Um Estado de Liberdade
    • Variety
    • Washington Post

Almanaque Virtual

por Ana Carolina Garcia

Um roteiro que se desenvolve sem pressa, mantendo o ritmo da narrativa, bem como com um trabalho competente dos departamentos de direção de arte e figurino, além de cenas de batalhas interessantes.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Esta não é uma aula de história, mas é entretenimento para as massas feito por Hollywood que respeita a história e parece nos convidar a discutir e a debater.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

New York Times

por A. O. Scott

O diretor consultou alguns dos maiores especialistas no assunto [...] e fez um bom trabalho ao equilibrar os fatos com as demandas narrativas da ficção. O resultado é uma lição de história, cujo didatismo ocasional é crucial para sua potência.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Playlist

por Kimber Myers

O filme investiga sem parar os aspectos dessa história. Existem muitas questões nesse cenário e no século XIX de modo geral que infelizmente ainda ecoam nos dias de hoje.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cineweb

por Neusa Barbosa

O filme tem como outro mérito levantar uma discussão sobre os crimes e omissões da Reconstrução, com efeitos que se fazem sentir até hoje. Não funciona tão bem, no entanto, o recurso a uma alternância de épocas entre os acontecimentos do século XIX e um julgamento no Mississippi nos anos 1960.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Boston Globe

por Ty Burr

O resultado final de "Um Estado de Liberdade" é uma verdadeira bagunça, mas uma bagunça feita de maneira muito honrada, à qual vale a pena assistir.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

"Um Estado de Liberdade" é Matthew McConaughey. A performance do astro é o que segura a produção por seus longos 139 minutos de exibição [...]. Além de muitas arestas que precisavam ser aparadas, [...] a obra peca especialmente na direção solta de Gary Ross...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Critikat.com

por Adrien Miterrand

Gary Ross busca mais uma vez garantir o espetáculo, sem deixar de lado os aspectos políticos do percurso deste renegado que defende uma causa à frente do seu tempo. No entanto, "Um Estado de Liberdade" não consegue se encontrar, perdido entre várias abordagens.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Screen Rant

por Sandy Schaefer

Ross e sua equipe criativa demonstram a ambição de fornecer ao mesmo tempo informação e reflexão sobre o tema histórico [...], mas a história de Newton Knight se adequaria melhor ao formato de uma minissérie do que a um filme.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

The Guardian

por Jordan Hoffman

[...] "Um Estado de Liberdade" é um filme anti-guerra com uma mensagem comunista que ainda assim glamouriza o orgulho sulista, o trabalho e a Bíblia. É uma mensagem repleta de nuances muito raras em nosso contexto político atual.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

A edificante cinebiografia de "Um Estado de Liberdade" ganha energia e foge do didatismo nas mãos de Gary Ross, diretor de Jogos Vorazes. Carismático, mcConaughey dá nuances ao protagonista em atuação classuda.

A crítica completa está disponível no site Veja

CineClick

por Daniel Reininger

"Um Estado de Liberdade" poderia ter muito a dizer, mas cai em clichês e não acrescenta nada à discussão de temas como racismo e preconceito. Como filme de guerra, tem seus momentos, mas como história de um homem interessante fica devendo...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Collider

por Matt Goldberg

O filme é uma grande bagunça. Ele não tem forma. Ele quase se perde na tentativa de evitar conflito. A maior parte do filme é só pessoas andando num pântano. Mas talvez seu maior pecado seja o fato de ignorar o racismo.

A crítica completa está disponível no site Collider

Gazeta do Povo

por Angela Corrêa

Ross [...] surpreendentemente patinou produzindo um filme de guerra errático e caricato, que desperdiça um material rico e um elenco excelente, encabeçado por Matthew McConaughey.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Há um esforço para ser preciso em relação aos fatos, evidenciado nas inúmeras cartelas com datas, locais e contexto da ação. Ao privilegiar dados, Ross negligencia a dramatização.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Pior que isso é que o filme tem a intenção de denunciar o racismo do povo norte-americano, em particular o sulista [...] que impedia casamento entre raças (e logo ele tem um romance com uma negra), mas nem isso é desenvolvido. Preferiram enxertar uma história confusa sobre um descendente atual ...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Tim Grierson

No entanto, apesar de ser ocasionalmente interessante, o filme raramente passa do ponto de ser apenas uma anedota intrigante, resultando em um drama seco sustentado apenas pela performance de Matthew McConaughey.

A crítica completa está disponível no site Screen International

ScreenCrush

por Erin Whitney

O verdadeiro problema de "Um Estado de Liberdade" não é o fato de se parecer com uma reportagem chata de História, e sim por contar sua trama de modo ignorante, sem prestar atenção ao aspecto racial.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Uma interessante e pouco conhecida história da época da Guerra Civil é reduzida a uma lição de história cautelosa e muito seca em "Um Estado de Liberdade".

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

Este belo combate é incrivelmente prejudicado por uma reconstituição desajeitada. Às vezes pedagógico demais, às vezes confuso, o filme ostenta uma amplitude digna de um épico histórico, apenas para se perder no caminho, infelizmente.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Owen Gleiberman

Apesar do incrível apelo superficial da performance de Matthew McConaughey, o personagem é bom demais para ser verdade, mas este, no fim das contas, é o tipo de filme que "Um Estado de Liberdade" é.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Ann Hornaday

Por mais interessante que seja ver uma história esquecida ser recontada, também é desapontante: há uma história épica a ser contada em "Um Estado de Liberdade", mas seu relato de um cavaleiro branco não é essa história épica.

A crítica completa está disponível no site Washington Post