Sobrevivente
    • The Guardian
    • Télérama

Screen International

por Howard Feinstein

Os visuais deslumbrantes, quase monocromáticos, e os efeitos sonoros assustadores da natureza em seu estado mais cruel e raro, além da história anti-heróica, devem cativar um grande número de espectadores.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

O interesse está na reflexão que ele propõe, instigada por uma contemplação distante, voyeurística, não nas lágrimas que facilmente verteriam apenas com alguns acordes de violino.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Apesar de modesta parábola, há algo de muito belo nesta história simples. Nem precisaríamos ser lembrados de que se baseia em fatos reais para que se tornasse palpável para nós.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Omelete

por Thiago Romariz

Não há compaixão com o espectador e em nenhum momento o filme força a pieguice ou a emoção. Essa economia torna "Sobrevivente" um relato sincero e focado nas mudanças individuais causadas por uma situação até hoje tratada como irreal.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Variety

por Alissa Simon

Os visuais do filme demonstram um forte retrato da vida comum, com as pessoas no vilarejo de pescadores, suas relações silenciosas, mas profundas, sua determinação e aceitação da natureza selvagem.

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Roberto Guerra

"Sobrevivente" é um filme simples, mas carregado de realismo e sensibilidade. [...] Este distanciamento, que faz do público um voyeur dos acontecimentos, é carregado de uma autenticidade que, se não leva às lágrimas, tampouco nos deixa indiferentes.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um dos mais prestigiados atores da Islândia, Ólaffson encarna o personagem com uma autenticidade totalmente convincente, levando o espectador a compartilhar de sua incrível história – e também admirar sua firmeza na recusa a tornar-se cobaia para cientistas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

A direção de Kormákur é boa. Explora de maneira eficiente a ambientação gélida da Islândia e as imagens do naufrágio impressionam.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Critikat.com

por Estelle Bayon

A humilde reconstituição flerta com um imaginário que não tem necessidade de um fundo verde para existir [...] Mas tudo muda na segunda parte, que acompanha o retorno do herói à vida, à comunidade, apresentando didaticamente sequênciais mais convencionais...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Guardian

por Peter Bradshaw

É um drama intrigante, embora esta história extraordinária poderia ser melhor contada em um estilo semi-documentário, como fez Kevin MacDonald em "Touching the Void".

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Jérémie Couston

Ao contrário do heroísmo hollywoodiano, [Baltasar Kormákur] reconstitui a performance sem efeitos especiais. O sobrevivente demonstra a mesma placidez antes e depois: ele apenas torna-se mais filosófico diante do poder da natureza.

A crítica completa está disponível no site Télérama