Alemão
    Você assistiu Alemão ?

Camilla M.
    Camilla M.

Enviada em 16 de outubro de 2014
    Acredito que muitos dos que foram assistir pensaram que era uma nova versão de Tropa de Elite, mas não foi isso; claro que existe tiro, porrada e bomba mas não em um nível exagerado. O filme tem um enredo não tão bem amarrado e não tão crítico mas ainda assim legal, contém um elenco excelente, e cenas que te faz ficar agoniado entretanto o longa não se tornou memorável, tornou-se simplesmente bom.
    Enviada em 18 de setembro de 2014
    Talvez,o cinema nacional viva grandes repetições de histórias em seus filmes.Alemão,traz novamente aquilo em que o brasileiro já está bem acostumado a ver nos filmes feitos por aqui.Mesmo sendo uma história verídica, a história de Alemão traz de novo,favelas,tiros,traficantes,policiais e muito,mais muito xingamentos.Por parte de todo o elenco,não poupando ninguém de atuar nessas certas partes.O bom do filme,é que ele refresca a memória de quem tinha esquecido a história verdadeira.Trazendo alguns "flash back",com cenas de reais do novembro de 2010.A verdade ,é que o filme começa bem morno.Não favorecendo em nada os personagens envolvidos.Também se mostra bem pouco de cada um ali.Começa a ficar interessante ali,após a metade.Onde se pode ver boas cenas de suspense bem criado.Méritos do elenco,que traz os fantásticos,Caio Blat,Octávio Muller,Milhem Cortaz,Gabriel Braga Nunes e Marcelo Mello Jr,que encabeças a turma encurralda e nos transmite bastante tensão.Já Cauã Reymond e Antonio Fagundes,apenas encheram linguiça.
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 25 de julho de 2014
    O Rio de Janeiro sofre há muito tempo com a violência que vem dos morros, porém algumas vezes a violência em vez de vir de cima para baixo as vezes vem de baixo para cima. Com uma política de segurança voltada para a pacificação nas comunidades a chance de ter um lugar com melhorias significativas é evidente. A entrada da polícia seria um quesito em que a comunidade se sentiria mas segura, porém esses senhores de boa vontade acabam realizando ações duvidosas que acabam deixando de construir algo concreto para a comunidade.
    O filme narra a história de cinco policiais que foram infiltrados no Complexo do Alemão pelo Serviço de Inteligência do Estado antes da invasão das forças policiais para a instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), devido ao lugar ser de difícil ocupação. Quando eles são descobertos pelos traficantes ficam sitiados a espera de um confronto com os traficantes ou do resgate pelas forças armadas.
    Através da montagem inicial em que uma emissora de televisão narra a invasão ao Complexo do Alemão tomamos conhecimento do começo da operação. Apesar de ser importante para pontuar o início do filme e dar conhecimento as pessoas que não sabem o que acontece no Rio de Janeiro, esse início acaba por não contribuir para os acontecimentos do filme. O começo pontua o início da invasão, mas durante o filme parece que a invasão está na iminência da acontecer. Os traficantes parecem não se preparar para a invasão e sim dá a impressão de que só matar os policiais infiltrados é o objetivo deles.
    Isso nos leva ao roteiro que tem um ponto de virada frouxo, pois a informação que seria tirada do morro é totalmente desnecessária de estar lá. Ter essas fichas dentro da comunidade é impensável e absurdo. Qual é a importância de retira-las lá de dentro já que deviam estar escondidas? Além disso não há nenhuma informação para auxiliar a invasão. No desenvolvimento da história ainda fica-se mais em dúvida em relação a importância dos infiltrados no morro, pois parece que uma informação de extrema importante não chega até a força policial que irá invadir o Complexo do Alemão.
    O diretor José Eduardo Belmonte acerta ao filmar em um espaço pequeno, com os personagens tomando grande parte do quadro pois a impressão de estarem em um lugar apertado é enaltecido por essa maneira de filmar. O filme se desenvolve em grande parte nesse lugar e mantém um ar de tensão, fazendo com que fiquemos realmente apreensivos com o que pode vir acontecer com os personagens.
    Com um discurso que ao mesmo tempo tenta mostrar que será bom para a comunidade a UPP e que será ruim devido à violência em que a polícia emprega as escondidas o filme tenta sutilmente levantar debates, mas que não consegue ser tanto efetivo. Em uma análise um pouco mais radical diria que há um viés velado sobre a permanência do tráfico na comunidade, principalmente por um chefe do tráfico que parece sentir o peso de ser o líder. Quando discorre sobre ter deixado seu amor em prol da vida que tem, soa um tanto falso. A extrema necessidade de tentar mostrar que ele queria ser bom (vide uma de suas frases finais) acaba por irritar um pouco. Assim, sinto o dever de lembrar que ele já deve ter mandado fazer e realizado barbaridades com outros seres humanos
    Através de uma tensão crescente o filme pode se sustentar, mas seu debate ficou um pouco aquém do esperado e ao sair das quase duas horas facilmente será mais um filme no meio de muitos.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 24 de julho de 2014
    Mesmo sendo quase inteiramente filmado em um local só, Alemão consegue criar tensão suficiente para divertir. Tudo isso graças ao bom roteiro e principalmente das atuações. Muito Bom!
    Kimoto F.
    Kimoto F.

Enviada em 17 de julho de 2014
    filme ridiculo perdi essas horas da minha vida assistindo isso pensando que ia melhorar,riiiiidddddiiiiicccuuuulllo coitado dos atores que tiveram de pagar este mico pior anida antonio fagundes,um lixxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxoooooooooo
    Luiz Alexandre
    Luiz Alexandre

Enviada em 16 de julho de 2014
    Um bom suspense claustrofóbico e tenso. E só. Destaque para o ótimo Milhem Cortaz que incorpora seu personagem e se sobressai perante os demais. Cauã Reymond não convence como bandido e até mesmo Antonio Fagundes faz um papel sem expressão. Os atores que compõe o bonde do tráfico também são muito “mecânicos”, não conseguem nos passar a verdadeira realidade de como age a bandidagem. Apesar de tudo, dá para assistir, pois nos passa uma bela crítica ao cenário político carioca e nos prende até o final para saber o desfecho dos cinco policiais infiltrados.
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 16 de maio de 2014
    Pelo potencial da título e do assunto esperava mais deste filme..
    Tainá R.
    Tainá R.

Enviada em 16 de abril de 2014
    Filme que não passa do lugar-comum do estereótipo de favela, traficantes e heroísmo da polícia. Os personagens são extremamente rasos, a atuação é fraca e Cauã Reymond não convence como chefe do tráfico, assim como Caio Blat não convence como policial. A fotografia é escura demais e o filme é demasiadamente lento. Definitivamente, não é uma boa escolha.
    Íris A.
    Íris A.

Enviada em 12 de abril de 2014
    Realmente só quem esteve no dia desta operação sabe o que é ter medo. Ao ver este filme, percebi que ao meu redor algumas pessoas estavam chorando. Imaginem se estivessem neste dia?! Filme que prende sua atenção e mostra bem a realidade nos morros e suas facções.
    Marcelo F.
    Marcelo F.

Enviada em 9 de abril de 2014
    adorei e apura realidade so quem conhece sabe avida como e nas comunidades e o dezenrrolar nas cadeias e no mundo da policia vale apena ver mais comentem para que possam fazer a segunda edição do dia dia dois moradores apos a UPP