A Memória que Me Contam
    • Instituto Moreira Salles
    • Zero Hora

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Homenagem não só à Vera Sílvia, mas a todos que enfrentaram a ditadura e foram por ela destruídos, "A Memória que me Contam" é uma pequena obra-prima que toca não só por seus méritos artísticos, mas também políticos.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Sonhos coletivos e projeções esperançosas são os ingredientes que acabam abrindo espaço de diálogo entre estes maduros ex-militantes e seus filhos, a nova geração [...]  Força e lirismo estão entre as qualidades desta narrativa, cheia de humanismo e importantes reflexões.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinema com Rapadura

por Bruno Maranhão

Em meio ao debate sobre a falência das utopias, sobre a liberação sexual e sobre a construção de mitos, refletimos um pouco sobre um país dito sem memória e aprendemos a lidar um pouco melhor com ela por meio da dor, do amor, e do riso.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

O Globo

por Ely Azeredo

A cineasta não deletou suas convicções ideológicas. Porém, sem esquecer traumas da guerrilha e da repressão, dramatiza seus reflexos nas figuras (ficcionais) de companheiros que reagem de formas diversas às mutações das últimas décadas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Lúcia fez uma obra intimista, em que não esconde a culpa por ser "uma sobrevivente" e ainda abre espaço para a geração seguinte, da liberação sexual e da indiferença política.

A crítica completa está disponível no site Preview

CineClick

por Roberto Guerra

"A Memória que me Contam" me fez repensar em o quanto nosso cinema ainda tem dificuldades de contar a história de pessoas, seu dia-a-dia e vivências, e, ao mesmo tempo, falar de política com naturalidade e sem um tom solene e didático, que no filme de Murat é mal disfarçado.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Como o fardo é um tanto pesado, não espanta que o filme sofra entraves em certos momentos. Mais ainda porque a autora, se tem o privilégio de conhecer por dentro todo o processo, parece às vezes ter seus problemas de distanciamento.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Em definitivo, o jogo do poder não acabou para Murat. E o cinema é um instrumento dessa luta. [...] Por vezes, no entanto, o cinema escapa a esse discurso de poder, momentos em que o filme se torna mais interessante.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"A Memória que Me Contam" é um acerto de contas legítimo, necessário e oportuno, que traz em sua própria textura as marcas (eu quase dizia as chagas) de sua excessiva aproximação com um objeto ainda ardente, espinhoso, radiativo.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Zero Hora

por Marcelo Perrone

"A Memória que me Contam" aborda temas – alguns deles de forma premonitória – quentes no Brasil contemporâneo: do episódio Cesare Battisti à Comissão da Verdade. [...] O painel de interesses do filme é amplo, e talvez resulte dessa ambição a irregularidade da narrativa.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora