Acima das Nuvens
    • Screen International
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Ele [Olivier Assayas] traz à discussão o contraste da atuação e imersão no papel de antigamente com a imersão voyerista na vida privada do culto às celebridades, que às vezes importa mais do que os papéis que interpretam e impulsionam carreiras. Escândalos impulsionam carreiras. E o elenco certo foi escolhido para brincar com isso...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Critikat.com

por Carole Milleliri

A elegância imagética de "Acima das Nuvens" revela a força das atrizes dirigidas com grande precisão. Embora o filme questione a violência dos desejos femininos (de ser, de permanecer, de tornar-se, de possuir...), ele também expõe o desejo delicado do cineasta por suas atrizes.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Uma característica dos melhores roteiros de Assayas [...] que cenas “sem importância” [...] surjam como na vida, no dia-a-dia vivido fora dos roteiros, peças, filmes, romances etc. É assim que momentos fascinantes do filme se passam.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Binoche é um fenômeno, se movendo de uma emoção a outra como quem passa do quarto para a sala [...] Mas ainda mais espantosa é a naturalidade com quem Stewart assume seu papel, deixando pouco para as plateias mais levianas lembrarem dos seus anos em "Crepúsculo"...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Revista Interlúdio

por Cesar Zamberlan

Sutil, irônico e “levemente denso”, Acima das Nuvens, é um filme de atrizes e de um diretor cada dia mais maduro. De um realizador que, como a atriz do filme, precisa se reinventar para sobreviver diante de um tempo que envereda, cada vez mais, por narrativas esvaziadas de subcelebridades...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Télérama

por Frédéric Strauss

Embora seja um olhar impiedoso, ele é feito com profundidade meditativa, quase com doçura. O filme tem a amplitude de um grande mosaico de personagens, que mudam aos poucos de posição, levados por uma mudança mais ampla: o tempo que passa.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinemascope

por Luciana Ramos

Lento, gradual e introspectivo, "Acima das Nuvens" é uma obra com um quê de Ingman Bergman que, através dos questionamentos existenciais da sua protagonista, propõe um olhar sensível sobre a construção psicológica de um ator...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Zero Hora

por Daniel Feix

No alto das montanhas, longe das questões mais mundanas, superficiais, elas pairam acima das nuvens – imagem que serve de síntese das dualidades que formam este belo filme.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por Adalberto Meireles

Dividido em dois atos e um epílogo demarcados por fades, "Acima das Nuvens" é um filme profundo, mas essencialmente bem-humorado, de um traço sutil e refinado na elaboração de um discurso que, por mais paradoxal que pareça, busca o equilíbrio em todas as coisas, sobretudo entre juventude e a maturidade.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

O filme deve o seu sucesso à direção de Assayas, clássica e mineral, baseada na serenidade das montanhas suíças e no descanso pastoral de Anders. [... Assayas demonstra] uma rapidez e uma eficiência narrativa como nunca havia feito antes.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

CineClick

por Gustavo Assumpção

Juliette Binoche mostra grande forma aos 50 anos e dosa bem as emoções e dúvidas dessa atriz. Longe do estrelismo superficial, a personagem criada por Assayas parece servir para manifestar a inversão de valores que parece incomodá-lo.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Arthur Grieser

Poderoso e instigante, “Acima das Nuvens” é daquelas obras atemporais e de temática universal, que bate em qualquer um de nós que um dia acorda, olha no espelho e se dá conta de o tempo passou e não somos mais o que um dia já fomos e muito menos aquilo que um dia sonhamos ser.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineplayers

por Heitor Romero

Nesse maravilhoso insight metalingüístico, [o diretor] se reafirma como um dos mais inventivos e relevantes artistas da atualidade. Com a morte de Alain Resnais nesse ano, não seria equivocado, ainda mais depois deste filme, colocar Olivier Assayas como o nome mais interessante do cinema francês.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinepop

por Georgenor de Sousa

Ponto alto do filme é o jogo de espelhos em várias camadas. [...] O segundo jogo de espelhos é extranarrativo. Ora, ou não temos em cena o "confronto" entre a veterana Juliette Binoche e as novatas Kristen Sewart e Chloë Grace Moretz?

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de Minas

por Carolina Braga

O longa [...] é um exercício de metalinguagem. Como tal, é cheio de sutilezas que demandam uma postura mais presente do espectador. A arte da interpretação, o processo criativo de um ator é tão protagonista deste roteiro quanto a Enders de Binoche ou a Valentine de Stewart.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

O Globo

por André Miranda

Uma “ficção” em que as pessoas envelhecem e precisam lidar com a crueldade do tempo. Uma em que celebridades são perseguidas o tempo todo por fãs e jornalistas, mas se alimentam desse circo. [...] É uma ficção bem real.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

"Acima das Nuvens" é um filme que elabora questões complexas mas se contenta com soluções imediatas. Ainda assim, o jogo de duplos se sustenta, e talvez o melhor deles seja o da vida "real" em oposição à vida "acima das nuvens".

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É um filme muito feminino, muito ator, muito teatro, muito falado, discutido, mas não resolvido. Por isso eu achei muito interessante e profundo. Mas acredito que deva ter assustado grande parte da plateia.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Xan Brooks

Embora o filme de Assayas não consiga ser uma grande obra de arte, ele é pelo menos construído de maneira muito elegante, e interpretado com convição, como a refilmagem sofisticada de um material fraco.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Por vezes sem muita substância e profundamente dramático, esse estudo de personagem em língua inglesa de Olivier Assayas se beneficia muito das magnéticas e espontâneas atuações principais.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

Embora ele pareça ser muito simples em sua superfície, "Acima das Nuvens" transforma-se em uma metaficção multifacetada e feminina, forçando todas as envolvidas - incluindo as novas estrelas Kristen Stewart e Chloe Moretz - a atingirem um nível mais alto.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Alysson Oliveira

O filme-dentro-do-filme estrelado por Jo-Ann é artificial, frágil, pode ser lido até como um pastiche. Mas esse, por natureza, é esvaziado, e o efeito contamina “Acima das Nuvens”, uma obra que, ao seu modo, diagnostica o nosso tempo, mas, muitas vezes, se contenta apenas em olhar...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Parece que Assayas está evoluindo para uma direção um tanto acadêmica, que lembra mais o François Truffaut de "A Noite Americana" (1973) do que o Assayas de "Carlos" (2010): tem classe, mas falta algo de realmente vivo ali, tão vivo quanto as magníficas sequências iniciais do filme.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

Está destinado a ser um daqueles filmes que, tendo dividido a crítica de imediato, será redescoberto por espectadores dispostos a vasculhar suas profundezas e as idéias de Assayas sobre o realismo, o mundo em rápida mudança, o público em movimento e o cinema em mutação.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Fionnuala Halligan

Se alguém ainda precisar de provas do imenso e duradouro talento de Juliette Binoche, Assayas o constrói neste filme. [...] "Acima das Nuvens", entretanto, é um filme para poucos, cujas cenas artificiais podem alienar tanto quanto seduzir.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Pierre Murat

Nada, entre a atriz e sua assistente [...] desperta qualquer emoção. Nem ambiguidade. O vazio entre elas, criado pelo diretor, provoca apenas o tédio: elegante, sem dúvida, mas duradouro. A peça que elas encenam também não ajuda: é um sub-Ibsen para espectadores masoquistas.

A crítica completa está disponível no site Télérama