Vingadores: Ultimato
    Muito bom
    Vingadores: Ultimato

O filme-evento

por Bruno Carmelo

Alerta: O texto a seguir busca não revelar nenhum spoiler do filme. Mesmo assim, caso você não queira descobrir absolutamente nada sobre a trama, incluindo informações divulgadas pelos trailers e pela sinopse oficial, é recomendável ler o texto depois de ter assistido à produção da Marvel.

Mais do que qualquer filme precedente do Universo Cinematográfico Marvel, Vingadores: Ultimato serve a pensar a maneira como as fantasias de super-heróis representam o nosso medo de lidar com a morte. Os personagens possuem poderes excepcionais, que a princípio garantiriam uma chance de sobrevivência superior àquela dos seres humanos comuns. No entanto, os protagonistas são ameaçados o tempo inteiro, enfrentando adversários igualmente poderosos. No universo dos quadrinhos, heróis morrem a todo instante – e também ressuscitam com frequência, em virtude de magias e novos desenvolvimentos tecnológicos.

Estas produções lidam ao mesmo tempo com a vida eterna – Thor (Chris Hemsworth) tem mais de 1000 anos, por exemplo – e a necessidade de estar pronto para a morte a qualquer instante. O superpoder dos personagens funciona como bênção e maldição: é o que os torna atraentes, ídolos, mas também alvos privilegiados. Alguns pesquisadores em psicologia do cinema dizem que as imagens fornecem ao espectador uma experiência simbólica de lidar com elementos que ele não poderia enfrentar na vida real – não temos o direito de matar alguém, por exemplo, mas podemos assistir a um filme de terror e “simular” a experiência de matar alguém. O mesmo valeria para a gangorra de vidas e mortes, de heroísmo e martírio exigidos pelas produções baseadas nas HQs.

O último filme da saga Vingadores começa e termina sob o signo da morte. Por retomar a trama vinte e dois dias após o ataque de Thanos (Josh Brolin), que exterminou a metade da população mundial, os protagonistas se encontram de luto, sem perspectivas de futuro. Eles ainda combatem, porém não conseguem aceitar a perda de seus colegas. Rumo ao final desta longa aventura, outras vidas serão sacrificadas em nome de um bem maior, como se esperaria de um enfrentamento com o temido antagonista. Por estarmos dentro de uma trama com personagens que manipulam o tempo, navegam em reinos quânticos e detêm joias do infinito previstas para alterar realidades, espera-se que pessoas possam alterar o passado. De certa maneira, dribla-se a mortalidade - como diria um personagem, “nada é definitivo”.

Ao concluir uma franquia com dezenas de filmes, a Marvel possuía uma responsabilidade imensa. Primeiro, por se tratar de um projeto caríssimo, que certamente superou os US$ 250 milhões investidos nos títulos anteriores. Segundo, pela necessidade de fornecer o desfecho de alguns personagens, que existem em planetas e épocas distintas, acenando para o futuro de cada um, atando os amores desfeitos e unindo familiares distantes. Terceiro, porque a relação com os fãs é contraditória: por um lado, eles são os mais fáceis de agradar, por ficarem em êxtase diante da presença de seus heróis favoritos, por outro lado, são bastante exigentes no que diz respeito à fidelidade aos quadrinhos, à importância de cada personagem, aos poderes específicos. Existe uma mitologia a ser desenvolvida e respeitada, e desenvolvê-la constitui uma iniciativa ao mesmo tempo arriscada e prazerosa. Quarto, porque uma produção deste porte precisa se comunicar tanto com os geeks fervorosos quanto com aqueles que jamais assistiram a um filme da Marvel. Ela precisa cativar os adolescentes e os adultos, além de funcionar como ação, humor, drama, fantasia.

As exigências são enormes, o que limita a possibilidade de tomar riscos. Os diretores Joe Russo e Anthony Russo, além do produtor Kevin Feige, têm ampla noção das exigências, fornecendo um produto muito bem sucedido em suas distintas necessidades. Não há estripulias narrativas ou grandes transformações na estética consagrada até então. Mesmo assim, o filme está saturado de humor apropriado para menores de idade, na vertente mais juvenil de Guardiões da Galáxia (inclusive exagerando no que diz respeito ao Thor), além de trazer batalhas bem coreografadas e frenéticas como nos Vingadores anteriores, ou em Capitão América: Guerra Civil, e momentos de tragédia e melodrama como convém a um filme de despedidas, além de dezenas de referências às produções anteriores.

