La Jaula de Oro
    • Folha de São Paulo
    • Screen International

Cineweb

por Neusa Barbosa

"La Jaula de Oro" expõe uma chaga aberta, um círculo vicioso de pobreza, criminalidade e indiferença, repetindo-se incessantemente por estradas sem proteção nem lei, cujos viajantes não têm rosto, nem direitos, nem nomes lembrados.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O diretor evita todas as ciladas comerciais que o levaria a adocicar relatos que dificilmente terminam num mar de rosas. Enfrenta, corajosamente, as consequências das premissas que propõe sobre a migração forçada de jovens inexperientes em busca de sonhos ilusórios.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

Existe algo típico de Ken Loach neste drama duro, empolgante e cheio de suspense. [...] Quemada-Diez encontrou três excelentes atores não profissionais para os papéis principais.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Frédéric Strauss

Uma condição de vida desumana que o filme trata, aos poucos, com o respeito necessário. Com um rigor e uma sensibilidade tão notáveis que nós temos o sentimento de ver este tema pela primeira vez.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Embora demore um pouco para despertar afeto pelos personagens, esta jornada tem um impacto poderoso, encorajando a plateia - especialmente americana - a reavaliar a maneira de olhar os imigrantes ilegais.

A crítica completa está disponível no site Variety

Papo de Cinema

por Willian Silveira

Com uma sensibilidade rara, "La Jaula de Oro" toca em um ponto delicado da vida de milhares de pessoas. Símbolo máximo desse cenário é a imagem do trem, desumanamente carregado, levando tanta gente para o incerto.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Critikat.com

por Camille Pollas

Seria preferível uma radicalidade ainda mais forte, que teria diminuído o papel dos símbolos muito presentes no final [...], e também a tentação voyeurista na relação ao mal, o único defeito da direção, que registra inutilmente o sadismo dos "malvados".

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Diego Quemada-Díez não faz um "filme de pobres coitados". Ao contrário: é um filme de valentes [...] Um filme que nos consegue aproximar desse mundo tão falado e tão ignorado consegue muito mais do que nada.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Screen International

por Fionnuala Halligan

"La Jaula de Oro" tem uma indiscutível aparência de realidade [...] O diretor poderia provavelmente ter cortado algumas das primeiras sequências, já que o filme tem a tendência a se arrastar.

A crítica completa está disponível no site Screen International