A Chegada
    • Chronic'art.com
    • Veja

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

Nietzsche pousa no ombro de Villeneuve com muita frequência, em sua estética iconoclasta, levando seus personagens a um estágio de endurecimento, onde afetividades frágeis como carvão ganham resistência de diamante...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] a estratégia narrativa mais inteligente de Villeneuve reside em associar o ponto de vista do espectador ao de Louise. Para isso, o diretor investe num desenho de som centrado na percepção subjetiva da protagonista...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

[...] é grandioso e mínimo ao mesmo tempo. Olha para o universo, para o planeta e para crises mundiais, de forma simultânea analisando um único ser e sua importância no contexto geral. É um desses filmes cuja mensagem pode render diversas interpretações [...] sem nunca perder a relevância.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Brian Formo

Quem esperar grandes cenas de ação pode ficar decepcionado, mas quem estiver pronto para refletir sobre grandes ideias vai adorar. "A Chegada" não é empolgante, mas ele pode ser a ficção científica mais necessária desta década.

A crítica completa está disponível no site Collider

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

Exatamente como no conto, “A Chegada” não é sobre uma invasão alienígena, não é sobre o contato com o desconhecido mundo externo. A alegoria apenas injeta suspense, serve na realidade como veículo refinado para uma linda história de amor entre mãe e filha...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Gazeta do Povo

por Anderson Gonçalves

Em dado momento, “A Chegada” acaba por inverter a ideia propagada ao longo da história pelo cinema e a literatura, em que naves espaciais tentavam dizimar a humanidade. Hoje, são os extraterrestres que devem temer os humanos.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

O Globo

por André Miranda

Uma ficção científica adulta que aborda inquietudes eternas da ciência, da existência de vida alienígena às viagens no tempo, a partir de uma das mais simples aptidões humanas, que é sua capacidade de se comunicar.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Muito bem realizado com um tom de fotografia nebuloso (o diretor chamou de Dirty Sci-fi), o filme prende a atenção até o final, mas aconselho que assistam o filme acompanhados - e quando mais inteligente a pessoa melhor!

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Playlist

por Jessica Kiang

"A Chegada" vai melhorando à medida que o filme avança. Ele leva a sua lógica ao extremo absoluto e além. Ele não apenas propõe uma teoria, mas também chega a uma conclusão.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Zero Hora

por Carlos André Moreira

Exemplar mais luminoso de uma leva ficções científicas recentes, filme dirigido por Denis Villeneuve, reafirma como boas histórias futuristas podem ser um reflexo das inquietações do imaginário contemporâneo.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Daniel Reininger

Profundo, esse sci-fi é capaz de alternar momentos de drama e suspense com atuações fantásticas, principalmente de Amy Adams [...] Esse é sem dúvida um dos melhores filmes do ano até aqui e, de forma justa, um dos principais concorrentes ao Oscar 2017.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineplayers

por Francisco Carbone

[...] uma linda história de amor, uma história desconstruída e ressignificada, sem mocinhos ou vilões mas repleta de uma pureza tão grande de sentimentos que os deslizes sutilíssimos cometidos no segundo ato evaporam ao fim do todo.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

Nada disso funcionaria se não fosse a profunda percepção de Amy Adams de sua personagem. Ela tem que construir uma Louise vivendo no presente, mas afligindo-se pelo futuro. É possível fugir do destino? Existe um determinismo do qual podemos escapar?

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Villeneuve bebe na fonte de Terrence Malick nas cenas da protagonista com a filha em uma trama paralela, mas não necessariamente linear. A fotografia de Bradford Young e a trilha sonora de Jóhann Jóhannsson criam o clima etéreo...

A crítica completa está disponível no site Preview

Boston Globe

por Ty Burr

“A Chegada” funciona porque Amy Adams, Dennis Villeneuve e todos os envolvidos entendem que filmes sobre invasões alienígens são, no fim das contas, sobre explorar o espaço "interior".

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Não estou inteiramente convencido que o final é uma aterrisagem perfeita para tudo o que aconteceu antes, mas "A Chegada" não é uma aventura linear e é um filme que se torna melhor a cada vez visto.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinemascope

por Frederico Cabala

A integração científica fica bem demonstrada em A Chegada quando o físico Ian sugere a aplicação de uma hipótese da linguística para o caso da língua não linear dos alienígenas visitantes. [...] Investindo nisso, "A Chegada" se tece de modo ousado, bonito e surpreendente...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

New York Times

por Manohla Dargis

“A Chegada" não é um filme visionário e nem é um filme cabeça; é bem objetivo em certos aspectos, às vezes quase brega, com um design visual incrível mas não inesquecível.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O mérito de Villeneuve reside, principalmente, na condução precisa de um percurso emocional complexo, intrincado e bastante rico cinematograficamente, encerrado com um gesto de coragem que não afeta só os personagens, mas também o espectador.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Fionnuala Halligan

"A Chegada" se torna uma inesperada e comovente investigação sobre as grandes questões da vida. Apesar de observar mundos alienígenas, os maiores méritos do filme estão em suas questões mais íntimas.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Screen Rant

por Sandy Schaefer

O resultado final é uma excelente adição à filmografia de Villeneuve, e mais um ótimo título da tradição de histórias sobre humanos encontrando alienígenas pela primeira vez - embora "A Chegada" funcione melhor como experiência cerebral de ficção científica do que como história humana.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

ScreenCrush

por Matt Singer

Uma das maiores qualidades de "A Chegada" é o modo como nos faz enxergar os alienígenas novamente: como estranhos, inumanos, e além dos limites da nossa compreensão. Ele modifica o pensamento sobre a possibilidade de vida em outros planetas.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Peter Bradshaw

"A Chegada" é um grande, arriscado e espetacular filme que anda em uma corda-bamba dispensando a rede de segurança. Sim, existem momentos mais bobos quando a narrativa oscila, mas é um grande espetáculo criado com muita paixão.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Ancorada por uma performance internalizada de Amy Adams, rica em profundidade emocional, este é um drama maduro que sustenta medo e tensão enquanto acerta notas emocionantes sobre amor e perda.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Jacques Morice

O filme trata de modo complexo a nossa obsessão absurda pelo controle total, a desconfiança em relação ao estrangeiro e ao desconhecido. Como todos os contos, este filme está aberto a várias leituras (sobre a nossa relação com os migrantes, os animais, os mortos...).

A crítica completa está disponível no site Télérama

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

O ponto central do filme é a noção de que a linguagem é ainda mais primordial que a ciência. Mas, em paralelo à criativa aventura linguística, "A Chegada" apela à convenção nas suas subtramas, a exemplo do drama da perda da filha.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Variety

por Owen Gleiberman

[...] Amy Adams usa seus talentos para fazer com que todos os momentos de descoberta sejam incríveis. A atriz está desperta em relação aos arredores, mesmo quando tudo é comum, e quando as coisas são extraordinárias, sua performance eleva ainda mais o filme.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Ann Hornaday

Calmo, calculado e meditativo, "A Chegada" traz emoção e minimalismo a um gênero que está no meio de uma espécie de mini era de ouro: é um filme que vem em paz.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

O que o filme tenta vender? Duas coisas. Para os humanos do filme, uma metafísica nova, espécie de eterno retorno para imbecis. Para os humanos diante do filme, um xarope filosófico-sentimental que pretende afundar de vez a ficção científica hollywoodiana.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Inspirado num conto do livro História da Sua Vida e Outros Contos, lançado pela Editora Intrínseca, "A Chegada" não é um filme de ficção científica de fácil digestão. [...] Tão pretensioso quanto ousado, o diretor canadense Denis Villeneuve oferece à plateia um enigma a ser decifrado.

A crítica completa está disponível no site Veja