One Direction: This Is Us
    Ruim
    One Direction: This Is Us

Banda de plástico

por Francisco Russo

Idolatrar uma boy band não é fenômeno exclusivo da juventude atual. Quem hoje tem em torno dos 40 anos lembra bem do sucesso dos Menudos e Dominó nos anos 1980. New Kids on the Block, Backstreet Boys, N'Sync e outros tantos seguiram esta mesma linha dos grupos formados por garotos bonitos que subiam ao palco com suas variadas coreografias e músicas chiclete. Olhando sob esta ótica, One Direction é apenas a bola da vez e, diante disto, é até compreensível a histeria das fãs. O grande problema do documentário One Direction: This Is Us é a imensa artificialidade de tudo que é exibido na tela, moldada de forma a aparentar - enganar? - uma normalidade minuciosamente programada pelo marketing em torno da banda.

Senão vejamos... Bem no início do filme os rapazes da banda se glorificam de serem diferentes das demais boy bands por terem atitude e não dançarem coreografias no palco, mas logo em seguida é exibido o trecho de um show em que eles fazem uma... coreografia! Lá pelas tantas o One Direction vai a um país africano para uma dose de propaganda humanitária, com a exaltação de quem doaram o valor que seria gasto na produção de um videoclipe - sim, é isso mesmo, eles ganham fortunas por shows mundo afora e ainda contam vantagem pela doação do custo de um mísero videoclipe! Para completar, o documentário ainda solta a pérola de que a One Direction é a vanguarda da música mundial. Tá certo...

Além destes absurdos, há os bastidores da banda. E o que se pode deduzir ao longo dos 92 minutos de duração é que os cinco integrantes nada mais são do que crianções, com direito a brincadeiras bobas entre eles e as pessoas à sua volta. Mas este é o diferencial da banda, o documentário insiste, eles são autênticos! Ok, podem até ser em parte, mas a insistência em mostrar o quanto são descolados - em alguns casos com cenas "naturais" extremamente falsas - agrada em cheio ao marketing da banda, que tenta se distanciar - apenas tenta - das críticas recebidas por todas as boy bands anteriores. A One Direction não é nem um pouco diferente dos casos anteriores em relação a formato, apenas tem seu comportamento adaptado para a geração internet do século XXI. Mas se vende como se fosse algo realmente único!

Quem é fã da banda tem boas chances de gostar muito de One Direction: This Is Us. Afinal de contas, ele é bem produzido, conta de forma didática como a banda nasceu e se tornou um sucesso mundial, tem várias cenas de shows e mais ainda de bastidores, com cada um dos rapazes se esforçando para trazer simpatia e bom humor. Entretanto, quem deixa de lado a histeria típica do fã - e atire a primeira pedra quem nunca foi fã de alguém - perceberá que o documentário nada mais é do que um produto de divulgação da One Direction, muito bem calculado pelo marketing da banda. A impressão que fica é que todos são de plástico, cuidadosamente treinados para dizerem frases supostamente espirituosas e até ingênuas diante das câmeras, mas sem qualquer verdade. É esta artificialidade, aliada às seguidas tentativas de incutir na mente do espectador algo que a banda não é, que torna este documentário conceitualmente ultrajante. O único mérito vem do lado técnico do filme, especialmente pelo uso do 3D para criar uma espécie de realidade ampliada das imagens que surgem no telão da banda ao longo dos shows. Por mais que o resultado por vezes seja duvidoso, a iniciativa é interessante.

• Larissa Alvarenga Dos Santos
      o filme é bom, e sua critica foi um lixo. Você nem se preocupou em saber mais deles, apenas disse baboseiras.