Mulan
    Você assistiu Mulan ?

João Victor Mendes Ávila
    João Victor Mendes Ávila

Enviada em 1 de março de 2021
    Incrível a decepção desse filme abaixo irei citar alguns pontos.

*SPOILERS*:
    - Dragrão é uma fenix sem graça que não tem influencia nenhuma e no desenho ajudava muito ela.
    - O paquera é fulerage(fraco/faz nada/sem sal).
    - O khan é um *** mandado da bruxa.
    - Bruxa mais aleatória da minha vida.
    - Não vemos um crescimento de mulan como no desenho.
    - Lutas não são tão boas.
    - Comédia ridícula.

Resumindo uma decepção em TODOS OS SENTINDOS E VETORES DA FACE DA TERRA.
    Fábio R.
    Fábio R.

Enviada em 19 de fevereiro de 2021
    Aqui temos um live-action que realmente empalidece totalmente diante da obra original.
    Apesar de procurar por um tom sério e realista, possivelmente para se distanciar da animação (o que seria muito bom, caso fosse bem executado), o filme toma várias liberdades ao fazer de Mulan alguém dotada de uma energia mágica chamada "chi", que a torna especial. Esse elemento já estragou grande parte da personagem, que teve toda sua construção e desenvolvimento prejudicados. O filme live action acaba sendo mais fantasioso do que a própria animação original.

Apesar da animação ser até exageradamente cômica em um nível até desrespeitoso com certos elementos da cultura chinesa, por se tratar de uma produção feita por ocidentais, o fato é que, mesmo assim, o humor funcionava e era contraposto com cenas de alta dramaticidade, como quando Mulan canta "Reflection" do fundo de sua tristeza e decepção por não ter sido competente na prática dos modos com a casamenteira; além da cena em que ela é descoberta como mulher, que é um momento tenso e constrangedor, bastante dramático, ainda mais pra uma obra infanto-juvenil com personagens cartunescos e muito humor físico. Além disso, a Mulan da animação era muito mais carismática e crível, ela passa o filme todo tendo que se provar. Ela passa por um crescimento, até por estar em desvantagem em uma cultura patriarcal milenar em que apenas homens são exercitados para a arte da guerra.

Já neste filme novo, Mulan parece ter que fazer uma média com os demais para poder se passar desapercebida. A cada pequena fragilidade que ela demonstra, ela já consegue imediatamente responder com o triplo de força, o que fica muito distante da nossa realidade pessoal. Pois, na vida, ninguém nasce com superpoderes, ou já tendo habilidades; a gente passa por um processo de aprendizado em que vamos sendo gradualmente aperfeiçoados, assim como a Mulan da animação. É por isso que a animação é muito mais poderosa e marcante. Ela não teve um dom, ela teve que se esforçar para conseguir a vitória.

Vilões bem esquecíveis, sem tempo suficiente de tela para serem bem explorados. Cenas de ação até bem executadas, porém também artificiais. Personagens secundários não marcam tanto quanto os da animação, que além de serem bastante singulares, cada qual com sua personalidade e design diferenciados, eram bem aproveitados pelas sequências musicais. A atriz que interpreta Mulan quase não tem expressividade, o tempo todo com a mesma cara, nem consegue sorrir, a não ser por umas duas vezes que mal dá pra ver.

Apesar de ter um ar de filme de guerra sério e épico, ao mesmo tempo tenta ser friendly-family, e nisso, se perde. Não se pode mostrar sangue, nem cenas de grande violência, então as cenas de batalha soam artificiais. A animação era mais consciente de sua proposta. O tempo todo se fala da tal fênix; porém, ela nem aparece direito, é chato, não tem substância.

Melhor cena: a cena do chá com a casamenteira, que conseguiu adaptar muito bem o texto da animação para o live action. A ideia de fazer Mulan equilibrar as peças e depois deixar cair foi genial, pois mostra o poder e a fabilidade dela ao mesmo tempo. Porém, infelizmente, o resto da trama não conseguiu desenvolver isso bem. Ela é sempre muito mais forte do que falha, e isso afasta nossa identificação.
    Em suma, uma oportunidade desperdiçada.
    Otavio W.
    Otavio W.

Enviada em 4 de fevereiro de 2021
    Um filme que adapta a aventura do desenho de uma forma mais séria e adulta, até trazendo bons aspectos como drama, efeitos e luta; mas todo esse conjunto também tira um pouco da fantasia encantadora, o que pode deixar uma sensação de um filme mais genérico. Nota 4 de 5: ⭐⭐⭐⭐ @mulan
    #CinetecaXinguê #filme #movie #mulan #disney #ação #aventura #fantasia #luta #mulher #drama
    Alejandro maldonado
    Alejandro maldonado

Enviada em 4 de fevereiro de 2021
    Um filme monotomo e sem emoção, a mulan do filme 2020 não se parece em nada a Mulan do desenho, Trilha sonora muito pobre, quase não tem comédias (filme exageradamente sério e sem graça), atuação dos personagens parece tudo robótico e padronizado (sem riqueza de personalidadese e comportamentos) , emfim um filme PÉSSIMO!
    Phelipe A.
    Phelipe A.