Mais do que trazer easter eggs e pontuar a narrativa com fan service, o filme constitui um fan service em si. Ele é concebido de modo a garantir que os produtores não se esqueceram de nenhum personagem, não abandonaram nenhum filme, nem deixaram pontas soltas na Fase 3 do MCU. Num contorcionismo notável de montagem, cada herói tem direito ao seu momento para brilhar, e toda cena permite um equilíbrio de tom: piadas aparecem no meio de um funeral, revelações tristes ocorrem em plena batalha, um momento de ação irrompe durante uma tirada cômica. Embora Ultimato não surpreenda pela proposta de cinema, trazendo música nos lugares esperados e reservando o grande confronto para o clímax, ele surpreende pelo refinamento do produto que oferece.

O resultado é extremamente competente dentro das regras que a Marvel criou para si mesma, trazendo imagens polidas, atuações marcantes (de Robert Downey Jr., em especial), efeitos visuais e sonoros impecáveis. Este é o produto de uma indústria que precisa ao mesmo tempo honrar fórmulas de sucesso e trazer ao espectador algo que pareça novo, genuíno. Vingadores: Ultimato honra o patriotismo americano, mas também se abre à noção de fraternidade internacional; coloca os heróis masculinos no centro da trama, mas inclui um pequeno aceno à liderança feminina; fomenta histórias de amor entre heróis e suas amadas, mas cita com naturalidade um romance gay; privilegia os personagens brancos, porém não esquece de destacar a importância de Don CheadleAnthony Mackie e o elenco de Pantera Negra.

Por fim, o resultado deve ser menos lembrado por suas reviravoltas e suas lutas – que, vistas separadamente, não diferem tanto de cenas equivalentes dos filmes anteriores – do que pelo culto criado em torno das marcas Vingadores e Marvel. Ultimato coleciona recordes de bilheteria antes mesmo de estrear, assim como A Era de Ultron (2015) e Os Vingadores (2012) colecionaram recordes em seus anos de estreia. A mídia está saturada de notícias sobre sessões esgotadas, críticas excepcionalmente positivas, gadgets inéditos e produtos derivados das imagens dos heróis. Especulações de todos os tipos são lançadas aqui e acolá sobre possíveis acontecimentos da trama, enquanto pequenos comerciais de televisão divulgados na Internet atraem milhões de curiosos.

A Disney conseguiu criar um fenômeno cultural, uma produção “inevitável”, como Thanos gosta de descrever a si mesmo. Com certa regularidade, a empresa apresenta filmes “incontornáveis”, experiências que precisam ser vistas dentro do cinema, assim que estiverem disponíveis – algo importante para o faturamento recorde -, porque depois todos os colegas já terão visto, os spoilers estragarão o prazer, e qualquer pessoa que ainda não tiver descoberto os rumos dos super-heróis se sentirá ultrapassada. Os estúdios criaram uma moda, um produto de consumo, além de um prazer cinematográfico. Vingadores: Ultimato não é apenas a conclusão de dezenas de filmes, mas também o veículo de sustentação de uma marca poderosa, despertando um senso de necessidade no espectador que raramente ocorre com outros filmes.

Talvez esta seja a grande diferença dos filmes-espetáculo e das produções comuns no cinema: o blockbuster cria a demanda para suprir a oferta, despertando o desejo e sua saciedade, o problema e a solução. Ele traz aquilo que se espera dele – o confronto dos heróis com Thanos, a inclusão de Capitã Marvel (Brie Larson) no confronto, a recuperação das joias do infinito, o retorno de alguns personagens. Já as produções, digamos, “alternativas” ou “de arte” propõem algo que não se espera, até porque nunca se prometeu nada. Elas constituem universos em si, capazes de desestabilizar, provocar choques no sentido e na compreensão. O blockbuster é feito para reconfortar, já o filme alternativo busca perturbar.

