Aquarius
    Você assistiu Aquarius ?

Juliana D.
    Juliana D.

Enviada em 6 de janeiro de 2020
    É verdade que é um filme carregado, mas acho que isso foi intencional.
    Clara é uma mulher forte e determinada.
    O filme traz muitas cenas de sexo, exibição exagerada de órgão genitais, não que isso seja um problema, eu não sou nada moralista, mas ficou apelativo.
    Clara simplesmente não quer se mudar e isso dá pra entender e apoiar, mas depois ficou parecendo mais que ela queria ficar pra não dar o braço a torcer do que pelos seus próprios ideais, mesmo que isso atrapalhasse a vida de todo mundo ao redor dela.
    Mas... faltou um final, senti falta de um final adequado.
    A atuação de Sônia é incrível, portanto, vale a pena assistir.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 31 de dezembro de 2019
    Depois do bom O Som ao Redor,o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho cria um filme que foca nas memórias e voz de uma mulher valente.Clara é uma jornalista aposentada e viúva mãe de 3 filhos ela vive no condomínio Aquarius no qual foi vendido a uma empresa e grande parte dos moradores já venderam seus apartamentos,mas Clara é resistente e evita a venda de seu apartamento sofrendo assim pressões para que ceda a venda de sua moradia.O filme tem como maior destaque a sua protagonista que tem uma forte personalidade que é bem construída pelo roteiro e pela atuação sensacional.Mais uma vez o diretor também escreve o longa que basicamente tem como finalidade mostrar a voz dos injustiçados pelas empresas sanguessugas que temos atualmente e deixa também a questão tempo em pauta,com a representação dos momentos vividos e o quanto um ambiente fica marcado em nossas memórias.Dessa vez o diretor escreve um filme mais rápido em termos de ritmo que seu trabalho anterior,certas cenas poderiam ser menos explícitas,os diálogos por sinal são bem escritos e temos aqui momentos que são sensacionais envolvendo a Sônia Braga.Por sinal o filme tem como foco mesmo é a grande atuação da Sônia,é uma mulher forte que é sutil com as palavras mas sabe rebater e discutir com uma elegância imensa.O uso da câmera é bom,o visual é bacana e a cena de época tem uma bela direção de arte,a montagem é boa mas falha em certas cenas que passa do ponto.Aquárius tem belos diálogos,conta com uma fortíssima atuação de sua protagonista e é bem dirigido e escrito.
    Telekry
    Telekry

Enviada em 27 de agosto de 2019
    filme sobre especulação imobiliária em um dos seus níveis mais torpe: passar por cima de quem for preciso para atingir os objetivos das construtoras. O filme tem todo um caráter econômico, social e político.
    Dom L
    Dom L

Enviada em 14 de março de 2019
    Trilha sonora louvavel. Sonia muito bem e um alento num filme longo, monotono, quase parado. Um tedio. Na contramao dos bons filmes nacionais. Roteiro pobre direcao catastrofica.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    Clara, (Sonia Braga) jornalista, viúva, moradora de um mesmo apartamento durante toda sua vida, recusa-se a vendê-lo para uma construtora. O espaço da personagem e seu amor por Recife, mescla-se a toda sua tragetória de vida. O apartamento se torna repleto de significações antagônicas : há um desconforto dentro dele (devido a pressão da construtora) e ao mesmo tempo é um local de resistência e aconchego histórico. Kleber Mendonça Filho, se alicerça em Aquarius como um extraordinário diretor/roteirista (vejam O Som ao Redor) e Sonia Braga brilha em uma interpretação dígna e maravilhosa (lembra-me alguém). Longa repleto de simbologias e merecedor de louvores. Adendo a trilha sonora que se encaixa perfeitamente a cada parte do roteiro. Final que nos redime.
    Yuri C
    Yuri C

Enviada em 24 de janeiro de 2019
    Nível nacional então dá para se imaginar, um grande lixo, terrível, e com atores toscos ridículos....
    Lucas M.
    Lucas M.

Enviada em 20 de janeiro de 2020
    Esse filme pra ser ruim tem que melhorar muito, depois de dois anos de procrastinação em ver esse filme, fui conferir-lo na Netflix, lembro que na época foi muito elogiado e também houve uma polêmica da qual me lembrei pelos comentários que li agora de dois anos atrás, minha impresão do filme: Horroroso, chato, arrastado, entendiante, atuações fracas, sem nexo... 2h30 perdidas (repartidas, pq ñ aguentei ver de um vez só de tão chato e lento q era). Eu deveria ter lido as críticas aqui antes, pra não perde meu tempo, me sinto enganado.
    Raoni T
    Raoni T

Enviada em 11 de agosto de 2018
    Me considero alguém com tendências mais pra esquerda. Bom, me considerava até assistir esse filme. Pior filme q vi na minha vida. Me expliquem o que tem a ver a namorada do enteado da clara que conheceu pelo facebook e que veio do Rio de Janeiro com a história. 2:30hs de pura enrolação.
    rkaminski
    rkaminski

Enviada em 22 de julho de 2018
    Esperava mais do filme. Filme ruim, chato e com viés ideológico, mas esquece que a própria protagonista é rica (tem 5 imoveis, empregada e nao precisa de dinheiro). Em resumo ela é a cara de sua própria crítica, preocupada apenas consigo, ignora a realidade de todos seus antigos vizinhos para prevalecer seus ideais.
    Charles M.
    Charles M.

Enviada em 16 de fevereiro de 2018
    O cinema brasileiro evoluiu muito nos últimos anos. Mas este filme, vai na contramão desta evolução, sendo, portanto, um exemplo típico do desperdício do dinheiro público para seu financiamento.
    A história, em geral, é muito monótona e contraditória sobre as reais mensagens a serem passadas. Tenta mostrar sua protagonista como uma mulher de princípios e personalidade forte, resistente às investidas de uma construtora na compra do apartamento em um prédio antigo, e no qual somente ela ainda mora. Mas por outro lado, essa mesma mulher, ainda bonita apesar da idade, rende-se às dificuldades em arrumar um companheiro e apela para um garoto de programa (um estranho) para satisfazer suas necessidades sexuais. E, pior, o recebe em seu apartamento (é desnecessário falar sobre os riscos dessa atitude).
    Além disso, o filme possui cenas de sexo – apesar de poucas – porém totalmente fora de contexto, e uma exploração quase totalitária da figura da Sonia Braga, pois os demais atores tem aparições quase relâmpago. Apesar da Sonia ter tido uma bela atuação, a história é cansativa e, apesar de longa (2 h 46 min), não há nada que possa prender a atenção do telespectador. E quando todos pensavam que enfim, iria acontecer alguma coisa, o filme termina de repente.
    Ao que parece, o autor queria passar a mensagem do “politicamente correto”, defendendo o direito dos oprimidos em frente aos poderosos e protestando contra a discriminação em geral. Contudo, ele não pensou duas vezes em mostrar a figura de uma babá negra como autora de vários roubos na casa da sua patroa (?!).
    Foi surpresa saber que esse filme teve a pretensão ser o representante brasileiro ao Oscar, e quando não foi indicado, houve quem alegasse que foi devido aos seus integrantes terem feito protestos políticos em Cannes.