Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Rubens Conte
3 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 2 de fevereiro de 2023
Magnífico, surpreendente e extremamente moderno. No início parece só mais um clichê, mas conforme vai progredindo passa a expor os vícios de uma sociedade ignorante e movida pelo culto ao ego. Passa de um filme propositalmente previsível para uma descrição do horror absolutamente possível de uma sociedade conservadora e arcaica quando confrontada por mentalidades progressistas.
Será uma coincidência ou uma história real? Entendo que os diretores são de Bahia Blanca, Argentina, que é uma rica cidade agropecuária. O verdadeiro ‘cidadão ilustre’ que ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1984 foi o Dr. Milstein, formado na universidade local. Anos mais tarde ele foi convidado à cidade – igual que o sofrido escritor do filme- e recebeu um tratamento equivalente (eu vi). A genialidade do filme é a releitura das diferentes realidades/mundos e invejas também vigentes no Brasil. Ou foi uma forma de expressar a apatia com que recebem os cidadãos que se destacam? Nesse caso, tudo indica que este filme é uma obra de arte sobre a consciência humana.
Filme muito bem feito, com atuações convincentes e ótimo enredo. É tudo isso que dizem nos comentários. Gostei demais. O cinema argentino tem se superado.
Muito bom. Atuação excelente. Me senti dentro de várias cidades do interior da Bahia. Enredo bem feito. Citações e paralelos de escritores e outros artistas bem colocados. Recomendo. Um filme divertido, inteligente, reflexivo e com boas interpretação. Me lembrou, guardadas as proporções, os livros "Cem anos de solidão" e "Uma noite sob Alcantara" .
Existem ótimos filmes que vêm da Argentina, Uruguai, Oriente Médio, Europa, e acho que, em se tratando de cinema adulto, Hollywood podia ser, via de regra, a última opção. O Cidadão Ilustre tem uma ótima história, ótimos personagens, ótimas interpretações, afinal são atores, não celebridades. Não é uma comédia, mas alguns papéis são muito espirituosos e também o são a cena em que é apresentada ao escritor a filha do amigo e a cena em que ele tem que aprovar quadros pintados por moradores locais. Em relação às críticas que ele faz aos quadros, que eu concordo plenamente, faz um contraponto muito apropriado com a cena em que ele faz ao recepcionista do hotel a crítica ao conto deste. Talvez uma forma de deixar claro ao espectador que não havia má vontade do escritor na avaliação das pinturas, mas capacidade de análise artística. Daniel é um escritor de personalidade firme e resoluta, e sua pequena cidade natal está retratando verídica e tragicamente como as pequenas cidades ainda podem ser tão retrógradas e por isso perigosas.
o filme serve também para questionar se a média das pessoas consegue entender que a arte é principalmente para questionar e denunciar as mazelas da sociedade? e não apenas para diversão? para tentar fazer com que paremos de repetir os mesmos erros? e que o artista nem sempre é tão valioso quanto sua própria arte? expõe a problemática de: como dizer "não" sem ofender e parecer arrogante? complicado...né? mas vale a pena assistir . acho que denunciou bastante coisa. spoiler: ficou nas entrelinhas como o lance da caça pode ser nocivo para nossa psique/cultura....rsrs...só por isso já valeu a pena mesmo....rsrs , mas tem que ter paciência, admito.
Excelente filme! Monotonia que empolga e surpreende. Diferente dos filmes atuais que não tem um final simplesmente pq esta na moda, esse tem um final, mas, que te permite entende-lo como quiser. Muito bom mesmo!
É uma obra muito bonita, muito leve, mas profunda. É um retrato, de como temos portas fechadas, que são muito dificil de serem.abertas, e quão drástica podem causar.
Realmente fácil se identificar com o enredo. O enredo nos faz acompanhar e querer conhecer os personagens desta pequena cidade onde nasceu o personagem. Ao mesmo tempo, nos faz refletir o significado, o sentido da cultura, da arte. Retrata de forma muito natural, muito real, o comportamento das pessoas quando são confrontadas com o movimento: se agarram desesperadamente à inércia cotidiana. Um ótimo filme argentino. spoiler: Pode ser que o personagem principal morra no final e renasça mais forte do que nunca.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade