O Grande Ditador
    Você assistiu O Grande Ditador ?

Tibério M.
    Tibério M.

Enviada em 5 de dezembro de 2013
    Primeiramente antes de mais nada, Obrigado Charlie Chaplin!

O Grande Ditador, o primeiro filme falado deste grande gênio do cinema que já revolucionava no tempo do cinema mudo sempre nos trazendo ótimos filmes com lindas histórias, com lições para vida e sempre fazendo também uma crítica contra o sistema. Um visionário, um homem a frente do seu tempo. Charlie Chaplin em o Grande Ditador nos mostra sem medo (parodiando) a imposição de Hitler em sua sede pelo poder, mas como também o ridicularizava quando este se encontrava com Napaloni (Mussolini), lhe transformando em um ditador medroso e estúpido.

Em O Grande ditador teremos uma cena extremamente antológica onde Charlie Chaplin em seu personagem Hynkel brinca com o globo do mundo como uma dança de balé. Essa cena é linda demais! Porém teremos outras cenas bem clássicas que os desenhos animados já a repetiram, como por exemplo, a cena em que Chaplin está barbeando o homem de acordo com a música. Pernalonga e Pica pau já utilizaram dessa cena. (Se não me engano) A cena onde Hynkel e Mussolini se disputam na cadeira da barbearia para ver quem fica mais alto, essa é outra cena que Pernalonga também a usou. Isso só mostra da genialidade de Chaplin a mostrar de uma forma engraçada quem é o mais temido entre os ditadores.

Contudo, o melhor momento do filme é onde Chaplin lança o seu discurso anarquista no final (lembrando o filme foi lançado um ano após o começo da segunda guerra mundial), uma mensagem para um mundo novo. Uma mensagem atemporal, uma mensagem repleta de esperança, verdade e dignidade. Uma mensagem para a liberdade e para o verdadeiro sentido para a justiça e igualdade. É um momento que nos enche o peito, o coração bate mais forte. Nos sentimos mais humanos e sentimos que podemos fazer a diferença. Um discurso comovente e genuíno. Chaplin, além de ser um gênio tinha uma coragem que Hitler e outros jamais tiveram.

Viva Chaplin!
    Vinipassos
    Vinipassos

Enviada em 11 de maio de 2013
    Gaiatice é o adjetivo q eu dou a esse filme. Chaplin deu a cara a tapa, nem quis saber das consequências e meteu o pau nos regimes totalitaristas, de Mussolini e principalmente, de Adolf Hitler.
    Além de tudo, é extremamente engraçado, é tão surreal, as falas e os atos de um ditador tão insano como Hitler, personificado de uma forma tão simpática e cômica.
    O discurso final é de arrepiar.
    Para mim, que sou fã de História, me apaixonei completamente por esta obra de arte.
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 27 de janeiro de 2019
    "Grande Ator, Grande Diretor, Grande Roteirista".

Charlie Chaplin foi autêntico e ousado nessa obra crítica ao ditador nazista, Adolf Hitler.

Duas cenas hilárias que marcaram o filme, foram: a cena da moeda no bolo e a outra foi o aperto de mão entre Hynkel e Napaloni.

📌 Creio que Charlie Chaplin não era apenas um ator, mais sim, um crítico de marca maior. Aproveitava o cenário atual e fazia arte misturado com genialidade.
    felipinho
    felipinho

Enviada em 3 de março de 2012
    ...bom filme,muita coragem pra ter feito esse filme na epoca.
    Enviada em 31 de janeiro de 2016
    -Filme assistido em 31 de Janeiro de 2016
    -Nota 9/10

Que audácia de Charles Chaplin.Tanto pela transição do cinema mudo de Carlitos,para o cinema falado.E também por conter um tema corajoso para a época.Falo isso,porque,não é qualquer um que enfrentaria Hitler de uma forma tão sútil,e em pleno início da Segunda Guerra Mundial.Nesse filme,Chaplin transmite aquele sentimento humano,amoroso,a paixão pelo próximo,antes já visto em alguns de seus trabalhos.

A mensagem da guerra no filme,é algo fantástico.Com um discurso final memorável,um dos mais belos que o cinema já teve o prazer de ver.Chaplin tem um desempenho invejável nesse filme.Consegue fazer dois personagens distintos,um barbeiro com o coração mole.E por outro lado,o ditador sem piedade da humanidade.Só que ambos são bem atrapalhados nas suas atitudes.

O filme começa bem,mostrando detalhes ricos da guerra.Uma sequência bem filmada e produzida.Vimos ali,militares em plena batalha com inimigos,granadas explodindo e rajadas atravessando a tela.Só que um ser nos faz esquecer essa parte do drama,e nos envolve com seu humor irreparável.Chaplin consegue fazer o espectador rir com facilidade.Em todo o filme temos excelentes cenas em que não podemos segurar o riso.Destaco aqui o encontro de Adenoid Hynkel (Chaplin) e Benzini Napaloni (Jack Oakie).A saudação nazista/aperto de mão é algo hilário.Uma das melhores cenas ao lado é claro da ótima apresentação de Charlie quando brinca com o globo terrestre.
    Samara J.
    Samara J.

Enviada em 7 de março de 2015
    Todos os filmes do Chaplin são assim engraçados e críticos, amei de mais este filme, Chaplin faz dois papeis imitando o estilo de oratória de Hitler, e o barbeiro judeus <3 de maiiiiiiiisss
    Bya93
    Bya93

Muito bom! forte, divertido e tocante! Grande Chaplin
    Rossimar G.
    Rossimar G.

Enviada em 4 de agosto de 2014
    Sempre paro pra pensar......porque os gênios também morrem????
    Quem conhece este triste episódio da história da humanidade não pode deixar de ver esta obra prima do cinema mundial....
    Que magnifica abordagem ao tema, que satirizado por Chaplin, torna este filme um dos mais engraçados e fantásticos quer já vi....
    Que deleite.... ele era o cara....
    Guilherme Gomes
    Guilherme Gomes

Enviada em 13 de maio de 2020
    Uma verdadeira obra-prima do cinema, um dos melhores filmes já feitos, com um monólogo incrível no final, mais incrível ainda é que o primeiro filme com diálogos do Chaplin. Enfim, um dos meus filmes preferidos
    Anarquista 27
    Anarquista 27

Dizem que até Hitler gostou do filme: O Grande Ditador, mesmo sendo um critica a ele e a seu sistema de governo.