Animais Noturnos
    • Rolling Stone
    • Chronic'art.com

Ccine10

por Kadu Silva

Um exercício muito complexo e inteligente sobre perdas e traumas que alimentam nossa mente mesmo muito tempo depois de acontecidos. E ainda uma clara crítica a burguesia norte-americana...

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Collider

por Matt Goldberg

Ford utilizou o fatalismo do gênro de vingança e o transformou numa reflexão sobre o perdão e a amargura. É um filme que te marca, fica com você, e te deixa sentindo tão preso quanto os personagens.

A crítica completa está disponível no site Collider

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Tom Ford tem a noção do drama. Filma muito bem - e dirige atores melhor ainda. Será um escândalo se Amy Adams e Jake Gyllenhaal, em participação dupla, não obtiverem indicações para o Oscar.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

É uma dose dupla de horror e desespero Nabokoviano neste incrivelmente tenso meta-mistério do diretor Tom Ford [...] é um suspense excelente com um shot de vodca de pura malícia.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

David Lynch encontra Alfred Hitchcock e encontra Douglas Sirk em "Animais Noturnos", um filme noir entrelaçado com um melodrama repleto de crimes e suspenses psicológicos...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

CineClick

por Iara Vasconcelos

Em "Animais Noturnos", Ford mostra que amadureceu muito e soube corrigir alguns dos erros cometidos em seu filme anterior. O filme abraça o que há de melhor no cinema de suspense...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Insistindo em sua ambiguidade moral e simbólica até o ultimo segundo de projeção, que convida o espectador a projetar sua própria visão de mundo nas ações finais de Susan e Edward, "Animais Noturnos" exibe uma coesão notável em sua capacidade de criar imagens que reconhecemos como evocativas...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Cada cena gelada, cada momento tenso, cada situação dilacerante apresentada acrescenta em "Animais Noturnos" sua substância rica em entrelinhas, dignas de discussões demoradas e do desejo masoquista [...] de voltar para mais incursões em nossas psiques abaladas.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Nayara Reynaud

Um filme que leva certo tempo para o público processar, não as informações mas os sentimentos que ele provoca, todos acerca da “precariedade de nossas vidas bem-protegidas", como sustenta o romance.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Bruno Ghetti

Adams, ótima atriz, está especialmente magnética. O filme ainda traz uma divertida ponta de Laura Linney e uma composição inspirada em Michael Shannon.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Ford não apenas compõe bons ambientes claustrofóbicos e noir, como também dirige os atores para tornar contagiante as dores dos personagens — além das sólidas atuações de Amy e Gyllenhaal, há, ainda, a ótima participação de Michael Shannon.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

"Animais Noturnos" mescla habilmente o suspense e o drama mantendo a força de ambos, capacidade que se resume no desfecho, que novamente conecta a vida à ficção, agora pela completude da vingança.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Vitor Búrigo

"Animais Noturnos" apresenta um visual deslumbrante e sombrio, com atuações poderosas. O diretor e roteirista constrói a narrativa em cima de perturbações ao contar uma história dentro da outra.

A crítica completa está disponível no site Preview

Quarto Ato

por Gabriel Amora

E, mais uma vez, Amy Adams encanta com o seu charme, beleza e maestria em atestar que é uma das melhores artistas da geração contemporânea. Com este elenco, o diretor expõe sentimentos e atuações memoráveis e que já ganham contornos dentro de suas participações que brincam com o drama, terror e romance.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

The Playlist

por Jessica Kiang

A ficção-dentro-da-ficção é tão boa que a ficção que a engloba parece pior em comparação, além do fato de que as vidas atuais de Susan e Edward supostamente são o aspecto "real" do filme.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Owen Gleiberman

Tom Ford é um verdadeiro cineasta - um observador social que tem um vício pela narrativa e pela ambientação. Ele estruturou "Animais Noturnos" de maneira inteligente, onde o passado influencia o presente e a ficção mancha a realidade.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Não dá para ficar indiferente a "Animais Noturnos", adaptação do livro de Austin Wright [...]. Em seu segundo longa-metragem como diretor [...], Ford tem a habilidade de contar mais de uma história (em três tempos distintos) sem perder o fio da meada e, melhor, deixa a plateia de olhos grudados na tela.

