Um Estado de Liberdade
    Você assistiu Um Estado de Liberdade ?

Hugo D.
    Hugo D.

Enviada em 22 de novembro de 2016
    Matthew McConaughey definitivamente evoluiu a outro patamar, agora com filmes bons, densos e com uma história para contar. Aqui ele é a alma e a força na luta contra o racismo e a opressão dos fazendeiros poderosos, dando vida a Newton Knight, uma espécie de líder do MST com boas intenções e objetivos definidos. É preciso mencionar a excelente atuação de Guga Mbatha-Row, como uma escrava que vive a segunda esposa de Newton, ela é muito forte e tem uma presença de cena marcante.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 21 de setembro de 2016
    Os Desertores.

Filmes que desenvolvem uma narrativa inspirada em fatos reais podem ser bem sucedidos dependendo, principalmente, da abordagem realista e o tom de proximidade que se tem como a obra de origem. Este novo filme do diretor Gary Ross acerta em diversos pontos por se preocupar com seus personagens e o drama que vivem socialmente.

Ambientado durante a guerra civil americana, acompanhamos o protagonista Newton Knight vivido pelo ator Matthew McConaughey, ele é um simples ajudante de enfermeiro, um homem cujas origens de fazendeiro não oferecem muito à sangrenta batalha que visa separar o sul do norte dos Estados Unidos. Após um ocorrido em que ele perde um membro da família, Knight decide desertar, pois acredita não ter nada a oferece em uma disputa da qual não faz parte de seus interesses, voltando para sua terra, o condado de Jones.

Caçado como bandido por deixar a funções militares, o protagonista se refugia e forma um grupo de rebeldes que se opõem radicalmente a Confederação, principalmente pelas decisões equivocadas do governo que favorecem inescrupulosamente os ricos. Durante sua ascensão, o grupo se destaca pela grande aceitação social que não somente desafia as "leis" impostas a seu povo, mas também por respeitar os civis independente de credo, cor ou condição financeira.

Um dos grandes acertos do roteiro de Gary Ross é justamente apostar na simplicidade das decisões de Knight, pois mesmo ao mostrar não ser um intelectual, ele entende plenamente a importância da justiça e do senso de honestidade. Isso se contrasta bem com a ótima interpretação de McConaughey, pois ele compila um personagem que sofre diariamente por ser pequeno ante uma soberania tão grandiosa da guerra e seus interessados diretos. A ausência de frases de efeito ou respostas recheadas de profundidade ideológica garante ao protagonista uma presença ainda mais imponente, pois mostra-o cada vez mais próximo de seus "defendidos".

A ambientação no século 19 também é destacável, contendo figurino, armas, objetos e uma grande gama de detalhes que dá um ar de veracidade bem apropriado, certamente resultado do orçamento razoavelmente elevado. O desenvolvimento da narrativa sempre observando esses detalhes facilita ao espectador crer no que se vê como baseado em fatos reais.

Por se tratar de uma história verídica, chega a surpreender como falsas justificativas governamentais ao falar em democracia se perpetua até a atualidade. Embora a violência daquele período tenha se atenuado, a perspectiva social pode não ter evoluído tanto quanto se esperava, principalmente no que tange a participação negra na sociedade.

UM ESTADO DE LIBERDADE ilustra como se faz necessário que alguém tome a iniciativa para liderar pessoas que descordam de seus agentes governamentais. É uma produção com o capricho devido para mostrar como o respeito muitas vezes só é alcançado com dedicação e crença plena, ainda que o sucesso seja alcançado com perdas e sofrimento.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 26 de setembro de 2016
    Um estado de liberdade - baseado em acontecimentos reais da história dos Estados Unidos, um grande filme e que acredito que devia servir de exemplo para que o Brasil pudesse fazer mais filmes contando acontecimentos importantes da nossa história
    AndréL0pes
    AndréL0pes

Enviada em 7 de fevereiro de 2017
    Matthew McConaughey é o ponto alto do filme e mantém o nível de Interestelar, Clube de Compras Dallas e True Detective, o segundo ato do filme é excelente, no final ele da uma caída mas é um bom filme.
    Walter H.
    Walter H.

Enviada em 20 de setembro de 2016
    É um bom filme mesmo que ele te jogue na história sem ao menos dar um rumo ou falar do que se trata.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 21 de outubro de 2016
    Um bom filme. Por ser baseado em fatos reais, não poderia ter um desfecho melhor. Só vemos o quanto o preconceito destruiu vidas de forma ignorante. Mas também temos o lado que mostra como existem pessoas que lutam por liberdade e bondade...e isso nos motiva a acreditar no amor. Ótimas interpretações e uma canção final arrebatadora. Todos temos nossas próprias guerras.
    Davison P.
    Davison P.

Enviada em 22 de setembro de 2016
    Free State of Jones
    Uma incrível história real americana, sobre guerras entre seus povos, por defesa de liberdade, resistência a exploração dos exércitos e a coragem dos pobres trabalhadores que enfrentaram a burguesia em busca de seus direitos. Newton Knight (Matthew McConaughey) é um enfermeiro da infantaria do exército, ajudando os feridos e não concorda com os privilégios dos ricos e o fato de quem têm poder e riquezas não serem convocados para a guerra, num dia cheio de massacres, cansado e organizando seu material surge Daniel (Jacob Lofland) seu sobrinho, assustado que acabará de fulgir de seu pelotão, pede a ajuda de seu tio para ficar com ele já que não passa de apenas um adolescente, Newton resolve fugir para levar seu sobrinho pra casa, mas no meio da fuga Daniel é baleado e não resiste aos ferimentos, Newton leva o corpo para casa, para enterra lo dignamente, mas acaba se tornando desertor de guerra e será caçado e morto por isso, mas como um homem de coração bom, compra as brigas de vizinhos e conhecidos do condado, já que o exército exploravam os povos levando toda a comida e roupas, deixando as mulheres e crianças numa situação desconfortável, ele consegue relutar e vai criando um exercito de agricultores e escravos, em busca de seus direitos. Bom galera esse filme é surpreendente, uma história real que impressiona muito o telespectador, Matthew McConaughey está sensacional e mantém seu stato de um dos melhores atores da atualidade, a trilha sonora ajuda muito o filme e as cenas de guerras são bem pesadas.
    Matheus Machado
    Matheus Machado

Enviada em 17 de novembro de 2016
    A reflexão transmitida por Um Estado de Liberdade é totalmente válida, mas poderia ser muito melhor. A proposta do filme é correta, porém os elementos usados em sua construção estão errados e o próprio diretor desperdiça o potencial de sua obra. Nem mesmo o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2014, Matthew McConaughey (por Clube de Compras Dallas), consegue salvar o filme.

Enviada em 4 de setembro de 2017
    Um filme que poderia ter sido levado mais a sério pelos críticos, pois tem suas boas qualidades e algumas falhas normais. Atuações ótimas, principalmente de Matthew McConaughey, que por sinal está esplendido, Roteiro no 1° ato não é bom, mas no 2° e 3° são ótimos. Estado de liberdade é filme que merece ser visto com atenção.
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 8 de julho de 2017
    Bom filme, mas poderia ser menos longo.

Outra bela atuação de Matthew McConaughey!
    Recomendo.
    Netflix.