Capitães da Areia
    Você assistiu Capitães da Areia ?

Caroline Guidotti Santa Rosa
    Caroline Guidotti Santa Rosa

Enviada em 4 de novembro de 2023
    Uma obra como essa de Jorge Amado é difícil de resumir num filme de 2h, mas, acredito que os atores foram em sua grande maioria bem fracos pros papéis. Com o decorrer do filme, mesmo assim, você se envolve por alguns personagens.
    Leyde M.
    Leyde M.

Enviada em 8 de novembro de 2022
    Filme péssimo! O cineme brasileiro merece mais que xingamentos, desgraças o tempo todo, extravagância demais sobre a fome, a miséria, sexo e marginalidade! Absurdo, não gostei e a mnha opinão é a pior possível, O cinema brasileiro está em decadência a muito tempo. Moro em Salvador e não é assim não
    Anna L
    Anna L

Enviada em 20 de setembro de 2021
    O filme é uma grande merda, não soube representar a obra incrível que é o livro. O filme é extremamente superficial, mal feito, alguns personagens importantes não aparecem, as cenas não têm desfecho, pulam de uma para outra como se estivesse cortado, não soube expressar a essência que há no livro. Além de ter modificado várias cenas
    Gabriel Santos
    Gabriel Santos

Enviada em 17 de novembro de 2020
    Talvez o meu livro favorito da cultura brasileira, é um filme muito importante e interessante mas que deixa a desejar em alguns aspectos, principalmente em comparação com a genialidade do livro.
    Fernando Carvalho
    Fernando Carvalho

Enviada em 30 de setembro de 2020
    Como historiador e leitor, vejo que filme foi muito bem no requisito proposto. Mas como adaptação existe seus altos e baixos. Mas a questão social e relata pela obra é exposta no filme. Mostra uma Bahia linda, e sem contar a apresentação do ja conhecido bom malandro. Lembro que tal obra foi perseguida durante o governo do Estado Novo. Otimo filme e o livro para fazer uma reflexão sobre os tempos atuais.
    Fernanda M
    Fernanda M

Enviada em 13 de junho de 2019
    A incrível obra de arte de Jorge Amado, foi retratada em um filme de forma tão fraca.
    O filme deveria ser baseado completamente no livro, personagens principais modificados, personagens que no livro que são te total importância, quase não apareceram no filme.
    Marcelo H.
    Marcelo H.

Enviada em 12 de abril de 2017
    RAZOÁVEL...
    O filme tem seus altos e baixos, uma trilha sonora impecável, porém com um desfecho que era pra ser emocionante, mas ficou raso... A atuação dos atores é boa, com destaque para a menina Dora. A fotografia é excelente e, para seu primeiro longa, a diretora se sai muito bem. Infelizmente a apresentação dos personagens é feita de uma forma que somente quem leu o livro entende, além da primeira parte do filme ser um pouco corrida. Não é uma obra prima como o livro, mas não deixa de ser uma adaptação válida. Nota: 6.8/10
    Jeniffer A.
    Jeniffer A.

Enviada em 31 de outubro de 2016
    Achei o livro tão maravilho, em todos os aspectos que devem ser avaliados em uma boa literatura, Jorge Amado é incrivel. Mas o filme, sua adaptação, muito fraca. Muito vago. Os capitães de area até que aturam bem. Mas não indico o filme. Se é pra adaptar, que a dqueção seja fiel pelo menos em caracterizar os atores de acordo como é descrito no livro.
    Carlos D.
    Carlos D.

Enviada em 24 de janeiro de 2016
    Capitães da Areia: Um livro sem reinvenção

Na noite misteriosa das macumbas os atabaques soam como clarins de guerra.
    (Jorge Amado

Comparar um filme a um livro é, geralmente, uma crueldade contra o primeiro. Neste caso não é diferente. Capitães da Areia, obra maravilhosa do gigante Jorge Amado, tentou-se traduzi-la para o cinema. Cecília Amado, neta do autor, lançou-se à difícil missão: parafrasear a poesia viva das palavras do avô. Uma infelicidade, indubitavelmente.

O livro, desde as primeiras páginas, nas notícias acerca do grupo de meninos de rua, é poderoso em suas palavras. Amado, em sua capacidade de fazer refletir com sensibilidade a causa dos marginalizados e de fazer sentir as lágrimas secando nos olhos do Sem-Pernas, é sobrenatural. O tendencioso da imprensa, o cruel das autoridades, a falta mesma de afeto abatendo os Capitães, tudo nos afeta na escrita do baiano.

Além disso, entre o branco da página e o preto da tinta, está o colorido da Bahia. As imagens de litoral, os bares frequentados pelos meninos, o Gantois, a feira. Interessante observar que a nitidez no texto parece, o tempo todo, sobrepor-se à imagem em si, do filme. Conquanto em Cecília se veja tudo na facilidade que salta aos olhos, em Amado cada sintagma parece peneirar-se à retina. Como se o escritor pintasse, no papel, as cenas.

Mesmo que se trate de tentar promover novamente o clássico, a cineasta não obtém sucesso. Talvez seu grande acerto tenha sido dar oportunidade a meninos oriundos do abandono. A atuação, lógico, não é de superstars, mas é extremamente válida. Iniciativas como essa não deveriam ser tão raras. Entretanto, não é suficiente para fazer brilhar o trabalho. Nem o romance de Pedro Bala e Dora é, nele, capaz de captar a atenção; no livro tudo capta a atenção e o coração.

Há, sem dúvida, grandes clássicos transportados para a telona com maestria. Ainda assim, nunca terão o poder de palavra. Na solidão do livro, quando nos volvemos a nós, a crítica e a reflexão nos alcançam. Nas imagens fugidias, no jogo de luzes e falas, nem sempre. Capitães de Areia é um fenômeno em poucas páginas que devem ser lidas e relidas. Escapar delas para qualquer reinterpretação é um pecado que não se pode purgar.
    Bruno Maschi
    Bruno Maschi

Enviada em 27 de fevereiro de 2015
    Um típico filme brasileiro. Sexo e Crime. Não li o livro, mas o filme não me agradou.