Variações de Casanova
    • Preview
    • Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Ana Rodrigues

As variações de linguagens artísticas apresentadas no filme têm como foco principal a discussão da liberdade de criação, o que leva ao risco de deixar algumas cenas perdidas no conjunto. Mas, afinal, não é isso que o filme propõe?

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Télérama

por Pierre Murat

O diretor já tinha montado ao teatro esta meditação sobre a vaidade da sedução. No cinema, ele torna a intriga ainda mais complexa, revelando seus lados ambíguos e perversos.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Trata-se de uma transposição bastante livre em sua mise-en-scène, que incorpora no cenário elementos modernos, abre-se a improvisos humorísticos e coloca a ação também na plateia e nos camarotes do teatro.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Ainda que o resultado por vezes possa soar moroso ou mesmo irregular, difícil encontrar aquele que ousaria discordar do seu maior acerto: o casamento perfeito que promove entre intérprete e personagem, criador e criatura como um só, mesmo sendo tantos.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Unindo teatro, cinema, literatura e piscando o olho ao espectador para que participe da brincadeira, o diretor explora com bastante ironia nuances de seu herói amoral e, para a sensibilidade moderna, um tanto machista.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Ely Azeredo

“Variações de Casanova” seria mais atraente sem o incessante balançar da câmera e com menos excessos teatrais do diretor-roteirista Michael Sturminger, autor da peça original. Mas provavelmente não teria sentido sem o extraordinariamente versátil John Malkovich.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Edu Fernandes

Uma proposta ousada que consegue criar boas passagens entre cenas e misturas de linguagens artísticas. Por outro lado, os alongados números musicais apresentados no teatro lisboeta deixam o filme hermético para os espectadores que não estão habituados à ópera.

A crítica completa está disponível no site Preview

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

"Variações de Casanova" é o tipo de filme que parece estar a todo momento piscando para o espectador e sussurrando em seu ouvido: "Olha só, mais uma camada! Mais uma referência! Veja como sou esperto".

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo