Mussum, o Filmis
    Você assistiu Mussum, o Filmis ?

Welington S.
    Welington S.

Enviada em 2 de novembro de 2023
    Indo direto para minha lista de melhores do ano, Mussum, O Filmis vai muito além do que o trailer sugere e nos entrega um filme completo, que emociona e nos faz rir, às vezes os dois ao mesmo tempo, e que faz jus ao personagem retratado. Mussum foi uma dessas figuras que representam um tempo e um estado de espírito e, acima de tudo, que representa o brasileiro pobre. Ele, felizmente, superou suas dificuldades e venceu à custa de inteligência, muito talento e esforço. Sabemos que esforço e talento não bastam, é necessário oportunidades e uma base familiar. E ele teve na mãe solteira um alicerce. O roteiro do filme se ancora na relação com a mãe para estruturar o roteiro e vê, na sua história, uma maneira de inspirar jovens menos favorecidos. O diretor é Silvio Guidane, em seu primeiro trabalho como diretor de cinema, ator negro e advindo da periferia do Rio como Musssum, que usa sua experiência para trazer autenticidade às cenas. Sua escolha foi uma decisão acertadíssima, mas estão de parabéns também o roteirista Paulo Cursino, editores, figurinistas, técnicos responsáveis pelo som e, principalmente os atores. Ailton (em estado de) Graça está maravilhoso, merece todos os prêmios. Neusa Borges, que faz sua mãe, também. Os atores que interpretam Mussum criança e jovem são sensacionais. Ainda passa pela tela Chico Anísio, Elza Soares, Cartola, Dedé, Alcione, Didi, Zacarias, uma infinidade de gente famosa e identificável e todos encarnam muito bem os respectivos artistas. Arrisco dizer que essa é a melhor cinebiografia de um artista brasileiro. Se não o melhor, o mais emocionante e divertido.
    DUDU SILVA
    DUDU SILVA

Enviada em 5 de novembro de 2023
    Engraçado, divertido e emocionante. Mussum, o filmis mostra toda a essencia e criatividade do sambista e humorista mais querido do brasil
    Ravi Oliveira
    Ravi Oliveira

Enviada em 2 de fevereiro de 2024
    Mussum, o Filmis mostra a trajetória de um dos maiores comediantes do Brasil, Antônio Carlos Bernardo Gomes, o Mussum, ao longo do filme conhecemos a infância de mussum onde ele conheceu o Samba até a sua primeira apresentação, o filme e repleto de cenas emocionantes e Principalmente a atuação de Aílton Graça (Mussum), não me canso de dizer que o melhor cinema é o Cinema Nacional, Silvio Guindane Junto com sua direção fez um filme completamente excelente.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 26 de dezembro de 2023
    Que cara, que história... que seja eternamente lembrado, fora do filme sempre ouvimos isso, do coração de ouro que sempre teve.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 31 de dezembro de 2023
    Uma lenda que sobrevive gerações. Mussum influencia até hoje nossas vidas com sua comédia. Esse filme é incrível, pois mesmo sendo tão famoso, não tinha ideia da personalidade gigante que ele era. O elenco é incrível e o enredo muito bem arrematado. Excelentes caracterizações, mas um grande destaque fica com Elza Soares por Larissa Luz, o que é aquela perfeição! Emocionante, divertido, histórico.
    Daniel Rocha da Silva
    Daniel Rocha da Silva

Enviada em 3 de novembro de 2023
    Hoje tive o prazer de assistir ao filme do Mussum , sem dúvida, a comédia mais divertida do ano. Além de ser bem produzido e contar com um elenco incrível, o filme é ágil e não se perde em enrolações. Ailton Graça encarna perfeitamente o espírito Trapalhão, arrancando risos e até lágrimas. Além dele, temos a participação de grandes estrelas como Elza Soares, Chico Anísio e muitos outros talentos da cultura brasileira. Quem ainda não viu este filme está prestes a perder o melhor da produção nacional neste ano.
    Cleibsom Carlos
    Cleibsom Carlos

Enviada em 9 de janeiro de 2024
    Mussum merecia mais! Com um roteiro lacrimejante mais preocupado em arrancar lágrimas, nem que sejam de crocodilo, do público do que em se aprofundar no personagem, o filme poda as contradições e foge do lado controverso de Mussum, o racismo, o alcoolismo e a relação "problemática" com Renato Aragão, como o diabo da cruz. A estupenda atuação de Ailton Graça é o melhor aqui, mas infelizmente ela está muito, mas muito mesmo, acima do filme em si.
    Eugenio Silva
    Eugenio Silva

Enviada em 6 de novembro de 2023
    Gostei muito do enredo e história do filme, a apresentação dos atores muito bem aplicados, mostrando o máximo possível de verdade na história real.
    Deia Rodrigues
    Deia Rodrigues

Enviada em 14 de novembro de 2023
    O filme é lindo, sensível e muito bem feito. A história de um comediante que nos faz chorar. Superou minhas expectativas.
    FERNANDA LAIANE
    FERNANDA LAIANE

Enviada em 18 de fevereiro de 2024
    QUE FILME INCRÍVEL!!!!
    Nossa, como estou arrependida de não ter visto essa obra prima no cinema.
    Que roteiro lindo, atuações perfeitas, as transições de cenas, caracterizações dos personagens muito bem feitas e pensadas, principalmente a dos outros famosos e pessoas importantes da mídia brasileira, como a da Elsa Soaras, Chico Anizio, Dedé Santana etc. A direção tá simplesmente de parabéns, por ter passado por todos os anos, momentos e lugares importantes, da vida do grandíssimo Mussum, sem deixar cenas sem respostas. Além de ter de tudo um pouco, o telespectador consegue rir, chorar, ficar nervoso junto com ele, rir mais ainda , rir muito.
    Trazer como ponto fundamental do enredo, a relação do Mussum com a mãe dele, foi o que tornou o filme ainda mais especial e lindo.