Antes da Meia-noite
    Você assistiu Antes da Meia-noite ?

cassiotrunkl
    cassiotrunkl

Enviada em 15 de julho de 2013
    o filme é bom mas o público feminino tende a gostar mais já que grande parte do tempo os protagonistas ficam discutindo relações.
    Mauricio Y.
    Mauricio Y.

Enviada em 5 de julho de 2013
    Nada soa mais estranho do que chamar esses três filmes tão especiais de "franquia", parece até que estamos falando de fast food ou sei lá. Depois de "Antes do Amanhecer" e "Antes do pôr do sol", mais românticos, "antes da meia noite" mostra o que acontece depois, é mais duro, com os problemas do convívio, da vida real, do tempo se fazendo aparecer na vida do casal. Honesto, e até por isso mesmo muito bonito e comovente. Pra vários, como eu, foi um privilégio acompanhar os filmes no "tempo certo" e ir envelhecendo junto com o casal. Três filmes realizados com um espaço de 9 anos entre eles (1995, 2004 e 2013), sem pressa, feitos com amor, como uma peça feita cuidadosamente à mão, nada daquele cheiro de linha de montagem daquele monte de filmes vazios e todos iguais que são lançados durante o ano todo.
    Glauco O.
    Glauco O.

Enviada em 30 de junho de 2013
    Esse filme se resume em uma longa e tediosa DR (discussão de relacionamento). Eu assisti esse filme porque queria saber como ele iria ter um desfecho sem nunca ter apresentado uma situação problema real. Na realidade, não se apresentam problemas ou soluções, ou qualquer outra coisa além do ordinário e cotidiano de qualquer casal (com a mulher em grave crise de TPM). Se você é crítico de cinema ou um hipster anti-hollywoodiano, bom filme pra você.
    Hedy F.
    Hedy F.

Enviada em 29 de junho de 2013
    "Antes da Meia Noite" é tão bom quanto os dois primeiros filmes, mais uma vez com diálogos inspirados e cenas marcantes que resultam em um duelo avassalador, deixando o público ansioso para saber se os dois realmente ficarão juntos no final do filme, eu nem vou entregar o que acontece, mas digo que assisti quase na ponta da cadeira. O filme é um triunfo do diretor Linklater e dos dois atores, que além de tudo escreveram o roteiro à seis mãos, em um trabalho que é tão maduro quantos seus personagens, com uma dose de romantismo, amargura e um toque de humor.
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 22 de junho de 2013
    Poxa, que decepção... Linklater, dessa vez, não errou feio, mas cometeu alguns equívocos. Ou talvez seja tudo questão de perspectiva. Entretanto, não acho que o filme todo possa ser salvo por isso. Isso tudo porque Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol são duas verdadeiras obras-primas, mas Antes da Meia-Noite infelizmente, fica bem abaixo.

[spoilers]

Não acho que o casal foi estragado, mas existem algumas passagens que poderiam sequer existir no filme. A cena na mesa me irritou profundamente. A necessidade desse roteiro de ter e, principalmente, MOSTRAR os personagens coadjuvante é uma verdadeira lástima. Pra quê? Os outros filmes funcionam tão perfeitamente ao focar em apenas Jesse e Celine, por quê, a essa altura do campeonato, inserir personagens a mais só pra situar os dois protagonistas em sua história na Grécia? Completamente desnecessário. Aliás, a cena do almoço foi uma das coisas mais aborrecidas do filme.

São coisas como essa que me fazem tirar alguns pontos do terceiro filme da franquia do Linklater, Delpy e Hawke. Ainda que o roteiro faça conexões o tempo todo com as cenas iniciais, algumas coisas são verdadeiramente irritantes. Passado o choque inicial de saber que Jesse não foi ao aeroporto em 2004 e resolveu ficar com Celine, a história, enfim, pode se desenvolver bem.

O conflito de casal, a deterioração de um relacionamento que é mostrada aqui se coloca em choque com uma pergunta que casais têm que encarar diariamente, e então, podemos ver a real intenção desses realizadores ao trazer esse filme à tona. Mesmo assim, senti que a história dos filmes anteriores, a história do passado foi um tanto quanto negligenciada por Celine e Jesse. E isso antes de começarem a brigar - mas talvez seja apenas efeito da previsão de Celine no carro, em uma das primeiras sequências.

Com o tempo, o filme melhora. Entramos na vibe atual dos protagonistas, e, finalmente, podemos curtir os diálogos, que também melhoram com o tempo. Tanto Celine quanto Jesse têm sua parcela de culpa nesse desgaste e a todo momento, as situações são expostas, de forma bastante coesa. E termina bem. Ainda que em alguns momentos possa ser visto alguns defeitos de montagem, como numa mudança de ângulo durante a cena da discussão no Hotel de Jesse e Celine, em que a iluminação visivelmente sofre um contraste gigante.

No entanto, senti que o filme não foi muito original. Se os dois primeiros são duas obras que influenciaram diversas outras, esse aqui parece ter chupinhado várias predecessoras que trataram do mesmo assunto. A impressão que tenho é que Linklater, Delpy e Hawke viram Namorados Pra Sempre ou Cenas de um Casamento, e resolveram se inspirar em tais filmes pra trazer ao universo criado por eles pra Jesse e Celine 18 anos atrás. E, me digam, pra quê tantas piadas sem graça de cunho sexual? Isso me lembra, profundamente, "2 Dias em Nova York", ultimo filme, apenas bom, escrito e dirigido pela Julie Delpy que usa e abusa desses mesmos subterfúgios pra fazer graça.

E isso me deixa ainda mais com a certeza de que essa saga não vai acabar aqui. A degradação da relação amorosa voltará a ser filmada, e da próxima vez que pudermos encarar Jesse e Celine vamos vê-los se encontrando após uma dolorida separação. E eu espero que daqui a 9 anos, quando a continuação vier, que chegue reencontrada e de volta nos eixos. Espero, profundamente, que surja com muito mais da essência que os dois primeiros filmes tinham pra dar e vender.

PS: Apesar de tudo isso, é aqui o melhor momento de Delpy e Hawke como atores em toda a trilogia. Irrepreensíveis.
    Wendell_Alves
    Wendell_Alves

Enviada em 19 de junho de 2013
    Filme meloso, é um daqueles filmes que a mulher te arrasta para ver e vc se pergunta "porque eu?"
    denilachat
    denilachat

Enviada em 12 de agosto de 2013
    Sou suspeita quando comento sobre esse filme, sobre essa triologia... Tentando não elevar demais o que pode se esperar dele, digo que o ideal é assistir a triologia na ordem em que foi concebida. O resultado que o expectador tem é algo mágico, uma vez que o diretor Richard Linklater (o roteiro foi escrito por ele e pelos dois atores principais) cria uma atmosfera de amadurecimento e riqueza, promovendo grandes sensações de acordo com o que vai se conhecendo,aos poucos, da história vivida pelos protagonistas.
    Imperdível.
    Nádia M.
    Nádia M.

Enviada em 17 de junho de 2013
    Adorei o filme, com diálogo intenso e dinâmico traz a experiências de um amor que vive o processo de desgaste, culpas e emoções. Uma chamada a reflexão a vida a dois.
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 5 de agosto de 2013
    Gosh!!!!!! pela trilogia.. meldels!!!!!! vejam os dois primeiros antes de ver este ultimo.. eles sao absolutamente necessarios juntos..