A Teoria de Tudo
    • New York Times
    • Critikat.com

Cinemascope

por Sttela Vasco

Pode-se dizer que "A Teoria de Tudo" é um filme sobre a vida e também sobre o amor e a superação. Não se trata de contar a história de Stephen Hawking, mas sim mostrar como a força de vontade de uma mulher o ajudou a não desistir e se superar.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

Apesar do esquema quadrado e que engessa bastante o roteiro, o filme tem a sua grande força nos dois protagonistas que num bailar concatenado nos convidam a desfrutar de sua sinfonia afinada.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O filme é amável [...] Assim como Hawking é muito mais do que um corpo deformado, o trabalho de Redmayne ultrapassa a fisicalidade, o aspecto externo, e é rico em transmitir sentimentos até sem palavras, por olhares e mímica expressiva. Mais do que o aspecto exterior, o ator constrói interioridade.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Screen International

por Tim Grierson

Baseado em atuações estelares de Eddie Redmayne e Felicity Jones, este drama às vezes flerta demais com o "filme de qualidade" autoconsciente, mas de modo geral ele faz um retrato comovente, agradável e triste sobre o casamento...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Catherine Shoard

Este é um filme com senso ético e notável compaixão. É verdade que existe algo predatório sobre a enfermeira que se envolve na relação dos dois, mas de maneira geral o filme lida com emoções com o mesmo cuidado que ele lida com a matemática.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Justin Chang

Eddie Redmayne e Felicity Jones apresentam atuações maravilhosas no sensível drama de James Marsh [...] O diretor tenta encontrar aplicações íntimas, pessoais às grandes buscas cósmicas de Hawking.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

O filme não perde de vista o notável esforço de Hawking em explorar teorias ambiciosas, em torno da origem do universo e do início do tempo. Embora se dê uma ênfase um pouco exagerada à sua falta de fé religiosa, terreno de disputa com a mulher.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rolling Stone

por André Rodrigues

A direção de James Marsh busca nos movimentos circulares e na luz de Cambridge as imagens capazes de organizar o caos que é o Universo (e o amor). Eddie Redmayne, em um trabalho primoroso e antológico tanto na parte física como emocional, deixa seu personagem cheio de nuances usando apenas o olhar.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Chicago Sun-Times

por Christy Lemire

Eis a triste e frustrante ironia de "A Teoria de Tudo": a cinebiografia de uma das pessoas mais brilhantes da história do planeta [...] é contada do modo mais seguro e convencional que se possa imaginar.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Daniel Reininger

Embora seja agradável de assistir e tenha bons momentos, "A Teoria de Tudo" se aprofunda demais num relacionamento melodramático e sua narrativa sofre com isso.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

[...] mesmo não sendo um dos trabalhos mais inspirados de James Marsh, soando no fim das contas como uma típica biografia-inglesa-água-com-açúcar, este “A Teoria de Tudo” está longe de ser um filme sem alma, pelo contrário, exala humanidade em sua atmosfera.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] uma cinebiografia tímida sobre uma figura que merecia bem mais do que servir apenas de vitrine para um ator obviamente talentoso. E, no final das contas, este é o grande pecado do longa: criar mais interesse pela performance de Eddie Redmayne do que pelo notável homem que a inspirou.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineplayers

por Cesar Castanha

"A Teoria de Tudo" é um melhor filme sobre casamento, e suas particulares dificuldades em circunstâncias difíceis, que sobre um físico famoso. Não sei o quanto desse rumo é iluminado pela presença cativante de [Felicity] Jones...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Estado de Minas

por Mariana Peixoto

O filme se mantém distante, fazendo com que nenhum dos dramas dos personagens se aprofunde. Não se vê uma grande crise de Hawking devido à doença; a crise conjugal é apenas desenhada. É um belo retrato de um homem admirável, mas não sai da superfície.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Folha de São Paulo

por Reinaldo José Lopes

Se a aparência e a personalidade dos protagonistas da história real foram recriadas com capricho, não dá pra dizer o mesmo sobre a ciência que celebrizou Hawking.  [...] A sensação é que o filme acaba seguindo as soluções mais fáceis e abraçando os clichês ao falar da ciência.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

É o filme mais emotivo e um dos mais bem acabados dessa leva do Oscar. Tudo nele é correto, cada detalhe está no lugar. [...] Mas esse cuidado em acertar faz de “A Teoria de Tudo” um filme pouco ousado, às vezes insosso.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Thiago Romariz

É bonito, bem escrito e filmado, não há dúvida. O retrato da vida desse gênio, porém, tão rara e milagrosa quanto ele próprio define, poderia trazer mais dúvidas e menos certezas.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

É uma bela história de amor, antes de mais nada, com alguns toques acinzentados que deixam a obra do diretor inglês James Marsh um pouco mais interessante, ainda que convencional sob muitos aspectos.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Um filme bonito, com imagens idílicas de Oxford, uma trilha musical muito delicada de Johann Johansson [...] Gosto menos do roteiro do filme que segue a regra, apresentando o herói dentro de sua normalidade ate quando aparecem os sinais da doença...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

"A Teoria de Tudo" é um conto sólido e devidamente tocante [...] No entanto, se os baixos inconsistentes são, felizmente, poucos e distantes entre si, os pontos altos também não são muito mais freqüentes. Assim, é um tanto decepcionante para os fãs de James Marsh.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

O ângulo escolhido, evidentemente, é a vida amorosa do sábio. [...] Este calendário de estações do coração beira o kitsch: quando a casta primeira esposa começa a se apaixonar pelo músico da igreja, o filme se aproxima do melodrama barato.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Daniel Feix

A beleza delicada de Felicity Jones serve à personagem, que surpreende ao se revelar, aos poucos, mais forte do que sua aparência sugere. A presença dela em cena constitui um ponto alto do filme, embora o que chame mais a atenção seja a transformação de Redmayne...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por Bruno Porciuncula

[...] a história entre os dois soa fria, apesar dos cuidados e da dedicação de Jane. Faltam momentos marcantes, transformando "A Teoria de Tudo" em um longa-metragem que seja facilmente esquecido.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Gazeta do Povo

por Cristiano Castilho

Uma narrativa clássica e bonita, embora fragilizada pela pouca profundidade com que trata os conflitos que se seguem. [...] Se a guerra fabulosamente irônica que [Hawking] travou com o tempo, justamente uma de suas paixões, quase ficou com cara de novelão, é porque tem algo de errado aí.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

New York Times

por A. O. Scott

É em mostrar a aplicação dessa inteligência [de Stephen Hawking] que "A Teoria de Tudo" cai no buraco negro das banalidades biográficas. [...] O grande problema é que James Marsh [...] parece incapaz de capturar o espírito e a energia da investigação científica.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Critikat.com

por Benoît Smith

O filme adota a postura mais branda possível, até se tornar conservador (mesmo quando descreve pessoas nada conservadoras). No fundo, ele não encontra nada, absolutamente nada a dizer sobre o que quer que seja relacionado ao seu tema.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com