Tim Maia
    • Críticos.Com.Br
    • Folha de São Paulo

A Tarde

por Adalberto Meireles

Vem se juntar a "Dois Filhos de Francisco" como um dos melhores desta safra de biografias que tende a se tornar um filão, assim como os documentários e os musicais no teatro.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

No conjunto de delícias que o filme proporciona, um elemento bem saboroso é justamente o lado do ídolo que o grande público desconhece. A juventude no bairro da Tijuca com direito a uma bandinha de paróquia, sua incursão na TV Tupi pelo programa “Clube do Rock” e a viagem edificante, mas também transgressora, à Nova York.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Essa é uma obra minuciosa, digna das melhores biografias, num aspecto técnico e de atuações. [...] Seu ponto fraco, que promete não incomodar muito, é a estrutura básica de qualquer filme do subgênero no qual é montada e o teor didático.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"Tim Maia", de Mauro Lima, saiu melhor que a encomenda. É um dos poucos casos, a meu ver, em que o cinema conseguiu captar e reverberar a potência da arte de seu personagem.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Omelete

por Marcelo Forlani

A reconstituição histórica das ruas e figurinos e o drama todo por que Tim Maia passou são apresentados de forma hollywoodiana. E se George Sauma pesa demais a mão na sua imitação de Roberto Carlos, tanto Robson quanto Babu acertam o tom...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Com notório esforço para dialogar com o grande público sem radicalizar no registro mais sombrio e nem derrapar no sentimentalismo moralista, combinando humor, drama e música espetacular, o filme resulta em um tributo afinado que, provavelmente, receberia o aval do exigente Tim.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Júlia Fernandes

A produção visa mostrar a verdade nua e crua sobre a pesada trajetória do cantor e sua inconsequência para aproveitar a vida em detrimento da carreira.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

O filme é eficiente em não satanizar os aspectos mais controversos de sua personalidade, o que é um mérito de seus dois excelentes intérpretes. Babu Santana até se arrisca, e se dá bem, interpretando com a própria voz algumas canções...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

É uma cinebiografia absolutamente esquemática, da qual estamos acostumados a ver nas produções Globo Filmes [...]. Poderia ser vista como careta. É deveras cuidadosa e descreve bem sua história, mas está longe ter a fúria e o poder do cantor.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Correio Braziliense

por Ricardo Daehn

Bem emoldurado, com rigorosa direção de arte de Cláudio Amaral Peixoto, "Tim Maia" segue eficiente andamento de pouco risco, comum às biografias – em que há narrador em canal direto com a plateia. O problema é que insiste demais na, pouco a pouco, cansativa fórmula da comunicação.

A crítica completa está disponível no site Correio Braziliense

O Globo

por Mario Abbade

Apesar do resultado irregular, trilha, maquiagem e figurino são dignos de nota. No elenco, Babu Santana e, sobretudo, Robson Nunes, o Tim mais jovem, se destacam. Seus companheiros de cena, no entanto, soam mais caricaturas do que tipos convincentes.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Mauro Lima faz de "Tim Maia" um filme correto, porém sem coração. Está tudo lá, mas a sensação que fica é de que a soma dos fatores é menor do que cada um deles em separado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[Mauro Lima] colocou Cauã Raymond de narrador, não caprichou especialmente no visual (por vezes feio), mas o filme vai pegando ritmo e fôlego e se aproveita do ritmo contagiante de Tim.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Críticos.Com.Br

por Marcelo Janot

A sensação que o filme deixa [...] é a de desperdício de uma biografia fascinante tanto no aspecto humano quanto musical. Não nos permite entender por que Tim Maia foi um talento singular de nossa música e nem dá conta da sua complexidade humana.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Da primeira à última cena de "Tim Maia", não assistimos, mas escutamos um narrador contar uma história, por meio de uma voz "over" que anuncia, rememora, explica e quase impede o personagem principal de existir.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo