Somente o Mar Sabe
    • Veja
    • Papo de Cinema

Cinepop

por Karolen Passos

O roteiro de Scott Z. Burns (O Ultimato Bourne) apresenta bem os elementos que compõem a produção audiovisual e demonstra coerência no que está sendo transmitido. É a direção de James Marsh, que já tinha trabalhado antes em um longa biográfico, A Teoria de Tudo (2014), que mostra a solidez de outrora.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Screen International

por Kim Newman

Colin Firth interpreta Crowhurst com uma abordagem cômica nos primeiros trechos, mas se torna uma figura mais humana, trágica, enquanto viaja em seu próprio coração tomado pela obscuridade (o título se refere à enigmática passagem final rabiscada em seu diário de bordo).

A crítica completa está disponível no site Screen International

O Globo

por Susana Schild

O ator Colin Firth parece incapaz de se descolar da imagem de inglês contido, cidadão e marido exemplar (a mulher, no caso, é interpretada por uma insossa Rachel Weisz). Nem as cenas a mar aberto chegam a impressionar, mas vale pelo registro de sua origem extravagante e trágica.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Não é difícil imaginar que o navegador vai passar por apuros inimagináveis em mar aberto, mas o que ecoa em nosso tempo é a manipulação da informação, as fake news que estão no centro do debate hoje.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Peter Bradshaw

O título é retirado das últimas divagações filosóficas de Crowhurst em seu diário de bordo enquanto sua provação auto-criada chegava ao fim: “Está terminado. É a misericórdia. ”A misericórdia é o que este filme estende a Crowhurst.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Guy Lodge

"Que decisão terrível", ele reflete em voz alta mais tarde - com um tom melancólico, desinteressado, mas levemente divertido que não poderia ser mais britânico se tentasse - olhando para a imensidão, linda e reluzente na qual ele está encalhado.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Alysson Oliveira

Firth talvez não seja o ator ideal para o papel. Sua figura é heroica, seu ar, nobre, quando aqui temos como protagonista um anti-heroi. O filme é generoso com o personagem e talvez algo menos benevolente e mais crítico possivelmente traria mais ganho a "Somente o Mar Sabe".

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

Para seu crédito, [James] Marsh avança a história em um ritmo intenso e cria um efeito misterioso para a trama, retratando fielmente a estranheza sensorial de estar sozinho no vasto oceano, tudo isso acompanhado por uma trilha sonora composta por rangidos, rachaduras e batidas de ondas.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

O grande problema da produção, que compromete o resultado, é o roteiro, desconjuntado e um tanto frio. O trabalho dos repórteres que tentam transformar o improvável velejador em herói nacional é narrado de um jeito frouxo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Observatório do Cinema

por Rodrigo Oliveira

Se o elenco é o responsável por configurar o aspecto venturoso da película, é impensável enaltecer a caretice da edição de Jinx Godfrey e Joan Sobel, que reforça a lentidão [do] longa.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

"Somente o Mar Sabe" tem um edificante ponto de partida e mostra-se eficiente na preparação da insana empreitada do protagonista. Quando se lança aos oceanos, o roteiro perde a credibilidade e a direção vai a pique, sobretudo por ter como base apenas os diários de Crowhurst.

A crítica completa está disponível no site Veja

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O roteiro [...] é absolutamente linear, sem clímax nem expectativas, desenvolvendo-se de modo frio e distanciado, em águas calmas, quando o cenário de mentiras que desenha talvez exigisse mais chuvas e trovoadas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema