A Família
    • Screen International
    • Variety

Chicago Sun-Times

por Sheila O'Malley

"A Família" é um filme muito irregular, cambaleando da comédia para a violência e o sentimento, mas é melhor quando fica no reino da fantasia. O prazer surge ao assistir os atores (Michelle Pfeiffer, em particular) se submetendo de todo o coração a situações ridículas.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

"A Família" não está livre de certos truques de estilo que contaminam o cinema atual. Besson foi um dos responsáveis por essa mania contemporânea de estilização fútil das imagens. Aqui, contudo, está muito mais discreto.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mario Abbade

Acima da média dos diretores americanos que flertam com esse formato, Besson sempre consegue combinar a adrenalina e a comédia num tom acima da realidade. O elenco impecável tem suas melhores cenas nos diálogos irônicos entre Tommy Lee Jones (no papel de um agente do FBI) e Robert De Niro [...]

A crítica completa está disponível no site O Globo

Blogs Pop

por Rodrigo Ortiz

Vá assistir mais pelos momentos e personagens do que pelo roteiro como um todo. "A Família" é bom, mas não tanto quanto parece à primeira vista.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Cinepop

por Pablo Bazarello

O tom de "A Família" é ácido, e na maioria de suas cenas faz uso de um humor negro. Tragédias criadas para arrancar risadas. Esse é um filme que deve ser recomendado apenas como passatempo despretensioso, já que seu conceito (que pode ser visto nos trailers e sinopses) não causará surpresa alguma.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Baseado no livro do escritor francês Tonino Benacquista, "Malavita" [...], cria situações de humor justamente no conflito entre a essência e a aparência dos personagens. O que faz a comédia estar presente em todas as cenas, com ajuda do elenco afiado.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Gazeta do Povo

por A redação

O filme é repleto de referências aos clássicos do gênero. Uma das melhores cenas é quando De Niro, que ao mudar para a pequena cidade na região da Normandia se passa por escritor, é convidado para dar uma palestra no cineclube local sobre o filme "Os Bons Companheiros".

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Omelete

por Marcelo Hessel

"A Família" segue nesse tom até o fim, alternando momentos sublimes (o flashback do colorido churrasco de subúrbio, com a Nova York cinzenta ao fundo no horizonte, é uma licença poética das mais justificáveis) e outros de franca inconsequência [...]

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Essa é uma das ironias de um filme que acabou me conquistando talvez por causa de seu sabor europeu [...] Mas acredito que nem todo mundo embarque na aventura, talvez por ser bem violento e por nos trazer De Niro como um dos mais "poucos amáveis" protagonistas em todos os tempos.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Stephen Farber

Ao fazer a comédia de máfia, "A Família", Luc Besson e Martin Scorsese parecem ter tido a intenção de se divertir com os seus filmes de gangsters, tipicamente mais realistas. Sua brincadeira interna infelizmente não é tão divertida para o público quanto deve ter sido para os cineastas, embora tenha seus momentos atrativos.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

CineClick

por Roberto Guerra

Fazer humor negro não é tarefa fácil. Diferente de "Máfia no Divã", abertamente uma comédia sobre o mundo dos gângsteres, ou "Os Bons Companheiros", um filme sério sobre o tema, o longa de Besson ora é uma coisa ora outra e, ao final, acaba não sendo nada.

A crítica completa está disponível no site CineClick

New York Times

por Stephen Holden

Se não há um monte de gargalhadas, "A Família" atiça um divertido choque com sua alegre amoralidade. Algumas das risadas sinceras vêm das cenas sinistras de Giovanni triunfantemente dando vazão à sua raiva quando ele não recebe gratificação instantânea ou se sente desrespeitado.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Cinema com Rapadura

por Darlano Dídimo

O filme não passa de uma ideia original mal escrita e dirigida que perde fôlego a cada minuto que avança, encaminhando-se para um final tão decepcionante quanto o restante da história.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Screen International

por John Hazelton

Robert De Niro, Michelle Pfeiffer e Tommy Lee Jones lutam para encontrar os risos em "A Família", uma comédia em inglês, confusa e de tonalidade vacilante [...]

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Andrew Barker

Mas, sem qualquer sentimento de alegria ou transgressão, ou um humor real por trás de toda a ironia sangrenta, sua comédia de máfia "A Família" cai por terra.

A crítica completa está disponível no site Variety