Enquanto proposta de reconforto, nada mais eficaz do que este mastodonte cinematográfico com todos os personagens, cenas, efeitos e reviravoltas que se esperaria dele. “Você vai rir e chorar”, diziam os reclames dos espetáculos de antigamente, e é exatamente isso que se encontrará aqui. Os Vingadores converteram seu público em “seguidores”. Dentro da sessão de imprensa, que costuma ser menos emotiva do que as exibições ao público, os jovens jornalistas choravam, riam, comemoravam, gritavam “É isso aí!”, “Agora sim!”. No final, um acontecimento inédito: dezenas de críticos corriam para comprar baldes do Thanos e cartazes em miniatura do filme, sacando seus cartões de crédito no instante em que saíam sala e se depararam com os brindes. Estes jornalistas também se transformam em consumidores, colecionadores da marca preciosa da cultura contemporânea. Eles são os verdadeiros enfeitiçados - o encantamento opera do outro lado da tela. Este é o aspecto mais curioso do filme: sua inserção social, seu impacto extra-filme. Ultimato fascina sobretudo enquanto objeto de adoração.

• ALeEX
      gostei do filme belíssimo filme, mas retiraria das escolhas feitas tudo certo mas escolhas de certas personagens morrer foi péssima como o capitão América voltar para trás no tempo 🤔😱😓
    • pedro
      bom filme ta bom so acho que niquem deve regeita os heros por serem godos u tarem com erros mas a marvl faz o melho para o espctador porfavor pesso perdão a qu eu ofendi mais ealment podem ter um pouco de consideração.obigada pela atenção.
    • Maria Edvalda Fonseca Tavares
      Eu realmente decorei cada pedaço do filme, que por mais que não tenha superado as expectativas que havia criado, ainda merece reconhecimento pela tamanha obra de arte que nos traz, e mais inda por ser inevitável de assistir e faz referência á filmes anteriores, e isso é massa!
    • Augusto Valfogo
      Lembro de quando saí do cinema após Ultimato também não ter achado um filme tão bom. Até um pouco decepcionado já que tinha achado inferior ao Guerra Infinita e a expectativa é que fosse melhor, a expectativa era de ver o melhor filme de todos os tempos (se é que existe como atingir isso).Assisti novamente alguns meses depois, já tendo discutido e lido bastante sobre o filme, e sem aquela cobrança e expectativa excessiva consegui admirar a Obra Prima que é Ultimato.Era um filme extremamente difícil de fazer, tinha que encerrar um desfecho de 20 filmes anteriores, dar emoção, ter ação, comédia e ainda deixar de alguma forma aberto para a próxima geração dos filmes da Marvel.O filme cumpre tudo isso num fã service muito bem empregado, voltando nas cenas dos filmes anteriores mostrando por um outro ângulo (como se estivéssemos nos bastidores).Stark e Cap América são encerrados de uma forma muito digna, Stark como o mártir que salvou o mundo e Rogers tendo direito a viver uma vida plena que lhe foi tirada anteriormente.Tem um começo melancólico e de certa forma arrastado de propósito, pra gente entender como está sendo o pós estalo pra Terra e tb pra eles que não conseguiram evitar o desastre.Mesmo com a loucura de viagem no tempo, o filme é coerente e se explica dentro dele mesmo.Pode até ter faltado algo pra você especificamente, tem gente que não gostou do Stark morrer, do Hulk calmo, do Thor gordo, da aparição da cap Marvel só no final, etc ... Mas tudo tem sentido na história e não merece ser tirado nota por isso.Enfim... Filme nota 9,5 e só pra não dizer que é perfeito me incomoda a cena final do Cap América velho no mesmo lugar que eles, pq teoricamente não seria possível acontecer mesmo com as explicações do filme
    • paulo Leandro
      Eu opino do jeito que eu quero seu bostiha kkkkkkk
    • Jackson
      Eu gostei do filme. Mas a duração do filme (muito extenso e que acaba sendo um pouco cansativo), o excesso de personagens (diga-se heróis) e algumas baboseiras (Hulk tosco, Thor barrigudo) são detalhes que poderiam ter sido evitados!
    • Edson Reis
      Cinema pipoca. Ver e esquecer. Não marca presença. Não vale uma segunda vez ou vezes mais tarde no futuro. Cinema para ganhar dinheiro, para passatempo, a reboque da tecnologia, mas não do talento...
    • Bruno Souza