A crítica completa está disponível no site Veja

Zero Hora

por Marcelo Perrone

São  personagens que arrastam pelas sombras da infelicidade o peso de decisões que, por pressão, impulso, medo ou a corajosa autoconfiança da juventude, mostram-se irreversíveis a horas tantas da vida.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinemascope

por Guilherme Franco

"Animais Noturnos" é um filme bem construído, com muitos atritos e surpresas. Entretenimento para um grande público, com um trabalho maior em cima de conflitos e da narrativa quando comparado a realização anterior do diretor, que buscava inovações estéticas e de linguagem...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cinemação

por Daniel Cury

Se Amy Adams consegue dar profundidade na tristeza de Susan, é Jake Gyllenhaal que se destaca com praticamente três personagens diferentes – já que um deles sofre algumas mudanças ao longo de um período. Michael Shannon, Aaron Taylor-Johnson e Laura Linney também se destacam.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineplayers

por Marcelo Leme

Aqui, vários personagens em histórias distintas cumprem muito bem o papel, ainda que alguns instantes pareçam carregados. Ford dá toda liberdade aos atores para que estes se desenvolvam. Adams é um covil de melancolia e Jake Gyllenhaal – onipresente – tem momentos soberbos...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

A partir da metade do longa-metragem, a trama parece ser uma busca por encontrar elementos visuais que conectem as duas histórias, proporcionando elipses elaboradas, uma luz que se repete, uma posição que se confunde, um olhar, um local e assim por diante.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Boston Globe

por Ty Burr

Não é para ofender, mas "Animais Noturnos" é como uma vitrine muito bonita e muito bem feita. É algo que chama a atenção e que tira o fôlego - e, então, você segue em frente.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

New York Times

por Manohla Dargis

Há muito para ser admirado em "Animais Noturnos", incluindo as ambições do seu diretor, Tom Ford, mas às vezes parece ser o trabalho de um acadêmico.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O fato porém é que não se vê no resto do filme uma sequência tão forte e marcante quanto a inicial, onde aparecem várias mulheres obesas cantando e dançando uma critica a sociedade americana. [...] Particularmente não aprecio em nada esses truques.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Fionnuala Halligan

Como roteirista, Tom Ford fez algumas escolhas corajosas para realizar uma adaptação complexa e difícil. Como diretor, ele se equilibra entre muita exposição e poucas respostas, resultando em uma narrativa que é ao mesmo tempo complicada e definida.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Screen Rant

por Sandy Schaefer

O filme tem uma construção inteligente e traz uma série de atuações memoráveis e estranhas de atores consagrados, mas às vezes também parece tolo e pretensioso demais, de modo não intencional.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

ScreenCrush

por Erin Whitney

Embora "Animais Noturnos" percorra vários temas, e embora seja lindo olhar as suas cenas, ele não traz nada muito novo. Ford traz glamour a cada imagem de tal modo que assistir ao filme parece caminhar por uma galeria de arte.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Télérama

por Louis Guichard

Repleto de cenas cativantes, o filme se apoia na imagem recorrente e fácil demais de Amy Adams, sem fôlego, com a cabeça para trás após ler cada capítulo deste romance de título "Animais Noturnos"...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Washington Post

por Michael O'Sullivan

A trama de "Animais Noturnos" é contundente e provoca emoções inebriante e intensas e que assombra o público com suas perguntas provocantes e complexas.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Filmes com personagens que têm tantas coisas em jogo não deveriam ser demonstradas como obras de arte moderna. Filmes como esse deviam chamar nossa atenção, nos capturar. Todos envolvidos em "Animais Noturnos" deveriam parar tudo e ver "Manchester à Beira-Mar".

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Rolling Stone

por André Rodrigues

Tudo é reafirmado o tempo todo, em cansativo vaivém entre narrativas que tentam se completar, mas acabam apenas dispersando o público. Infelizmente, Ford desperdiça até mesmo o fascínio que Amy Adams quase sempre provoca, deixando a grande atriz flutuando no vazio.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

Um objeto ao mesmo tempo super pretensioso e totalmente desengonçado, misturando dois níveis de realidade entre os quais nada resiste além da artificialidade. A equação é simples: quando mais o filme multiplica os esforços para confundir, menos ele procura efeitos visuais interessantes.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com