Para Sempre Alice
    Você assistiu Para Sempre Alice ?

Willian M.
    Willian M.

Enviada em 9 de abril de 2015
    É sempre complicado compreender a relevância de um filme, mas, já escrevi em alguns textos que, um das melhores formar de chegar a uma conclusão é entender qual ou quais são os problemas atuais e retratá-los no cinema.

Por exemplo, eu adorei o Clube de Compras Dallas, toda metamorfose dos atores principais, um retorno ao tempo onde a problemática é expressiva. Mas se eu comparar este filme com Philadélfia, que trata do mesmo tema, mas feito na época em que o problema da Aids estava em alta, onde só se falava disso e se temia muito sobre a doença, tenho que admitir que o segundo é mais relevante.

Não diminui a importância do filme Clube de Compras, mas há uma diferença temporal significativa entre as duas produções. Vale lembrar que os dois são ganhadores de Oscar. Mas este post, não é sobre o Clube de Compras ou Philadélfia e tão pouco sobre AIDS, mas escrevi até aqui para falar sobre um filme muito interessante que seus produtores tiveram essa ideia, de entender uma problemática e transmitir para o cinema.

O filme Para sempre Alice, teve está visão, onde doenças neurológicas se alastram por todo mundo, e cada vez tem mais notícias sobre pessoas que tiveram este tipo de doenças cada vez mais cedo.

No filme, Julianne Moore, vive Alice, uma professora acadêmica que começa a sofrer de Alzheimer aos 50 anos, uma idade relativamente cedo para o diagnostico da doença. Daí, vemos uma evolução da doença de forma bem clara e simples, nada de atropelos nesse filme, o ritmo imposto ao filme é bem lento, seja pela doença ou o relacionamento de Alice com a família e os problemas enfrentados por todos.

Os esquecimentos começam bem pontuais, e vão evoluindo até Alice esquecer sua própria filha. Devo admitir que, errei duas vezes nesse filme, pois achei que a última cena fosse a Alice esquecendo a filha (Kristen Stewart), e logo após, achei que iria acabar no discurso de Alice para o grupo de apoio, pois foram duas cenas bem comoventes.

E é por isso que voltamos ao começo do texto, na sua relevância, pois, mostra o lado cruel de uma doença que não só afeta a pessoa que a tem, e sim, a todos em sua volta de uma forma bem clara, dura e simples. Seria muito fácil parar o filme terminar na cena do discurso, mas seria superficial demais, e não teria importância cabível para a doença.
    Samira B.
    Samira B.

Enviada em 5 de abril de 2015
    Lida com realismo! Impressionante atuação da atriz principal.
    Lucas Augusto Campos
    Lucas Augusto Campos

Enviada em 3 de abril de 2015
    Leia a crítica do filme PARA SEMPRE ALICE (Still Alice) no link do blog a seguir:
    Crismika
    Crismika

Enviada em 2 de abril de 2015
    Para sempre Alice... SIMPLESMENTE JULIANNE MOORE. Fantástica interpretação da atrilz que merecidamente ganhou o OSCAR e tantos outros prêmios. Um filme que trata com DELICADEZA E AMOR o tema Alzheimer, ainda mais de uma forma tão rara que é a doença detectada antes da hora. Destaque também para maquiagem e figurino que ajudam na transformação da atriz. SUPER RECOMENDADO!!!
    Janny J.
    Janny J.

Enviada em 24 de março de 2015
    Nesse filme podemos ver a importância de uma boa atuação, pois o roteiro não traz novidades. Fala de uma pessoa acometida por uma doença incurável. Porém,diferentemente do que acontece na maioria das doenças, nas quais o corpo se degenera ao passo que a mente permanece sã, com o mal de Alzheimer ocorre o contrário: o corpo permanece são, enquanto a mente se esvai, e a atuação de Juliane Moore consegue nos passar exatamente isso. Podemos sentir seu esforço ao tentar manter-se o máximo possível entre os seus. Atuação extraordinária.
    Renato L.
    Renato L.

Enviada em 23 de março de 2015
    Não vi nada de grandioso no filme. É uma história realmente muito triste e comovente; em alguns trechos nossos olhos chegam a se marejar de lágrimas, porém isso se deve a excelente atuação de Julianne Moore, fazendo jus aos diversos prêmios que recebeu inclusive o Oscar de melhor atriz. Não é um filme o qual quero ver novamente.
    Adriano O.
    Adriano O.

Enviada em 23 de março de 2015
    Otimo filme, uma temática verdadeira que abrange vários aspectos dessa doença
    Marcelo R.
    Marcelo R.

Enviada em 22 de março de 2015
    Filme muito bom , emocionante . O filme tem uma interpretação muito boa da atriz de ganhou o Oscar de 2015!
    Rosângela Piassi
    Rosângela Piassi

Enviada em 21 de março de 2015
    Excelente. Atuação magnífica de Julianne Moore, da qual sou fã. Está linda, seus olhos e sorriso roubam as cenas. Final sem costura nao surpreende pelo tipo de drama.
    Marcel S.
    Marcel S.

Enviada em 18 de março de 2015
    Um filme pesado para conhecer uma doença tão séria e de as vezes até pouco conhecimento, o filme tem grande sensibilidade, com a atuação, ganhadora de Oscar, de Juliane Moore, se perde em alguns problemas de roteiro, mas é um filme digno de se ver e falar bem.