O Abutre
    Você assistiu O Abutre ?

F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 12 de novembro de 2014
    O ABUTRE / Nightcrawler Movie (2014) é estrelado porJake Gyllenhaal e dirigido pelo estreante Dan Gilroy, conhecido por ser roteirista de filmes como O Legado Bourne (2012) e Gigantes de Aço - Filme (2011). Em meio a uma sombria e competente fotografia de Robert Elswit, consagrado por seu trabalho em Sangue Negro(2008), cenas tensas, inclusive uma ótima perseguiçãode carro, Gyllenhaal apresenta sua melhor atuação, demonstrando seu preparo e maturidade como ator.

Lou Bloom é o personagem principal que vive de pequenos furtos de metais, para venda no mercado negro. Ao se deparar com um acidente de carro, fica curioso com a maneira sádica de agir, dos cinegrafistas que cobrem o evento para vender para programas de TV. Ao vislumbrar uma atividade em que poderia se encaixar, adquire equipamentos para sair em incursões atrás de notícias.

Jake já havia provado que está à altura de qualquer desafio em produções como O Homem Duplicado(2013) e Marcados Para Morrer (2012). Se em Enemyteve que interpretar praticamente dois personagens distintos, em Nightcrawler, ele consagra a criação de um personagem de forma convincente e milimétrica. Com trejeitos retirados das melhores partidas de Poker, encarna a expressão "matou e foi ao enterro", com um cinismo e dissimulação psicopata.

O roteiro discute o papel e os limites éticos e morais da mídia sensacionalista, exagerando nas atitudes de Bloom, para debater o máximo de situações possíveis. Temas como as transformações das relações humanas pela tecnologia da informação e a competição social desenfreada, estão presentes de maneira muito expressiva. Provavelmente você vai se reconhecer vendo, repetidas vezes, aquela notícia no jornal ou na TV, sobre um caso de violência. Talvez até vislumbre a dose de sadismo que está por trás desta exposição exagerada e como este comportamento pode estar alimentando alguns "abutres" do mundo real.

Exibido no TIFF (Toronto International Film Festival) em 2014, estréia no Brasil em 11 de dezembro. Esteve em sessão de pré-estreia, na 11ª Seleção de Filmes - Bourbon Shopping, no Cinemark Bourbon Ipiranga de Porto Alegre/RS, em projeção única na terça-feira dia onze de fevereiro de 2014. Vale a pena conferir no cinema.

Nota: 8,0 (Excelente

"Se você está me vendo, está tendo o pior dia da sua vida"
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 29 de julho de 2017
    Um tema tão presente, um técnica tão precisa e uma atuação maravilhosa, “O Abutre” é um conjecturaração sobre a insaciável sede humana sobre a desgraça alheia, e a venda da morte, diversos programas semelhantes existentes ao redor do mundo (Inclusive no brasil), que se focam e especializam e vender a morte criando coites urbanos com câmeras, carros, equipamentos e fome. Um linear roteiro, que contém algumas dificuldades em pautar seus atos e abusa em diversos clímax, mas o que é necessário para tirar a monotonia. Contando a historia de Louis Bloom (Jake Gyllenhaal), um homem com uma lábia imensa e com desejo insaciável de vencer na vida, com dificuldades de conseguir um emprego e vivendo de pequenos furtos, ele descobre um novo mercado, a venda de vídeos de acidentes e assassinatos a canais de televisões locais, tal mercado vira obsessão de Lous, que faz de tudo para se destacar e não mete esforços ou escrúpulos. Não podemos julgar tanto Louis, um homem com ambição e desejo de vencer insaciável, não podemos julgar seu trabalho ou até mesmo sua frieza, apenas seus crimes podem ser julgados, os maiores vilões são o próprio publico que se entrega a uma curiosidade humana básica, a curiosidade mórbida, esse interesse gera mercado que gera interessandos em explora-lo, isso é um comercio, e a critica do filme é justamente em cima disso, o desespero dos canais de televisão em vender morte, e a pouca preocupação de entender ou ajudar vitimas, o que vale é a exploração da desgraça da mesma. O filme tem uma fotografia extremamente urbana, em alguns momentos lembra o ótimo “Drive”, com uma paleta de cores que busca sempre ressaltar a noite, uma boa mixagem de som e uma montagem básica, mas competente, a trilha sonora é discreta, mas quando aparece, ela conversa com Louis, e o filme busca não vender a violência, diferente do que o mesmo mostra, isso é interessante, pois ele busca atingir o publico com sua qualidade ao invés da pura apelação. O maior destaque do filme para mim está em Jake Gyllenhaal, um ator que se personificou completamente para o filme, perdendo I0 kilos, não piscando, e até o jeito de andar é diferente, Jake está incrível, com uma cara de sociopata e realmente parecendo um abutre, ele rouba completamente a cena, não apenas a cena, o filme inteiro, você sente o desespero nos olhos dele, o desespero de quem faria qualquer coisa para alcançar seus objetivo, Jake faz a melhor atuação de sua carreira. Por fim, “O Abultre” é um ótimo e interessante filme, peca em pequenos detalhes, mas é muito bem atuado e tem uma moral muito interessante.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 17 de fevereiro de 2015
    Grande filme. Cruel e realista, sem romantismo mas com veracidade. Grandes atuações. Recomendado.
    alexandrecunha
    alexandrecunha

