A Cidade é uma Só?
    Bom
    A Cidade é uma Só?

Paradoxo permanente

por Lucas Salgado

"A cidade é uma só?" é bem mais do que o título deste bom documentário dirigido por Adirley Queirós. É um questionamento que sintetiza o longa e vai de encontro a uma jingle divulgada no início dos anos 70 em Brasília.

Na época, ao verificar a formação de barracos nos arredores da cidade, o governo decidiu por remover tais moradores e realocá-los nas conhecidas cidades satélites. O filme foca sua atenção na Ceilândia, seguindo cinco personagens principais, que vivem no local marcado pela desigualdade e pela especulação imobiliária.

Alguns deles ainda sonham em receber uma indenização pelo deslocamento da década de 70, mas a maioria tenta levar sua vida normalmente. Eles foram tirados de Brasília por causa de loteamentos ilegais, mas a realidade é que eles nunca passaram a ser legais depois disso, afinal passaram a viver em habitações perpetuamente provisórias e numa realidade de muita desigualdade.

A Cidade é uma Só? começa mostrando o plano piloto da Capital Federal e passa seus 73 minutos reforçando o paradoxo que é a cidade responsável por tomar conta do Brasil não conseguir enxergar à sua volta. O diretor Adirley Queirós ainda consegue oferecer discursos políticos tanto através de suas imagens quanto através de seus personagens.

Temos personagens que vivem de comprar e vender lotes e outros que sonham em mudar para Brasília. O mais interessante, no entanto, é Dildu, um político independente que decide se candidatar a deputado distrital, contando com um ex-rapper como marqueteiro. Além de momentos divertidos por natureza, a campanha de Dildu gera uma análise muito interessante sobre a forma de financiar campanha na atualidade.

O longa mostra o quão cruel é a competição política entre um cara comum e uma pessoa com todo um partido por trás. Isso está presente na tela de forma muito elegante e, até mesmo, triste. A cena em que vemos Dildu batendo de cara com uma mega convenção de outro candidato é desoladora.

Com um final em aberto, que representa claramente, a situação dos moradores da Ceilândia, A Cidade é uma Só? é um documentário muito interessante e que atinge bem seus objetivos, além de informar para quem não está tão próximo daquela realidade o que acontece a alguns quilômetros da capital.