ao seu ponto de vista e o questione, já você adora seguir a modinha e não questionar nada. por isso não monta um gaveteiro. pastar bem
    • De Luca
      Embora o partido nazista alemão fosse ideologicamente contrário ao comunismo, Adolf Hitler e outros líderes nazistas frequentemente expressaram o reconhecimento de que só na Rússia Soviética os seus homólogos revolucionários e ideológicos podiam ser encontrados. Em numerosas ocasiões, Hitler elogiou publicamente Stalin e ele via o stalinismo positivamente, como uma busca de purificação do Partido Comunista da União Soviética de influências judaicas, observando a purga de judeus comunistas como Leon Trótski, Grigori Zinoviev, Lev Kamenev e Karl Radek [8] [9] [10] (ver: Grande Expurgo).
    • De Luca
      Mas refute GETÚLIO o presidente que adorava FASCISTA ou você é mais uma daquelas pessoas que criam textos dos outros depois de morto para justificar seu ponto de vista.
    • charles arthur
      UHuhHuhUuhuHUHSe tu acha que sabe mais da história da Alemanha que a própria Alemanha, meu filho, tu es um caso perdido, só lamento.
    • De Luca
      daqui a uns 30 anos vai ser DIREITA ALIENIGENA DO MOVIMENTO MARCIANO, sua explicação é mais uma empulhação do que qualquer coisa que eu já li. VOLTE A SUA DOUTRINAÇÃO gente inteligente que não sabe montar um gaveteiro.
    • charles arthur
      Devido a ascensão das fake news, e da ignorância de muitos influenciadores digitais, uma das grandes confusões que os usuários brasileiros tem feito é considerar o nazismo como um movimento de esquerda.A embaixada da Alemanha também explica que a ideologia é um movimento da extrema-direita, apesar da nomenclatura ‘Nacional Socialismo’, pois a conotação ‘socialismo’ era bem diferente da utilizada atualmente.De acordo com os pesquisadores, no Nazismo, o termo ‘socialismo’ se referia ao fato de o partido de Adolf Hitler priorizar políticas para o povo alemão e não ao fato de o partido ser de esquerda e ter preocupação com causas humanitárias.Se você acha que a embaixada da Alemanha está errada e vc está certo, bem, passou legal na prova da alienação direitista.
    • De Luca
      SE ESTUDAR OU SE DOUTRINAR?
    • De Luca
      Incrível que o partido do hitler era PARTIDO NACIONAL DOS TRABALHADORES ALEMÃES - PT ALEMÃO e os tais fascistas eram idolatrados por GETÚLIO VARGAS amado pela esquerda brasileira, que se mata para defender a CARTA DE LAVORO CLT de mussolini, De fato te doutrinaram legal em, parabéns passou na prova de esquerdismo.
    • charles arthur
      bom mesmo foi o fascismo e nazismo da direita. Nenhum autoritarismo é bom, independente do lado político.
    • charles arthur
      a direita é uma piada completa no Brasil, julga o PT e Lula como monstros iguais a esse filme, sendo que durante o PT o país saiu do mapa da fome, fez o pobre entrar na faculdade, elevou a economia do país. Não sei que Brasil os imbecis de direita viveram nos últimos 12 anos.
    • Daniel
      Rockiir, esse é o ponto canalha do filme, não deixa claro que o genocida em questão - o assassino do Pol Pot - obedecia aos princípios comunistas determinados por Marx. O que aconteceu no Cambodja aconteceu na Coreia do Norte, aconteceu na União Soviética, aconteceu na China, aconteceu em Cuba e acontece em TODOS os regimes que seguem os preceitos comunistas/socialistas. É muito mais complexo do que uma análise preguiçosa pode supor!
    • Tarcisio Michels
      Que porcaria de crítica! Completamente parcial...Eu diria que esse crítico(a) é um Esquerdista de primeira. Chamar a garotinha de mimada, faça-me o favor! O olhar dela já diz tudo... Resumindo, um lixo de crítica!