Blue Jasmine
    Você assistiu Blue Jasmine ?

Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 17 de novembro de 2013
    Um dos filmes mais inteligentes que o Woody Allen fez nos últimos anos, com um dos roteiros mais concisos, exuberantes e cheios de particularidades. O filme foge um tanto do estilo dele, porque o diretor e roteirista está bem mais amargo, ácido, cheio de veneno pra soltar por meio de uma personagem que é detestável. O humor está ali, mas de forma reduzida. Mas é uma coisa TÃO sensacional a maneira como ele abraça essa personagem, e sabe que o filme é completamente ELA. Algo meio parecido com o que Jason Reitman faz em Jovens Adultos, um tanto mais bem feito e com o adendo de que Cate Blanchett entrega a performance de sua vida.

Há tempos eu não ficava tão impressionado com uma atuação feminina. Aliás, acho que desde Marion Cotillard e sua Piaf. De lá pra cá, fiquei horrorizado com a entrega absoluta de Charlotte Gainsbourg em Anticristo, chorei junto com Natalie Portman visceral em Cisne Negro, me emocionei com Viola Davis em Histórias Cruzadas, fiquei admirado com a contenção de Jessica Chastain em A Hora Mais Escura, mas nenhuma dessas atuações, que moram no meu coração, me deixou tão enternecido quanto o que Blanchett faz aqui com Jasmine. Sua construção, sua entrega, sua completa certeza do que está fazendo com a personagem, sua compreensão total da complexidade inclusa ali e do peso da culpa que carrega nas costas, são tão magnânimas que, pra mim, ela faz com que Jasmine entre pro hall de grandes atuações da história do Cinema. É incrível. Não aceito nenhuma outra atriz vencendo o Oscar ano que vem.

Woody sabe muito bem o tamanho do show que a protagonista escolhida por ele dá, e, por isso, faz questão de enquadrar a personagem em closes por diversos momentos. Até quando está acompanhada, Jasmine pode ser vista como o foco da cena. Essa precisão, por incrivel que pareça, não funciona só como um recurso estilístico, mas também faz um ponto interessante dentro da própria narrativa, sempre situando Jasmine no centro da ação. O filme gira em torno dela e ponto. Até quando a câmera a deixa e vai filmar as peripécias da irmã ou do cunhado (ou dos dois juntos), ela está sempre presente, em discurso ou diálogo velado.

E tudo para, na verdade, elevar Jasmine da mesma forma com que Elia Kazan faz com Blanche em "Uma Rua Chamada Pecado". Sim, porque Blue Jasmine é uma releitura feita por Allen da peça de Tennessee Williams. Com uma análise mesmo que superficial pode-se perceber isso, já que todos os personagens da peça dos anos 40/filme dos anos 50 estão representados e revitalizados pelos personagens de Blue Jasmine. E é muito bonito de ver quando Woody Allen resolve pegar um clássico universal e trazer pros dias de hoje, com sua visão tão particular de mundo, como já havia feito em Match Point, por exemplo. Só que aqui, em minha opinião, com ainda mais maestria, e uma montagem que vai de passado a presente com uma competência incrível. Absolutamente imperdível. Tanto como Cinema, quanto como obra de Woody Allen (não que as duas coisas não sejam a mesma).
    Enviada em 20 de janeiro de 2014
    O diálogo entre Jasmine (Cate Blanchett),e uma senhora que está sentada ao seu lado,no avião,você daí já descobre,como será dali pra frente o jeito da personagem papas na língua,Jasmine vive sua vida,sem se preocupar com absolutamente é se ver em uma situação,onde talvez,nem ela mesma tivesse pensado um dia...Perder todo o seu dinheiro,e tentar viver uma rotina bem diferente com sua quase irmã,em São é a história que você ira acompanhar em todo o filme.E ainda,conta com cenas cortadas,onde Woody Allen,tenta pregar uma peça a cabeça de quem assiste.E se voltar um pouco,verá que novamente Woody,preserva bem a história com um elenco bem preparado e como ele trouxe em,Para Roma com Amor e Meia-Noite em Paris.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 18 de novembro de 2013
    Um bom filme, um drama muito forte e triste. O despreparo de uma high society para viver uma vida simples. Esses fatos devem ter acontecidos aos montes nos Estados Unidos após a crise de 2008. Na verdade ela era despreparada para tudo, viveu um conto de fadas ilusório, e não teve forças para suportar uma separação. Sem preparo, destruiu seu castelo de cartas e não soube ressurgir das cinzas, preferiu afundar junto com seu navio, como um capitão, a aceitar uma nova vida dura, mas normal para todos os humanos. Uma grande lição para aqueles que tem ambição desenfreada. Vale a pena, embora um filme triste.
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 26 de novembro de 2015
    O filme é um grande drama sobre os passos que vão do apogeu financeiro ao fundo do poço. A riqueza da família da protagonista é baseada em muitas práticas fraudulentas de um marido golpista, infiel e mentiroso. Ela é uma esposa omissa, pois viveu na plenitude todas os benefícios desta vida de bonança.
    O filme se passa em dois tempos, alternando sempre entre as fases da vida rica de Jasmine e tranquila com a sua vida atualmente atormentada e atolada num fracasso financeiro e existencial.
    Cate Blanchet é o grande diferencial do filme. É uma atuação de gala, realmente digna do Oscar 2014.
    Roger G.
    Roger G.