Enviada em 11 de janeiro de 2021
    A onda de transformar as animações clássicas Disney em Live-Actions continua, e com Mulan o estúdio desconstrói a mensagem da animação e transforma Hua Mulan em uma super heroína que possui o poder da escolhida.
    O Live-Action de Mulan, conta a historia de Hua Mulan (Liu Yifei) a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.
    Essa premissa nos trás muitas lembranças boas, a nostalgia em rever uma história tão marcante e faz com que esperemos ver novamente a mensagem que é passada durante a animação, de que uma menina pode salvar o dia e sua família apenas com sua força de vontade, mostrando para todos que as mulheres são capazes de fazer aquilo que elas quiserem.
    Mas infelizmente essa mensagem é deixada de lado logo no início do live-aciton quando Mulan tem um tipo de “poder”, o seu Shi que é forte e poderoso. E com isso acaba retirando tudo o que a animação discute, transformando Mulan em um tipo de escolhida que possui um super poder que a transforma em uma espécie de bruxa.
    Esse artificio de roteiro é uma tentativa de transformar a historia em algo épico e magico, para justificar o porque de a Fênix seguir a heroína e assim ajudar o exército com seus poderes extraordinários. É difícil não comparar com a animação original, já que a presença de Mushu é muito importante e quando comparado com a Fênix nós percebemos que ele não era apenas um alívio cômico e muito menos esse artificio mágico que dá poderes a Mulan.
    Mushu é a humanidade da personagem e o que nos conecta com Mulan, apresentando seus medos e sua força de vontade, que por vezes está quebrada, mas mesmo assim consegue se reerguer. Já a representação da Fênix no longa é apenas um artifício visual para mostrar aquela magia representada pelo seu Shi.
    O roteiro é confuso e preguiçoso, o que não agrada e nos faz questionar a todo momento as decisões dos personagens. A tentativa de incluir a magia em Mulan faz com que o filme não se torne um épico chinês, com lutas de mestres de Kung Fu e sabedorias milenares sobre suas tradições e crenças, fazendo na verdade uma salada com tudo isso que foi citado sem se aprofundar em nada e deixando tudo muito raso e monótono.
    Quero deixar claro que o filme tinha tudo para ser ótimo, mas a decisão de incluir uma escolhida que possui super poderes acabou estragando o que tem de mais importante na história de Mulan.
    Sendo assim Mulan não valeria um ingresso, mas você pode tirar a prova no Disney+ que já tem o filme disponível em seu catálogo do streaming.
    Enilson S.
    Enilson S.

Enviada em 3 de janeiro de 2021
    Não achei tudo isso que as pessoas falam não. Não é um filme imponderado, pois a Mulan é a "Girl Power" pois nasceu com dons do "Chi" o que não demonstra que ela vai ter que superar nada ou o mundo machista. a Atriz que faz a Mulan não tem expressão, esta sempre com a mesma cara o filme inteiro, pra você ter uma ideia observe a vilã do filme ela tem mais expressão e chama mais atenção do que a Mulan. Filme cansativo não colocaram nenhuma musica que simbolizava o filme de animação, não estou dizendo que precisava da cantoria, mas poderia ter colocado no fundo. CGI péssimo como o das batalhas da pra você perceber que estão em um cenário. Ou seja pode me julgar mas é um filme ruim. sim e com certeza.
    Raphael Ziviani
    Raphael Ziviani

Enviada em 3 de janeiro de 2021
    Mentiroso, tiraram personagens e mudaram a Mulan para pior. Agora ela é uma super sayajin, perderam a essência da história.
    Otávio S.
    Otávio S.

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    Adorei o filme. Foi muito bom. Vale muito a pena assistir e a atriz que faz Mullan é muito boa.
    Stephanie N.
    Stephanie N.

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    Perdeu toda a essência e os ensinamentos extraordinários que a história do desenho passa, faltou as músicas que eram clássicas e o respeito a cultura dos ancestrais. Focaram muito mais na ação e efeitos especiais em golpes, que poderiam ter sido preservado os golpes reais da cultura chinesa, o que fez do filme algo sem emoção e sem a essência da história.
    Gil Nascimento
    Gil Nascimento

Enviada em 30 de dezembro de 2020
    Um dos piores live-action já produzidos pela Disney. O filme é fraco em relação a ação, com coreografias e efeitos datados, mas o que tem de pior no filme é o que fizeram ao retratar a protagonista Mulan, retiram tudo o que você pode pensar da personagem, seu carisma, sua força de superação e inteligência que fazem da personagem no desenho uma pessoa por quem sentimos empatia.

Em uma busca por trazer um feminismo forçado, o filme têm como resultado o completo oposto, com uma personagem que já tem poder dentro de si, que já é predestinada e que segundo o próprio filme basicamente a maioria das mulheres nunca iriam conseguir fazer o que ela fez, porque elas não possuem o que Mulan possui que é o CHI.