Minha conta
    A Cidade é uma Só?
    Nota média
    3,2
    publicações
    • Cineplayers
    • Folha de São Paulo
    • Revista de Cinema
    • Cineweb
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Preview
    • CineClick
    • Cinética

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cineplayers

    por Daniel Dalpizzolo

    Adirley faz um filme ousado e por vezes politicamente incorreto, cujas observações são defendidas com muito bom humor, sem recorrer a teses verborrágicas ou lobotomias ideológicas.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Folha de São Paulo

    por Eliane Cantanhêde

    A Brasília que "A Cidade É uma Só?" retrata é outra, a do brasileiro comum e pobre que mora na capital da República. [...] Uma forma de cinema tão contundente quanto a crítica política e social à capital e ao próprio país. Ceilândia não é exclusividade de Brasília.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Revista de Cinema

    por A redação

    É desse encontro entre o passado recente documentado, revelado pela memória dos personagens e reportagens em jornais e televisão, e o presente vivido por personagens ficcionais, mas inteiramente integrados nesta realidade, que surge a grande força do filme. 

    A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Queirós articula esses elementos, assim como as linguagens do documentário e da ficção, levantando uma discussão importante sobre a ocupação urbana. 

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    O filme adota uma pegada à la cinema marginal, com proposta paródica e agressivamente retórica. A ideia é incorporar a precariedade como elemento narrativo e nunca disfarçar a carência dos meios. Exasperante e repetitivo às vezes, passa no entanto seu recado.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    A resposta para a pergunta contida no título do filme de Adirley Queirós é óbvia. [...] Adirley Queirós descortina esse painel através de uma alternância entre personagens reais e ficcionais e conta com a importante contribuição de Marcius Barbieri na montagem.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    O diretor Adirley Queirós acompanha a rotina dos moradores e retrata o crescimento desordenado da região. Mas sua visão é unilateral. Faltou questionar autoridades e mesmo mostrar o destino dado à área esvaziada.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    CineClick

    por Roberto Guerra

    Como a montagem não ajuda, o filme demora a engrenar e seus personagens a ganhar a simpatia do público. "A Cidade é uma Só?" até consegue levar alguma reflexão crítica para o espectador, mas percorre um longo e tortuoso caminho para isso.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cinética

    por Fabian Cantieri

    É quase como se o filme tivesse que ser bom (atraente, encantador e imersivo) para poder mobilizar um debate. Chega perto de parecer uma necessidade de se fazer bem feito, [...] pois de outra forma, perder-se-ia a oportunidade de pôr em pauta o assunto. 

    A crítica completa está disponível no site Cinética
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top