Enviada em 9 de janeiro de 2015
    A idéia do filme é muito boa, porém deixa um pouco a desejar, falta trama e movimento.
    Jake Gyllenhaal "destrói" neste filme. A atuação dele tá impecável, parece um sociopata/psicopata típico.
    Vale a pena assistir pra ver sua atuação, mas não espere por um filmaço não.
    Vianey D.
    Vianey D.

Enviada em 20 de dezembro de 2014
    Que filme louco. Surpreendente, te prende na cadeira no decorrer dos seus 117 min. Ponto para Dan Gilroy, por estrear como diretor em um filme como "O Abutre". E o que dizer de Jake Gyllenhaal? Atuação digna de oscar.
    Ric Brandes
    Ric Brandes

Enviada em 7 de janeiro de 2015
    Um filme atual e surpreendente, com uma atuação digna de Oscar para Jake Gyllenhaal (ator e produtor do filme).

O abutre traz a história de Louis Bloom, um ladrão de pequenos furtos que tenta arrumar emprego a qualquer custo, de forma obstinada, quase psicótica. Atuando no mercado do jornalismo independente, Louis passa a filmar cenas de crimes e acidentes, para alimentar os noticiários locais. E nesse jogo de interesses, podemos acompanhar o desenvolvimento do personagem e seu crescimento em cena, na qual Jake Gyllenhall demonstra uma imagem sofrida de um abutre, manipulando pessoas em busca de seus objetivos.

René Russo também tem papel de destaque no filme, fazendo parte do jogo obstinado de Louis Bloom. O abutre é um filme que merece destaque, seja pelo excelente roteiro, pelo elenco acertado e pelas boas surpresas e momentos de grande tensão que causa no espectador.

Por Ricardo Brandes / Escritor
    Erika
    Erika

Enviada em 12 de abril de 2015
    Frustrante! O único aspecto bom desse filme é que te prende do começo ao fim, mas se você é do tipo que gosta de filmes em que o vilão se dá mal, vai se frustrar.Não gostei.
    Mario M
    Mario M

Enviada em 19 de abril de 2015
    A história não prende muito a atenção é o final é bem previsível .
    Nathalia P.
    Nathalia P.

Enviada em 10 de julho de 2015
    Esperava mais do filme. Atuação boa do protagonista, mas achei o roteiro fraco e o final bem sem graça. Nao eh nenhum clichê, mas podia ser melhor explorado.
    MTGamer
    MTGamer

Enviada em 21 de setembro de 2021
    gostei muito do filme, o que resume melhor esse filme é a frase "what zero pussy does to a mf"