Brooklyn
    • Folha de São Paulo
    • Rubens Ewald

Collider

por Adam Chitwood

O roteiro afiado e sincero de Nick Hornby, além das maravilhosas atuações do elenco principal resulta numa crônica incrivelmente empática sobre o amor, a perda e a ideia de "lar".

A crítica completa está disponível no site Collider

The Playlist

por Rodrigo Perez

Uma história comovente e potente sobre escolhas, país, compromissos, sacrifício e amor, "Brooklin" é um retrato soberbo, luminoso e agridoce sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos, e os lugares que chamamos de lar.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Washington Post

por Ann Hornaday

Altivo, arrebatador e gentilmente nostálgico, "Brooklin" eleva o melodrama a um novo patamar com suas transparência emocional e sua simplicidade confiante.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chicago Sun-Times

por Lindsey Bahr

Isso é o brilho desta história universal. Alguns certamente irão se decepcionar com a sua escolha, mas isso é a coisa - é a escolha da personagem. Apesar de todos boas intenções, conselhos e expectativas, é algo que só ela pode fazer.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Papo de Cinema

por Renato Cabral

O roteiro de Nicky Hornby é uma incrível adaptação do romance de Colm Tóibín, e perpassa os diversos estágios de alguém que está longe de sua família, da necessidade de apoio externo e a beleza do momento em que a personagem se vê madura...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen Rant

por Sandy Schaefer

"Brooklin" [...] possui elementos de romances antigos com uma reflexão profunda sobre a experiência da imigração. [...] O resultado é uma narrativa terna e comovente, ajudada pelo trabalho excelente de todos envolvidos no filme, tanto em tela quanto nos bastidores.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

O roteiro consegue capturar o interesse do espectador convidando-o a participar de uma viagem sentimental e nostálgica repleta de personagens realmente cativantes.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Boston Globe

por Ty Burr

O diretor John e sua equipe criativa constroem um globo de neve cinematográfico repleto de nostalgia, um retrato de dois mundos que sofrem com as saudades e se alegram com a liberdade ganha. É uma bela experiência cinematográfica.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

CineClick

por Edu Fernandes

É pelos olhos e sentimentos de Ellis que o público tem contato com dramas típicos de imigrantes de ontem e de hoje [...]. Isso é possível muito devido ao talento inegável de Saoirse Ronan, que entrega as emoções e dilemas da personagem apenas com o olhar.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"Brooklyn" é uma obra tocante construída a partir de uma história simples [...] Porém, não se engane: ao longo de seus 111 minutos, o filme faz um sensível estudo de personagem...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Alysson Oliveira

Muito da narrativa se passa, então, no interior das personagens. O desafio de Hornby e Crowley é traduzir isso em imagens, e eles encontraram em Saoirse – uma talentosa ex-atriz mirim que se tornou uma das melhores de sua geração – a intérprete perfeita para materializar a vida interna de Eilis.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Gazeta do Povo

por Helena Carnieri

A forma como Saoirse vivencia esse drama, contida, parecendo transparente, mas aos poucos revelando a profundidade de seu drama, coloca a atriz americana (sic) de apenas 21 anos como um nome promissor.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

New York Times

por A.O. Scott

Saiorse Ronan, que tem crescido de uma atriz nfantil inteligentemente estranha para uma performer de força notável e muita sensibilidade [...] ela usa tudo - sua postura, as sobrancelhas, sua respiração, seus dentes, seus poros [...]

A crítica completa está disponível no site New York Times

Omelete

por Natália Bridi

A câmera de Crowley, somada às cores de cartão postal dos anos 1950 da fotografia de Yves Bélanger, sabe como destacar Eilis, centralizando sua imagem e captando todas as nuances da bela atuação de Ronan.

A crítica completa está disponível no site Omelete

ScreenCrush

por Erin Whitney

Saoirse Ronan [...] traz intensidade e maturidade para Eilis com a sua atuação mais espetacular até o momento. A atriz irlandesa encontra profundidade tanto nos momentos mais tristes [...] quanto nos mais contagiantes.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Peter Bradshaw

Sem a performance de Saoirse Ronan, "Brooklin" poderia ter sido um filme sem sabor. No entanto, ela é o ingrediente que amarra todos os elementos: sua atitude serena é o foco de quase toda cena e plano.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Dos protagonistas até os menores papeis, o elenco e as atuações são perfeitos. A veterana e fenomenal Saiorse Ronan faz maravilhas com este papel excepcional de transição [...]

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Cécile Mury

A reconstituição de época é bem feita, clássica, talvez convencional demais, mas ela serve bem aos personagens e suas emoções - especialmente as de Eilis, interpretada por Saoirse Ronan em perfeito equilíbrio entre pudor e intensidade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Muito bem escrito, mas ainda um pouco superficial na sua transição para a tela, esta adaptação sensível do best-seller de Colm Toibin, deve assimilar muito bem com os padrões do mainstream [...]. Um drama romântico robusto, rico em história e cheio de emoção [...]

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinegrafando

por Pedro Souza Melo

Brooklyn não é o filme mais criativo do ano e sua indicação ao Oscar é justificada apenas pela visão romântica [...] Sua fraca segunda metade impede que ele seja marcante, mas não destrói a leveza do romance de época e sua produção excelente cria uma saudade mesmo em quem não viveu esses tempos distantes.

A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

Cinepop

por Raphael Camacho

Por mais que não seja um filme profundo da maneira como podia ser, em relação à adaptação literária mesmo, é um projeto interessante que deve agradar quem curte finais felizes e histórias de amor e superação.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Saoirse e Emory conseguem transmitir a honestidade dos sentimentos de seus personagens apenas com os olhares, e é uma pena que esse encantamento seja sabotado por um truque de melodrama.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Quarto Ato

por Arthur Gadelha

Embora o registro muito ingênuo do diretor John Crowley, ‘Brooklin’ é um filme que [...] fala sobre “reconhecer nossa terra”. Sua mensagem final deixa evidente que nosso lar não é necessariamente onde nascemos ou onde edificamos nosso conforto. Nosso lar pertence ao tempo – e a tudo que ele nos fizer encarar. Mas é somente isso.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Rolling Stone

por Christian Petermann

É um filme pouco surpreendente, mas que se deixa assistir com prazer. E, além de Saoirse Ronan, há ótimos coadjuvantes, vividos pelos veteranos Julie Walters e Jim Broadbent...

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Anthony Kaufman

Saoirse Ronan é uma encarnação estonteante do empoderamento feminino. Vista em quase todos os planos do filme com seus penetrantes olhos azuis e sua luminosa tez pálida, ela é uma força e um rosto que eleva o filme.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Zero Hora

por Roger Lerina

"Brooklin" ecoa os grandes melodramas produzidos em Hollywood entre as décadas de 1940 e 1960 [...]. Essa nostalgia, contudo, é modernizada graças a uma permanente sensação de melancolia e a uma providencial contenção dramática...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Critikat.com

por Josué Morel

"Brooklin" parece um bom manual de academicismo, por ser baseado numa mecânica cujos efeitos podem ser contados nos dedos de uma mão. [...] O filme não consegue fugir deste esquema, sobre uma menina perdida entre duas margens [...] e não traz nada além disso, ou quase nada.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

"Brooklin" teria a oferecer apenas algum conforto ao espectador que veja no cinema uma distração. Este é um filme para ver facilmente e esquecer com facilidade ainda maior.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Aos poucos fui achando que ela (Saoirse Ronan) era inexpressiva e sem graça, o que se confirma aqui neste filme antiquado e bobo, que não sei por que caiu nas graças de uma parte da imprensa estrangeira.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald