Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Chicago Sun-Times
por Sheila O'Malley
"A Família" é um filme muito irregular, cambaleando da comédia para a violência e o sentimento, mas é melhor quando fica no reino da fantasia. O prazer surge ao assistir os atores (Michelle Pfeiffer, em particular) se submetendo de todo o coração a situações ridículas.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
"A Família" não está livre de certos truques de estilo que contaminam o cinema atual. Besson foi um dos responsáveis por essa mania contemporânea de estilização fútil das imagens. Aqui, contudo, está muito mais discreto.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Mario Abbade
Acima da média dos diretores americanos que flertam com esse formato, Besson sempre consegue combinar a adrenalina e a comédia num tom acima da realidade. O elenco impecável tem suas melhores cenas nos diálogos irônicos entre Tommy Lee Jones (no papel de um agente do FBI) e Robert De Niro [...]
A crítica completa está disponível no site O Globo
Blogs Pop
por Rodrigo Ortiz
Vá assistir mais pelos momentos e personagens do que pelo roteiro como um todo. "A Família" é bom, mas não tanto quanto parece à primeira vista.
A crítica completa está disponível no site Blogs Pop
Cinepop
por Pablo Bazarello
O tom de "A Família" é ácido, e na maioria de suas cenas faz uso de um humor negro. Tragédias criadas para arrancar risadas. Esse é um filme que deve ser recomendado apenas como passatempo despretensioso, já que seu conceito (que pode ser visto nos trailers e sinopses) não causará surpresa alguma.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineweb
por Rodrigo Zavala
Baseado no livro do escritor francês Tonino Benacquista, "Malavita" [...], cria situações de humor justamente no conflito entre a essência e a aparência dos personagens. O que faz a comédia estar presente em todas as cenas, com ajuda do elenco afiado.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Gazeta do Povo
por A redação
O filme é repleto de referências aos clássicos do gênero. Uma das melhores cenas é quando De Niro, que ao mudar para a pequena cidade na região da Normandia se passa por escritor, é convidado para dar uma palestra no cineclube local sobre o filme "Os Bons Companheiros".
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Omelete
por Marcelo Hessel
"A Família" segue nesse tom até o fim, alternando momentos sublimes (o flashback do colorido churrasco de subúrbio, com a Nova York cinzenta ao fundo no horizonte, é uma licença poética das mais justificáveis) e outros de franca inconsequência [...]
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Essa é uma das ironias de um filme que acabou me conquistando talvez por causa de seu sabor europeu [...] Mas acredito que nem todo mundo embarque na aventura, talvez por ser bem violento e por nos trazer De Niro como um dos mais "poucos amáveis" protagonistas em todos os tempos.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Hollywood Reporter
por Stephen Farber
Ao fazer a comédia de máfia, "A Família", Luc Besson e Martin Scorsese parecem ter tido a intenção de se divertir com os seus filmes de gangsters, tipicamente mais realistas. Sua brincadeira interna infelizmente não é tão divertida para o público quanto deve ter sido para os cineastas, embora tenha seus momentos atrativos.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
CineClick
por Roberto Guerra
Fazer humor negro não é tarefa fácil. Diferente de "Máfia no Divã", abertamente uma comédia sobre o mundo dos gângsteres, ou "Os Bons Companheiros", um filme sério sobre o tema, o longa de Besson ora é uma coisa ora outra e, ao final, acaba não sendo nada.
A crítica completa está disponível no site CineClick
New York Times
por Stephen Holden
Se não há um monte de gargalhadas, "A Família" atiça um divertido choque com sua alegre amoralidade. Algumas das risadas sinceras vêm das cenas sinistras de Giovanni triunfantemente dando vazão à sua raiva quando ele não recebe gratificação instantânea ou se sente desrespeitado.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Cinema com Rapadura
por Darlano Dídimo
O filme não passa de uma ideia original mal escrita e dirigida que perde fôlego a cada minuto que avança, encaminhando-se para um final tão decepcionante quanto o restante da história.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Screen International
por John Hazelton
Robert De Niro, Michelle Pfeiffer e Tommy Lee Jones lutam para encontrar os risos em "A Família", uma comédia em inglês, confusa e de tonalidade vacilante [...]
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Andrew Barker
Mas, sem qualquer sentimento de alegria ou transgressão, ou um humor real por trás de toda a ironia sangrenta, sua comédia de máfia "A Família" cai por terra.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Chicago Sun-Times
"A Família" é um filme muito irregular, cambaleando da comédia para a violência e o sentimento, mas é melhor quando fica no reino da fantasia. O prazer surge ao assistir os atores (Michelle Pfeiffer, em particular) se submetendo de todo o coração a situações ridículas.
Folha de São Paulo
"A Família" não está livre de certos truques de estilo que contaminam o cinema atual. Besson foi um dos responsáveis por essa mania contemporânea de estilização fútil das imagens. Aqui, contudo, está muito mais discreto.
O Globo
Acima da média dos diretores americanos que flertam com esse formato, Besson sempre consegue combinar a adrenalina e a comédia num tom acima da realidade. O elenco impecável tem suas melhores cenas nos diálogos irônicos entre Tommy Lee Jones (no papel de um agente do FBI) e Robert De Niro [...]
Blogs Pop
Vá assistir mais pelos momentos e personagens do que pelo roteiro como um todo. "A Família" é bom, mas não tanto quanto parece à primeira vista.
Cinepop
O tom de "A Família" é ácido, e na maioria de suas cenas faz uso de um humor negro. Tragédias criadas para arrancar risadas. Esse é um filme que deve ser recomendado apenas como passatempo despretensioso, já que seu conceito (que pode ser visto nos trailers e sinopses) não causará surpresa alguma.
Cineweb
Baseado no livro do escritor francês Tonino Benacquista, "Malavita" [...], cria situações de humor justamente no conflito entre a essência e a aparência dos personagens. O que faz a comédia estar presente em todas as cenas, com ajuda do elenco afiado.
Gazeta do Povo
O filme é repleto de referências aos clássicos do gênero. Uma das melhores cenas é quando De Niro, que ao mudar para a pequena cidade na região da Normandia se passa por escritor, é convidado para dar uma palestra no cineclube local sobre o filme "Os Bons Companheiros".
Omelete
"A Família" segue nesse tom até o fim, alternando momentos sublimes (o flashback do colorido churrasco de subúrbio, com a Nova York cinzenta ao fundo no horizonte, é uma licença poética das mais justificáveis) e outros de franca inconsequência [...]
Rubens Ewald
Essa é uma das ironias de um filme que acabou me conquistando talvez por causa de seu sabor europeu [...] Mas acredito que nem todo mundo embarque na aventura, talvez por ser bem violento e por nos trazer De Niro como um dos mais "poucos amáveis" protagonistas em todos os tempos.
The Hollywood Reporter
Ao fazer a comédia de máfia, "A Família", Luc Besson e Martin Scorsese parecem ter tido a intenção de se divertir com os seus filmes de gangsters, tipicamente mais realistas. Sua brincadeira interna infelizmente não é tão divertida para o público quanto deve ter sido para os cineastas, embora tenha seus momentos atrativos.
CineClick
Fazer humor negro não é tarefa fácil. Diferente de "Máfia no Divã", abertamente uma comédia sobre o mundo dos gângsteres, ou "Os Bons Companheiros", um filme sério sobre o tema, o longa de Besson ora é uma coisa ora outra e, ao final, acaba não sendo nada.
New York Times
Se não há um monte de gargalhadas, "A Família" atiça um divertido choque com sua alegre amoralidade. Algumas das risadas sinceras vêm das cenas sinistras de Giovanni triunfantemente dando vazão à sua raiva quando ele não recebe gratificação instantânea ou se sente desrespeitado.
Cinema com Rapadura
O filme não passa de uma ideia original mal escrita e dirigida que perde fôlego a cada minuto que avança, encaminhando-se para um final tão decepcionante quanto o restante da história.
Screen International
Robert De Niro, Michelle Pfeiffer e Tommy Lee Jones lutam para encontrar os risos em "A Família", uma comédia em inglês, confusa e de tonalidade vacilante [...]
Variety
Mas, sem qualquer sentimento de alegria ou transgressão, ou um humor real por trás de toda a ironia sangrenta, sua comédia de máfia "A Família" cai por terra.