O Segredo das Águas
    • Critikat.com
    • Variety

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

Apesar do cenário se passar em uma ilhota japonesa interiorana (Amami-Oshima), podemos facilmente transpor as angustias vivenciadas pelos dois personagens principais, o casal de namoradinhos Kaito e Kyoko, para qualquer época e qualquer nacionalidade, mesmo havendo a diferença cultural entre ocidente e oriente.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Screen International

por Fionnuala Halligan

Uma meditação impactante sobre temas muito pessoais, permeados por uma morte incrivelmente comovente que confere ao filme o seu coração e sua alma. [...] "O Segredo das Águas" é visualmente magnífico.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cinemascope

por Luciana Ramos

A relevância de "O Segredo das Águas" está no seu tom intimista e no fato de oferecer muitos questionamentos e poucas respostas. O processo de descoberta e aprendizado de Kyoto e Kaito é inerente à condição humana e, por conta disso, merece ser assistido.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

Tematicamente, "O Segredo das Águas" não se destaca do que geralmente são os filmes coming of age. [...] Os maneirismos utilizados por Kawase para tecer a sua história, no entanto, são suficientemente potentes para darem força extra a uma história que, à princípio, fora muitas vezes contada.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A aparência simples com a qual a diretora filma os lugares e os corpos [...] não se trata de recurso para intensificar a veracidade, como no realismo tradicional. Quando Kawase o usa em "Segredo das Águas", ganhamos mais que lucidez, contemplamos um cinema animal, vegetal, mineral, vital.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Seguindo as vicissitudes das marés, a poética de "O Segredo das Águas" propõe uma espécie de simbiose ontológica entre o ser e o lugar, registrada por uma câmera ora inquieta (quando detida nas pessoas), ora contemplativa (na captura dos fenômenos naturais).

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Revista Interlúdio

por Cesar Zamberlan

Em alguns momentos, [Naomi] Kawase nos propicia imagens e situações hipnóticas e muito poéticas, e todo o dispositivo cinematográfico funciona com a mesma magia do instrumento de cordas e da voz dos cantos rituais da adolescente e dos anciões que anunciam a boa morte.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Revista de Cinema

por Julio Bezerra

“O Segredo das Águas” tem lá suas fragilidades. [...] Basta, no entanto, uma sublime digressão visual na direção da natureza [...] para que a obra de Kawase se afirme como uma das mais originais do cinema contemporâneo.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Signos de morte, como este cadáver e duas insuportáveis cenas de sacrifício de cabras, surgem de vez em quando na tela [...] No todo, "O Segredo das Águas" é um belo filme, o mais maduro, consistente e ambicioso da diretora até aqui.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Guardian

por Peter Bradshaw

Na infinita unidade da natureza, nós temos perspectiva da natureza limitada dos nossos corpos individuais. O filme é Kawase é belo e comovente em alguns momentos, mas eu não consegui deixar de achá-lo forçado e autoconsciente demais.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Clarence Tsui

Enigmático, exótico, erótico: três adjetivos comumente discutidos nos filmes de Naomi Kawase. Não em seu último, porém. "O Segredo das Águas" tem seus momentos [...], mas tudo se torna menos sedutor por causa do modo simplista (e até menos artístico) que isso ganha a tela.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Samuel Douhaire

A lenta agonia de Isa é filmada não como um fim, e sim como um novo começo [...] Se pelo menos a diretora tivesse terminado o seu filme nesta cena magnífica! Mas ela achou melhor, infelizmente, sublinhar a ideia panteísta com uma última meia hora interminável...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Critikat.com

por Fabien Reyre

Kawase [...] se dedica a transformar cada plano em um momento poético. Mas ao tentar fabricar esta sensação a qualquer preço, ela sistematiza a poesia até transformá-la em procedimento, evacuando toda a espontaneidade, toda a beleza.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Variety

por Maggie Lee

"Quanto tempo vai durar?", pergunta a protagonista de "O Segredo das Águas" enquanto assiste a um bode ser assassinado. Muitos espectadores vão fazer a mesma pergunta enquanto assistem a este drama entediante...

A crítica completa está disponível no site Variety