Enviada em 18 de dezembro de 2013
    Cate Blanchett e Woody Allen fizeram de Blue Jasmine um filme gostoso de se assistir. O filme mostra as dificuldades de adaptação e o descontentamento a uma vida totalmente diferente da anterior, e a personagem tenta de uma forma não muito bem sucedida lidar com a "rasteira" que a vida lhe deu. A tentativa desesperada de sair daquela vida modesta faz de Jasmine uma mulher aparentemente superficial e que não se importa com sentimentos pois seu maior objetivo é conseguir sair da sua atual situação. O despreparo da personagem em ter que viver uma vida sem luxo me fez se colocar no lugar dela (não que eu seja rico) e imaginar o quão duro é se adaptar e se conformar a uma realidade totalmente diferente da qual se está acostumado. E uma questão no filme que me fez refletir foi que em muitas vezes ignoramos e até mesmo desprezamos pessoas as quais podemos precisar em algum momento a frente em nossas vidas. Cate Blanchett nos presenteia com uma atuação única e inquestionável, e a construção (ou desconstrução) de uma personagem rica e feliz e que aos poucos vai perdendo tudo até se tornar uma quase perdedora é brilhante. Cate sem dúvidas merece o Oscar. E não é só a atuação de Cate que faz de Blue Jasmine um filme ótimo, mas também o roteiro que é muito bem escrito e a direção que e competentíssima. Em fim, Blue Jasmine é um ótimo filme e que vale muito a pena ser conferido.
    Emanuel
    Emanuel

Enviada em 16 de janeiro de 2015
    Confesso não ser um grande conhecedor do cinema de Woody Allen, mas dos filmes que já assisti, este foi o mais verossímil. Poderia acontecer com qualquer um, o que aconteceu com Jasmine, a personagem da fabulosa Cate Blanchett, que sem sombra de dúvidas pode ser a maior atriz de sua geração.
    A situação composta por Allen, demostra a maturidade que um diretor pode ter, com anos e anos de experiencia, e por ser considerado um verdadeiro workaholic de Hollywood (desde que começou sua carreira em 1966, do ano de 71 para frente, praticamente tinha um filme lançado por ano), seu Blue Jasmine não é um de seus melhores filmes, mas é um filme diferente da grande maioria.
    Claro que todos os ingredientes de qualquer filme de Woody Allen está aqui, como as longas falas, as mulheres bonitas e independentes, que tem o desejo de sair de sua realidade e ir a um lugar paradisiaco, roupas maravilhosas, melhores amigas para ter a quem se consolar, porém, o longa adiciona um ingrediente a mais: Jasmine passa por um momento de depressão, e deverá mudar sua vida de uma vez por todas. Pela primeira vez, Allen toca em um assunto tão denso e com uma personagem de tal complexidade, que Cate Blanchett arrasa na personagem.
    É uma obra que ficará marcada na filmografia de Allen, como o diamante mais puro de sua carreira.
    Rafael T.
    Rafael T.

Enviada em 1 de janeiro de 2014
    Cate Blanchett está impecável neste filme, os "tiques" de loucura que ela faz são muito reais...
    Nelson Tadeu P.
    Nelson Tadeu P.

Enviada em 17 de novembro de 2013
    mostra a futilidade das pessoas e que quando são traidas são iguais a qualquer um Bom desempenho das artistas e musicas boas

Enviada em 17 de junho de 2014
    Ótima atuação de Blanchet ! mas o filme em si ficou um pouco desejar, sendo lento chagando quase a parar!!!
    Crismika
    Crismika

Enviada em 23 de outubro de 2019
    Não gosto dos filmes de Wood Allen, mas esse drama com pitadas sábias de humor agradou muito. Destaque para as atuações de Cate Blanchett e Sally Hawkins que conduzem o filme de forma agradável do começo ao fim. Vale a pena conferir.