A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell
    • Cineplayers
    • Veja

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

Um Édipo Rei numa Tebas cibernética, de direção de arte exuberante. Major Scarlett é o Édipo. A Édipo. A esfinge foi derrotada antes de ela ser criada: a esfinge é a tecnologia que amplia os dotes físicos de mulheres e homens.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Ccine10

por Kadu Silva

O grande mérito, sem dúvida, é o resultado visual da obra que parece ter sido tirado de um mangá pelo fiel esmero da equipe de direção de arte e efeitos visuais e logicamente também de figurinos.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

[...] esse é maior defeito do filme: ele não é tão icônico como a animação de 1995 e certamente não terá o mesmo impacto na cultura pop que aquele longa, mas não deixa de ser uma produção competente e que honra a franquia da qual faz parte.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

O Globo

por André Miranda

“A Vigilante do Amanhã - Ghost in the Shell” conseguiu o que nem a intuição humana nem a precisão das máquinas consideravam possível. O filme [...] deu um jeito de achar equilíbrio entre o visual cyberpunk e os questionamentos filosóficos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Thiago Romariz

"A Vigilante do Amanhã" não subestima a audiência, deixando alguns temas para interpretação após a exibição - assim como o anime de 1995. A procura pela identidade, a questão de gênero e o lugar de um ser como Major naquele mundo são discussões que o filme não responde, apenas apresenta.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Quarto Ato

por Arthur S. Gadelha

"Ghost in the Shell", mesmo que fruto de outras histórias cibernéticas, inspirou obras futuristas como as peripécias das Wachowski ‘Matrix’ e 'Cloud Atlas', por exemplo. Vindo depois de tantas outras, [...] consegue, mediante as novas ideias, ser uma união de sua origem e do que ela originou.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] o que eu mais gostei foi direção de arte (Production Design, se preferirem) que é um mérito de um diretor praticamente desconhecido, o britânico Rupert Sanders [...]. Se gostar faça como eu, que irei de novo à sala que tem IMAX para aproveitar seu espetacular imaginário.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Guy Lodge

Honrando espetacularmente o espírito e a estética das adaptações animadas de Mamoru Oshii sem cair em uma repetição vazia, este é um entretenimento inteligente...

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Daniel Reininger

Apesar das falhas e dos desapontamentos, o simples fato dessa adaptação existir já é uma prova de coragem da Paramount, que arriscou e conseguiu entregar um bom filme, que funciona melhor quando não comparado com a obra original.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

O filme, que facilmente se enquadraria no sub-gênero da ficção científica pós-cyberpunk, investiga o impacto do avanço tecnológico, das sociedades ultrainformatizadas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

Nas imagens e nos sons, "Vigilante do Amanhã" é um filme que utiliza de elementos de um passado próximo para constituir seu futuro, algo longe de ser inédito, mas muito interessante.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Zero Hora

por A Redação

Coincidência ou não, Scarlett Johansson interpretou nos últimos tempos vários personagens cuja identidade e essência humanas estão em questão. [...] Agora, no futurista "A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell", a bela atriz americana encarna uma mulher da qual só restou o cérebro...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

Estranhamente, é por causa da ausência total de alma que este balé fosforescente acaba fascinando um pouco. Em seus melhores momentos, "A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell" se aparenta a uma grande simulação de cinema consciente de sua vaidade, uma demonstração técnica...

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Identidade, singularidade, aparências, pertencimento, vingança, interesses econômicos e tecnológicos também se fazem presentes. Todavia tudo tratado de forma superficial. A abordagem é bem simplificada, não condiz com uma ficção científica de qualidade...

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

As reviravoltas são percebidas a quilômetros de distância e não existe nada que seja de fato original ou surpreendente. Seja como for, o cineasta Rupert Sanders ("Branca de Neve e o Caçador"), um especialista em cinema visualmente chamativo, entrega um filme correto e linear.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Matt Goldberg

A intenção de Sanders não é trazer ao público elementos para pensar, e sim dar a Scarlett Johansson uma roupa bem justa e armas potentes num local comandado por um empresário malvado.