      Já tava claro que tudo ia rolar... Man, você não lembra da visão de Stark em Era de Ultron? Você não lembra do fato de que a Viúva vivia atormentada pelo passado dela, e que naquele momento, para salvar o Universo, teve a redenção que ela tanto queria? Não houve sacanagem não, parceiro, você só não soube lidar com as mortes, mas desde o começo ficava claro que ao longo da franquia, teríamos perdas...
    • Bruno Souza
      Na verdade, Márcia, realmente concordo que o filme tem uma parcela de chatice, lento até demais... Mas assim, não houve uma desconstrução, sabe? O que aconteceu com o Thor, já rolou nas HQ's também... Inclusive, quando ele entrou para os Guardiões da Galáxia, nos anos 90... E apesar de não ter viajado na personalidade de Thor nesse filme, viajei no visual, ficou parecendo um Viking... Mas o filme é bom sim... Depende muito do seu ponto de vista para você realmente o considerar!
    • Edu de Krypton
      Que pena pra vc. Esse filme e pra quem e fã da Marvel, seu recalcado infeliz, não venha negativar o filme da década aqui. E inegável a qualidade técnica do filme.
    • Tatiane D
      Não gostei do CGI do Hulk, não curti Thor antes da batalha. Não por ele estar gordinho, mas por quererem mostrar um depressivo beberrão enquanto é rato de videogame. Algunas cenas regravadas ficaram visíveis as falhas nas posições das personagens. Gostei muito do Thor e Tonny reencontrando seus pais. Alguns diálogos ficaram excelentes assim como várias atuações principalmente do RDj. A regravação das músicas dos outros filmes com mais arranjo foi top! Melhores momentos da orquestra foram na luta dos 2 caps e quando o portal abre para a volta dos que não foram.
    • JUBILEU
      ja percebi que vc nao gosta de marvel, o filme e otimo e dai que mostraram dos outros filmes, e viagem no tempo,eles tinham que mostrar as mesmas cenas,a acao do filme e otima e emocionante, o homem de ferro morre mas como um heroi salvando todos, se vc nao sabe entender a trama dos filmes pra que assistir eles,VOCE E UM BOSTAAAAAAAAAA QUE NAO SABE ASSISTIR FILMES
    • jorge lima
      olha, o filme em si, é medio. sonolento até que começa a ação pra valer.o problema, é que ai volta a ser o guerra infinta,isso depois de duas horas e la vai pedrada.e ja nao conta mais com a viuva negra que morre durante o filme,se sacrificando pra pegar a joia da alma.sem contar que thor, vira um bebum do cão, barrigudo e safado,sujaram o cara. e nem quando o homem de ferro morre, apos matar o thanos, a coisa melhora.é fraco!
    • Tirocerteiro Hunter
      Realmente o Prof Hulk existe, mas tipo eu não assistir o filme e fiquei curioso e não ligo para spoiler isso até me alerta a n perder tempo. Em que contexto ele aparece??? Já q o filme se passa logo após o Planeta Hulk na qual ele esta no limite da Furia nessa fase do Hulk eh um soco e K.O Thanos
    • CARLOSPRINCE
      SACANEARAM O THOR E O HULK, OS RIDICULARIZANDO E AINDA FIZERAM O FAVOR DE MATAR A VIÚVA NEGRA E O PIOR...TAMBÉM MATARAM O HOMEM DE FERRO/STARK...PRA ALGUMAS PESSOAS O FILME FOI MARAVILHOSO...PRA MIM FOI SACANAGEM O QUE FIZERAM...
    • CARLOSPRINCE
      TEM RAZÃO......FALARAM,FALARAM E NÃO EXPLICARAM NADA...KKK
    • Alex
      qq vc esta falando?Sobre o Thanos sem a manopla...... mentalidade é genial, super-força maior que a de personagens como Hulk e Thor. Resistência a ataques cósmicos. Reflexos absurdamente rápidos. Poderes místicos. Telepatia. Teletransporte. Habilidade de manipular e transformar diversas fontes de energia e matéria...
    • Alex
      Como é cansativo ler uma critica dessas.. meu deus.. que porre... fala fala fala fala e nao fala nada...
    • Ianny
      O Rambo, não precisou morrer ou ser ridicularizado para se despedir. Não é marvel, mas estou citando finais de filmes. Na minha visão, herói é herói e ponto final. Mas legal que tenha gostado, cada um tem uma visão. Eu assisti todos, até a série Agente Carter e confesso ter tido expectativas demasiadas.
    • Alexandros o Megas
      Hoje à noite vou assistir ao Física de Boteco (canal no youtube onde 5 professores - todos com doutorado - discutem semanalmente ao vivo e interagem com o público acerca de diversos temas, dando uma abordagem popular).O tema de hoje é falar da Física por trás do filme dos Vingadores, apontando então cientificamente possíveis erros (ou não). Procurem lá no youtube: fisicadeboteco