Certo Agora, Errado Antes
    • Críticos.Com.Br
    • Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

“Certo Agora, Errado Antes” está longe dos embustes levianos do romance corriqueiro na telona. O filme é, antes de tudo, um caso de afeto que se consuma no olhar, encontro tão potente que acaba e se repete, para continuar ressonando no imaginário do espectador.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Critikat.com

por Adrien Dénouette

Os eventos permanecem os mesmos, e os dois segmentos brincam em desnudar o homem que flerta, mas o tom deste romance que fracassa duas vezes passa sutilmente da frustração ao ato falho, à ternura de um reencontro memorável.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Susana Schild

Pela graça exibida em “Hahaha”, “A visitante francesa” e “A filha de ninguém”, três dos seus 20 filmes exibidos por aqui, o diretor sul-coreano Hong Sang-soo é comparado a Éric Rohmer pelo minimalismo da direção e pela aposta de que pequenas histórias podem oferecer grande encanto.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

Se a fotografia acaba tornando "Certo Agora, Errado Antes" um filme com mais peso dramático, [...] isso também se percebe na relação entre Hee-jeong e Ham. Não temos aqui um filme de várias formas de amar, mas uma história talvez até melodramática de encontro predestinado.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Wendy Ide

Existem muitos truques inteligentes aqui - o diretor nos desafia a identificar sutis mudanças na ênfase e nas relações pessoais presentes nas duas versões da história. Assim, a narrativa se expande em um grande jogo cinematográfico...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

[...] as pequenas diferenças no diálogo e as atitudes revelam nada menos que a humanidade, a vida interior e o subconsciente dos personagens, transformando-o em um exemplar das características mais fortes do diretor.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

Tudo é dirigido, e depois redirigido imperceptivelmente, até uma mudança completa nos planos. Para Hong Sang-soo, o cinema é um passe de mágica sem truques. O que permite descobrir o mundo...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Guy Lodge

[o longa] é um filme de observações pontuais, em vez de grandes revelações, menos preocupado com consequencialidades e efeito borboleta do que as fraquezas humanas variáveis que podem transformar um dia ruim em um bom.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Nayara Reynaud

Da mesma maneira que brinca com a memória recente do espectador, numa simples troca de cores de tinta, o sul-coreano a aproveita para evitar a simples cópia e ressaltar as nuances entre a polidez e a sinceridade do protagonista nas duas vivências, por exemplo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O roteiro de "Certo Agora, Errado Antes" é bastante inteligente. As elipses da segunda parte, buracos preenchidos pelo testemunho prévio de acontecimentos da primeira, permitem ao diretor trabalhar novas sequências que ressignificam o todo.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O resultado, desta vez, parece mais harmonioso, com um leve toque humor bastante delicado e excelentes desempenhos do casal central.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Como todo bom autor, Hong não se contenta em repetir. "Certo Agora, Errado Antes" brinca, portanto, com esse método artístico de fazer da obsessão um estímulo, quem sabe uma inspiração.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo