Snowden - Herói ou Traidor
    Você assistiu Snowden - Herói ou Traidor ?

Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 7 de agosto de 2022
    Filme que tenta contar sobre o atrevimento, e ajuda que tentou dar as pessoas contra um megasistema de espionagem americano que deve estar de pé até hoje (só os inocentes acreditam o contrário), Edward Snowden contribuiu com a história, filme teve sua época forte lançado em 2016, hoje talvez tenha dado uma amornada. O Gordon Levitt é a segunda atuação que acompanho, é uma baita ator muito equilibrado, encaixou bem para a personalidade do Snowden. Um belo registro para história da humanidade, filme leve de assistir e tranquilo apesar de 2h de duração. Alguns dramas pessoais retratados com certo ar artístico, mas foi um filme inspecionado pelo próprio personagem central da história, talvez um dia possamos usar para alguma discussão mais aprofundada, o tempo dirá. Repugnante, revoltante, sistema a serviço de um seleto grupo de nações dos quais o Brasil não faz parte mas era espionado (talvez ainda seja).
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 19 de abril de 2020
    Baseado em uma história real, o filme Snowden: Herói ou Traidor, dirigido e co-escrito por Oliver Stone, conta a história do analista de sistemas Edward Joseph Snowden (interpretado por Joseph Gordon Levitt), que, em 2013, por meio de uma série de reportagens dos jornais The Guardian e The Washington Post, revelou detalhes que envolviam os programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

O filme acompanha justamente como se deu o contato entre Snowden, a diretora Laura Poitras (Melissa Leo), que fez o documentário Citizenfour (vencedor do Oscar 2015 da categoria) com base nas conversas que teve com Edward; e os jornalistas Glenn Greenwald (Zachary Quinto) e Ewen MacAskill (Tom Wilkinson), que escreveram os textos encartados nos jornais citados anteriormente. Por meio de flashbacks, Stone vai desenrolando todo o histórico de Snowden e como ele foi parar na área de vigilância nacional, em trabalhos desenvolvidos na CIA e na NSA. O roteiro ainda aborda o relacionamento pessoal de Snowden com sua namorada, Lindsay Mills (Shailene Woodley).

Snowden: Herói ou Traidor faz uma discussão bastante interessante e que envolve a ideia da segurança, da privacidade e do uso dos nossos dados numa era em que estamos altamente inseridos no mundo digital. Será que isso realmente existe? O filme nos deixa com uma pulga atrás da orelha sobre este assunto
    Edson T.
    Edson T.

Enviada em 1 de março de 2020
    Filme muito interessante que retrata com riqueza as polêmicas espionagens dos EUA por todo o mundo.
    InvistaSA
    InvistaSA

Enviada em 17 de julho de 2019
    Muito bom, eu sou meio alienado e só lembro por alto os acontecimentos. Mas, agora, assistindo ao filme fiquei chocado, não temos mais privacidade faz tempo. E eu pensava que só o Google sabia da minha vida, tem mais um que sabe tudo. Tudo bem, sou um bom rapaz.
    Eduardo M.
    Eduardo M.

Enviada em 27 de junho de 2019
    Excelente filme. História muito interessante e muito bem contada.
    História real sobre espionagem e contra-espionagem e como a vida de todos está exposta involuntariamente em função da segurança ou, talvez, de um jogo de poder.
    Dalton C
    Dalton C

Enviada em 15 de abril de 2019
    Snowden, um herói mundial!!!! Um filme de excelente produção, roteiro e diálogo que nos alerta para a tragédia do BIG BROTHER.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 21 de novembro de 2018
    Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt), ex-funcionário da NSA, resolve se opor aos conceitos deliberados pelo governo norte-americano e decide divulgar um amontoado de documentos contendo informações vitais sobre espionagem mundial e total quebra de privacidade. A ação ficou mundialmente conhecida e levou o governo americano, supostamente, a rever sua conduta e mudar programas envolvendo o complicado quadro da agência em questão.

Trazendo no comando um Oliver Stone mais próximo de suas origens como diretor, SNOWDEN - HERÓI OU TRAIDOR praticamente não deixa margem de dúvida quanto ao lado que opta defender, levando o expectador à surpresa com a audácia e tamanho volume de conteúdo que o governo americano obtinha até mesmo de seu povo pátrio. O roteiro sempre mantém focado no drama do protagonista, que passa por elementos pessoais nem sempre consequência de seu trabalho, mas de suas decisões, muitas vezes excruciantes do ponto de vista psicológico. Gordon-Levitt segura bem seu papel e surpreende por manter a tensão de escolhas delicadas que poucos seriam capazes de imaginar, comuns até por meio de olhares.

A fotografia competente, permitindo uma montagem ainda mais eficiente do ponto de vista narrativo, o longa mantém o drama de forma eficiente e convincente, evitando deixar que o grande volume de informações técnicas da área informática atrapalhem o excelente entretenimento ofertado.
    Júnior S.
    Júnior S.

Enviada em 4 de janeiro de 2018
    O filme fica demais nos meios termos dos acontecimentos, narrativas etc...Mas o enredo é bastante enxuto e a edição é hábil, deixando um longa que poderia facilmente ser massante dinâmico, nunca se esquecendo do peso do tema. O ufanismo exacerbado de Stone quase afunda totalmente a força do filme, o deixando à mercê de interpretações binárias, ainda bem que não chegou a esse ponto. Joseph, apesar de não ter nada a ver com Snowden, entrega uma performance bem digna. Nota : 6.5 / 10
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 1 de maio de 2017
    O início é chato e arrastado. Do meio para o final continua arrastado, porém se torna mais interessante. Um tipo de biografia que quando acaba, você procura por mais informações. Nota 7
    Enviada em 11 de março de 2017
    Olha que se não fosse baseado em fato reais, já seria um filme muito bem montado com uma história envolvente. O ator interpreta bem o drama de Snowden. Ótimo filme para se conscientizar sobre questões de privacidade e vigilância na Internet. Concordo com o fato de muito ser mais história do que a verdade, ainda assim o filme não fica poluído com cliches e consegue muito bem juntar o drama pessoal (sobretudo romantico) com seu caos de consciência sobre os atos de vigilância das agências americanas.