A crítica completa está disponível no site Collider

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Tanto do ponto de vista visual quanto dramático, Sanders deve muito aos mestres da moderna ficção cientifica cinematográfica. Seu futuro é retrô como o de Ridley Scott em "Blade Runner".

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Gazeta do Povo

por Angela Corrêa

Para os devotados fãs do anime [...], a resposta hollywoodiana, que no Brasil ganhou o nome duvidoso “A Vigilante do Amanhã”, não é uma completa decepção. [...] Discussões sobre diversidade à parte, Scarlett não diz a que veio. A Major carece do costumeiro carisma de sua intérprete.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Uma ficção científica vibrante, visualmente arrebatadora, permeada por questões metafísicas e estrelada por uma irresistível diva hollywoodiana. Scarlett Johansson reina como a Major...

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Peter Bradshaw

O estilo de atuação de Scarlett Johansson é elusivo ou indecifrável o suficiente para fazer sua personagem ser plausível. O filme nos dá a casca, mas não nos dá muito do fantasma.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Rodrigo Perez

Visualmente deslumbrante, mas superficial e sem paixão, o filme impressiona em muitas cenas, com sequências de ação incríveis, mas nos outros momentos mantém o espectador a uma distância considerável.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Jérémie Couston

As habituais questões filosóficas levantadas pelo gênero (a dialética entre humano e robô, entre corpo e espírito) passam ao segundo plano. O primeiro plano está saturado de efeitos especiais tão impressionantes quanto cansativos.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O entrave, aqui, está na falta de ousadia dos realizadores. O enredo básico, que fala de uma troca de identidade, passados roubados e conspiração industrial, revela-se insuficiente diante de tamanhas possibilidades apresentadas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen Rant

por Sandy Schaefer

"A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell" tem dificuldade em mergulhar além da superfície de seus conceitos reflexivos e provocadores, não conseguindo trazer profundidade ao visual maravilhoso.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Boston Globe

por Peter Keough

[...] Scarlett Johansson interpretou um programa de computador, uma alienígena e uma mulher quimicamente aprimorada. No banal e esquecível "A Vigilante do Amanhã" [...] ela combina os três elementos. Talvez seja por isso que é sua interpretação mais fraca dessa lista.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Cercado por controvérsias acerca do whitewashing ilustrado pela escalação de Johansson para um papel que deveria ter ido para uma atriz de origem nipônica, [...] é um projeto construído com tamanha fragilidade que a apropriação feita pelos produtores [...] são apenas um insulto adicional.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Screen International

por Erin Whitney

Major passa bastante tempo refletindo sobre sua existência e sua identidade, ideias que o anime original abordava com graça e poesia. Aqui, estas ideias são apresentadas de modo dolorosamente óbvio, através de diálogos fracos.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Screen International

por Lisa Nesselson

Mas apesar de possuir uma enorme quantidade para ver e digerir, poucas partes de "Vigilante do Amanhã" são memoráveis ou provocam o pensamento do público.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

Se o "fantasma" do clássico "Ghost in the Shell" se refere à alma que está dentro de sua cyborg assassina, então esta adaptação live-action de Rupert Sander só nos deixa a casca...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Washington Post

por Ann Hornaday

Narrativamente, "A Vigilante do Amanhã" é bastante vazio, em grande parte por causa dos vários filmes que copiaram o anime original de maneira ingênua [...] O filme exemplifica o respeitável porém completamente desnecessário tipo de refilmagem que domina os negócios de Hollywood atualmente.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cineplayers

por Felipe Ishac

Não há margens para nuances mais aprimoradas: o visual não mostra nenhuma consistência, tenta forçar este mundo cyberpunk, mas vemos mais um cidade fantasma, com efeitos inverossímeis que, de vez em quando, têm o trânsito mostrado para dar "vivência" à mesma...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

"A Vigilante do Amanhã - Ghost in the Shell", embora se passe num universo oriental, dá uma “americanizada” na trama, a começar pela protagonista, a nova-iorquina Scarlett Johansson. Por mais que o visual (“inspirado” no cult "Blade Runner") impressione, o resultado fica aquém das expectativas.

A crítica completa está disponível no site Veja