Sem frescuras ou enrolações, a história de COVIL DE LADRÕES acompanha uma equipe especializada no combate a crimes de roubo a bancos. A Major Crimes, como assim é chamada, tem como líder 'Big Nick' O'Brien (Gerard Butler), sujeito sem meas palavras e que não tem pena da bandidagem quando se fala em exercer a lei, muito embora extrapole seus limites ao aplicá-la.
A narrativa se desenrola durante uma investigação que coloca, em seus lados opostos, a equipe nada ortodoxa da polícia e um violento grupo de criminosos que planeja um roubo sem precedentes. A linha de investigação mostra saltos da brutalidade dos dois lados, fazendo do contexto uma mera desculpa para atingir seus objetivos. Em contrapartida, o roteiro até tenta insistir no lado humano de Nick, mas fragiliza demais as tentativas por não resultar em algo efetivo para o personagem.
De fato, o elemento mais atraente do filme está no fato de ir direto ao ponto, tanto nas duas ótimas sequências de ação quanto na condução da história que, muitas vezes parece caminhar mas coloca surpresas interessantes, como na conclusão realmente inesperada.