O Juiz
    • The Guardian
    • Gazeta do Povo

Almanaque Virtual

por Lena Cavalheiro

Este idoso aparentemente indefeso [Robert Duvall], uma ovelha sob pele de lobo, fica à mercê de [Robert] Downey para juntos fazerem pingue pongue prazeroso com os espectadores.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Arthur Grieser

[...] é comovente ver um artista consagrado como Robert Duvall, no alto de seus 83 anos de idade, se entregar com tamanha paixão e competência a um papel, conferindo uma força contagiante na construção da sua relação com o personagem de [Robert] Downey Jr.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Leonardo Campos

"O Juiz" não é apenas um filme do subgênero “tribunal”, mas uma narrativa que dialoga com dramas familiares, sendo assim, um enredo cheio de histórias paralelas, orquestradas com bom humor e um excelente trabalho de direção de David Dobkin

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Em certos filmes, existe algum momento específico, um efeito ou procedimento inesperado, que pode sintetizar a trama com perfeição. Um movimento de câmera simples e eficiente concentra as principais linhas de força que percorrem "O Juiz".

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Variety

por Justin Chang

Alguns elementos parecem mais verdadeiros que outros nesta ambiciosa mistura de melodrama sobre uma família conturbada e drama de tribunal, mas todos eles são mantidos em boa forma pela química feroz entre dois Roberts (Duvall e Downey Jr.)...

A crítica completa está disponível no site Variety

A Tarde

por Adalberto Meireles

O Juiz é um exemplar do cinemão hollywoodiano. Há inserções criativas com o modelo escolhido para marcar a volta ao passado, por meio do irmão mais novo, especial, que filma desde cedo os encontros da família. Mas é como a vida, cheia de embates, clichês e cenários de novela.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Susan Wloszczyna

Você pode sentir claramente o toque de paixão por trás desse projeto saltando da tela. [O diretor David] Dobkin, cujo pai era advogado, passou vários anos em busca dessa oportunidade de provar a si mesmo como perito tanto em assuntos tolos, como sérios.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

CineClick

por Daniel Reininger

Tudo em "O Juiz" é feito para arrancar lágrimas do espectador. O roteiro possui forte carga emocional [...] O longa só funciona mesmo quando evita forçar a barra para fazer rir ou chorar, momentos de sobriedade existentes apenas no tribunal.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Este elenco faz de "O Juiz" senão uma obra madura, pelo menos sensível e, possivelmente, dilacerante para aqueles que se identificarem com a mensagem final edificante.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Omelete

por Érico Borgo

O drama é um amálgama de subgêneros consagradíssimos, como o filme-de-tribunal, o filme-de-família e o filme-de-volta-pra-casa. Mas apoia a mistura com o charme e o carisma de Downey Jr. e Duvall, cujas altercações frequentes mantêm a experiência positivíssima...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] é um filme à moda antiga, em cima de dois excelentes atores, uma metragem farta e as necessárias intromissões familiares. Não sei de vocês, mas para mim isso mais do que me as satisfaz. Nada espetacular, mas um bom momento dramático.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Mark Adams

"O Juiz" tem profundidade e emoção através das atuações bem conduzidas de Robert Downey Jr. e Robert Duvall, mas embora seja comovente e reflexivo em alguns momentos, ele nunca encontra o equilíbrio entre [drama familiar e suspense de tribunal]...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Estado de Minas

por Carolina Braga

Embora reuna todas as tensões convencionais dos filmes de tribunal, "O Juiz" é mais interessante quando fala das íntimas e afetivas leis familiares do que propriamente das leis da sociedade. Talvez por isso, a interpretação dos atores chame tanto a atenção.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

O Globo

por Rodrigo Fonseca

O clima de instabilidade emocional entre os dois promete, nos primeiros embates, uma jornada de redenção afetiva e uma ode ao amor familiar. Porém, tais promessas acabam afogadas em um conservadorismo político em excesso e uma pilha de clichês.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"O Juiz" é tão tedioso e óbvio que perde feio até em comparação com qualquer episódio das inúmeras séries televisivas sobre o tema que pululam pelos canais de tv à cabo. De provocar bocejos, literalmente.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Guardian

por Catherine Shoard

"O Juiz" pretende ser um grande filme de tribunal, uma fábula de vingança e traição, de tensão de classes e doença crônica, integridade civil contra orgulho pessoal. Mas ele é uma bagunça de tons, que às vezes trata os seus temas de maneira doce e infantil, e às vezes os expõe com severidade.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Gazeta do Povo

por Daniela Zanella

O Juiz [...] é desses filmes que não chegam a ser terríveis, mas irritam de maneira contundente por sua aura pretensiosa e ambições estéticas, naturalmente, não cumpridas: o popular embuste.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo