Festa no Céu
    Você assistiu Festa no Céu ?

Leticia F.
    Leticia F.

Enviada em 13 de novembro de 2014
    Muito bom o filme, envolvente, e ainda contém a moral da história que é super correta!!
    F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 10 de novembro de 2014
    Festa No Céu / The Book of Life (2014) é uma animação "de encher os olhos" dirigida pelo mexicano Jorge R. Gutierrez e produzida por Guillermo del Toro, que adapta a tradição do Dia dos Mortos. A versão dublada conta com as vozes de Marisa Orth e Tiago lacerda, para os personagens Maria e Joaquim (que lembra o Capitão Rodrigo de O Tempo e o Vento - o Filme, o que justifica a escolha do ator), que no original são interpretadas por Zoe Saldana e Channing Tatum.

O longa-metragem tem o desafio de lidar com a morte em uma linguagem voltada para o público infantil. Nisto está o seu mérito, tratar o assunto tabu com naturalidade, tema que é por natureza triste, claro, mas que se torna menos doloroso quando se festeja a vida e as boas lembranças do ente perdido. É neste sentido que a direção de arte impecável, o colorido mexicano e a trilha sonora, casam muito bem com este espírito, celebrando o pós-vida sem a morbidez gótica e a melancolia do luto. A dificuldade de lidar com a temática se refletiu até na escolha do título do filme, optando-se pela escolha de um que não fosse "depressivo", começando como El Matador, mudado depois para Day of the Dead, e por fim Book of Life.

As animações americanas tem buscado produzir filmes que atraiam mercados latinos, como em RIO - O Filme, que trouxe o brasileiro Carlos Saldanha, na direção e coordenação artística, visando o mercado do Brasil. Em Festa no Céu é o folclore do Mexico que é representado para contemplar o país vizinho aos EUAe os inúmeros imigrantes que moram no país. Esta iniciativa é muito bem vinda, pois retratar as diferentes tradições, em um mundo cada vez mais globalizado e "padronizado" é benéfico para que se valorize a cultura de cada região e nos lembre que existem formas diferentes de se pensar e se expressar.

Nota: 7,0 (Bom)
    R.Nogueira N.
    R.Nogueira N.

Enviada em 8 de novembro de 2014
    Engraçado e emocionante. Os gráficos são excelentes, coloridos e chamam muito a atenção das crianças, mas a mitologia mexicana para o dia dos mortos é o ponto central deste filme. Confesso que fui com baixíssima expectativa e saí maravilhado com este filme.
    A trilha sonora também está excelente, começando com Munford & sons e indo para versões de músicas conhecidas.
    Excelente!
    Felipe S.
    Felipe S.

Enviada em 7 de novembro de 2014
    Não será surpresa se após o lançamento de Festa no Céu alguma editora lançar um livro pop-up do filme (daqueles que as páginas se transformam em figuras de papel). O novo filme dirigido por Jorge R. Gutierrez e produzido por Guillermo Del Toro (Labirinto do Fauno) brinca com a lenda mexicana que envolve o dia dos mortos. O filme tem um visual deslumbrante e vibrante para uma história formuláica e nada inventiva, mas que consegue deixar de lado esse problema com uma atmosfera encantadora que te joga em um mundo fantástico, ou nesse caso, três mundos.

O filme começa com uma guia de museu atrevida que recebe um grupo de crianças bagunceiras para uma visita. Ela vai contar a história do triângulo amoroso entre Maria e seus dois pretendentes: Manolo, descendente de uma longa linhagem de toureiros, mas que realmente quer ser um cantor/guitarrista; e Joaquin, um herói militar que pavoneia por aí com uma grande exibição de medalhas em seu peito.

O enredo é posto em movimento por uma aposta entre La Muerte e Xibalba, sobre qual dos dois homens conquistará de vez o coração de Maria. La Muerte, a governante da Terra dos Lembrados (toda colorida e animada), faz sua aposta em Manolo, enquanto Xibalba, que supervisiona a Terra dos Esquecidos (toda escura e decadente), coloca sua fé em Joaquin e não deixa de exercer a sua influência nos rapazes para terntar manipular o resultado da aposta em pról de ganhar a mesma.

Embora o roteiro possa parecer um pouco complicado para os espectadores mirins, eles certamente serão assolados pelas imagens mágicas que representam os três mundos e seus habitantes de madeira (que imitam brinquedos típicos do méxico). Seus planos cheios de cores vibrantes, imagens detalhadas e inspiradas no folclore e arte latino-americano, em 3D, parecem feitos com bonecos e paisagens de verdade, assim como Os Boxtrolls.

Embora, felizmente, o filme seja desprovido do tipo de humor fácil predominante em tantos filmes de animação atuais, Festa no Céu oferece muita diversão com suas escolhas musicais inspiradas (que para os adultos deverá ser melhor aproveitada na versão legendada). Em um ano sem Pixar, é mais uma boa escolha de animação para crianças e adultos.
    Lucas M.
    Lucas M.

Enviada em 6 de novembro de 2014
    A melhor animação do ano! Difícil um filme com o dedo do Guillermo del Toro ser ruim.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 3 de novembro de 2014
    “Festa no Céu”, animação dirigida e co-escrita por Jorge R. Gutierrez, tem uma trama que se passa numa data bastante importante para a cultura mexicana: o Dia dos Mortos, celebração que homenageia as pessoas que amamos e que não estão mais conosco. Comemorada no dia 02 de novembro, é uma das festas mais animadas que os mexicanos possuem, pois, de acordo com a cultura local, nessa data os mortos vêm visitar os seus parentes vivos. Por isso mesmo, eles são recebidos com muita comida, bolos, festas, músicas e doces.

Talvez por influência disso, “Festa no Céu” é um filme que chama a atenção pelas cores exibidas em tela. O longa é muito colorido e cheio de vida, da mesma maneira como encontramos, pela primeira vez, os personagens principais da animação: Manolo (dublado por Diego Luna na versão original), Maria (dublada por Zoe Saldana na versão original) e Joaquin (dublado por Channing Tatum na versão original). O que une esses três personagens, além da amizade profunda, são os laços de amor que Manolo e Joaquin possuem por Maria.

Quando cada um deles segue trajetórias opostas, após Maria ser enviada pelo pai para estudar fora, o roteiro de “Festa no Céu” acompanha a confirmação das vocações de Manolo e Joaquin, na medida em que eles ganham força para o dia em que eles, finalmente, disputarão o amor de Maria. O lado interessante desse filme é o fato de a obra nos mostrar a importância de seguirmos os nossos corações, independente das expectativas que são jogadas em cima de nós, especialmente pela nossa família.

Nesse sentido, é muito importante prestar a atenção na storyline de Manolo, pois é ele quem representa a alma e coração da mensagem principal desse filme. Por meio da música que ele canta, nós conseguimos sentir a sua essência e o por quê de ele ter sido o escolhido para viver a aventura que representa também muito do que é o Dia dos Mortos para o mexicano: “enquanto nós nos lembramos das pessoas que amamos, elas nunca serão esquecidas”.
    alberlia
    alberlia

Enviada em 3 de novembro de 2014
    Quando eu e minha filha vimos o trailer, estávamos decididas a não ir. Não nos chamou a atenção. No dia de finados, uma amiguinha convidou e acabamos indo. Coincidência q o filme se passa no dia dos mortos, 2 de novembro. Além do colorido, das tradições mexicanas, a história encanta. Há o vale dos esquecidos, que tratam - se daqueles q morreram e nunca são lembrados. E há um outro local para onde vão nossos entes queridos, sempre lembrados. E lá é só festa, principalmente no dia 2/11. Uma história que nos surpreendeu. Recomendo.
    Alexandre S.
    Alexandre S.

Enviada em 30 de outubro de 2014
    Um pouquinho de cultura mexicana em uma animação que acabou me surpreendendo. Belo visual, com muitas cores e brilhos, uma trilha sonora bacana (sim, tem Radiohead) mas peca um pouco no roteiro, que faz uma estória simples ser um pouco rasa.
    Diogo D.
    Diogo D.

Enviada em 25 de outubro de 2014
    Otimo filme, estive no cinema com minha filha e realmente prende a atenção das crianças e dos adultos, sem falar do tema, que se tratando do dia dos mortos nao ficou nada sombrio. recomendo
    Mauro Sergio V.
    Mauro Sergio V.

Enviada em 25 de outubro de 2014
    sono...sono...sono...sono...a gente dorme no cinema...Não recomendo...jdjdjdhhddmdmksosisjdbndndjdjdkjdjdndbdbhsjdjdjd