O Palhaço
    Você assistiu O Palhaço ?

Eduardo H.
    Eduardo H.

Enviada em 17 de março de 2014
    Um lixo! horroroso! como alguem tem a capacidade de fazer um filme tão sem graça
    Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 8 de fevereiro de 2014
    O filme "O palhaço" de Selton Mello é um brinde ao cinema filosofia , que volta à tona por meio de uma obra aparentemente simples , porém, altamente poética , sensível e essencial à raça humana.
    Mais que contar histórias, o cinema nos faz pensar afetivamente sobre as questões mais importantes da Humanidade , como o amor , a liberdade , a autoexpressão e a justiça social. O ponto X de O palhaço é a vocação. Mais do que isso. É a natureza das coisas e das pessoas. Somos o que somos e tentar fugir do nosso essencial é o mesmo que negar a vida ; é negar , como diria Caetano Veloso, “a dor e a delícia de ser o que é”.
    Por meio de uma trama simples , O palhaço nos conduz à estrada da nossa vida , das nossas escolhas , da nossa natureza que se impõe .
    Como um estribilho , as frases “O rato come queijo/ O gato bebe leite/ E eu sou um palhaço”, todo o determinismo e complexidade da nossa existência revela-se com simplicidade. Estamos condenados a sermos nós mesmos e não há nenhum mal nisso.
    Em alguns momentos , o filme me fez lembrar de Fellini e do seu encantamento pelo circo , como possibilidade única de libertação em um mundo marcado pelo determinismo das relações sociais e pessoais. Como o mestre do cinema italiano, Selton Mello joga luz sobre o mistério da vida ; sobre sua beleza triste e cansada ; sobre a possibilidade de sermos únicos num mundo de mesmices e consumismo.
    Walisson S.
    Walisson S.

Enviada em 12 de agosto de 2015
    Filme engraçado que faz um humor inteligente.
    Comedia/drama leve e simples.
    Sem duvidas o melhor dos brasileiros em 2011,
    aborda a relação pai e filho de maneira tocante.
    Juliana P.
    Juliana P.

Enviada em 11 de janeiro de 2014
    O Palhaço, além de uma fotografia linda, nos remete a reflexões inquietantes. A dinâmica do filme é alheia ao tempo e espaço, diante da beleza sutil e envolvente que pouco a pouco vai nos hipnotizando.É pra rir, pra chorar...mto legal. Selton e Paulo José tiveram entrosamento perfeito (aquele momento em que o texto é substituído por um olhar, um riso tímido ou displicente e vc já se sente parte da história). É um filme exigente, que requer entrega também de quem assiste. Uns amam outros odeiam, questão de percepção e afinidade. Mas sem dúvida vale a pena descobrir por conta própria. Particularmente, fiquei encantada!
    viajante V.
    viajante V.

Enviada em 9 de outubro de 2013
    Filme chato, extremamente chato!! Não consigo entender como alguém conseguiu encontrar o suposto "brilho" desse filme. Arrastado, lento, cansativo, pretensioso, sem graça, sonolento, entediante.. Enfim, HORROROSO!!
    Selton Mello, Paulo José são grandes atores, mas esse filme é absurdamente RUIM!!.
    Quando a sessão no cinema terminou, todos que estavam na platéia ficaram meio constrangidos. Meio que se olhando: "você também veio ver esta "obra prima" que tantos recomendaram? "melhor ir embora antes que alguém nos veja e saiba que fomos enganados..". E ainda queriam indicar ao Oscar.. Ainda bem que nao foi para nao passarmos vergonha.. Péssimo, péssimo, péssimo. Não perca seu tempo. Compre um gibi da Monica: bem mais poético e divertido..
    Flavinho G.
    Flavinho G.

Enviada em 3 de outubro de 2013
    Depois de um tempão assisti ao filme "O Palhaço", o filme é simples, simplesmente uma bosta! Lento demais, enredo fraco, Selton Mello não empolgou nem como ator nem como diretor! Queriam isso indicado ao Oscar??? A vá!
    Lidiana C.
    Lidiana C.

Enviada em 17 de setembro de 2013
    De uma simplicidade e magia contagiantes o filme se propõe a perguntar: qual o meu lugar no mundo? O que estou fazendo tem sentindo para mim? São esses questionamentos que fazem com que Benjamim (Selton Mello, brilhante como sempre!) queira buscar um outro estilo de vida, suas dúvidas sobre seu talento como artista circense ficam tão nítidas que Mello consegue expressar toda essa aparente apatia somente com a voz.
    E o que dizer de Paulo José? Paulo José é um grande ator brasileiro que mesmo com sua doença (mal de Parkinson) conseguiu desempenhar muito bem o papel do palhaço Puro Sangue, e seu olhar paterno para o filho Benjamim é comovente.
    E é com muito orgulho que devo dizer que o filme faz menções a cidades do interior de Minas Gerais (meu Estado querido, minha terra amada), cidades como Passos (terra natal de Selton Mello) e Montes Claros são vistas em placas, cidades que conheço bem e poder escutar o sotaque do meu Estado em um filme sem que isso se torne pejorativo, é bom demais da conta!
    Cheio de cores e luzes, aquele humor infante que me remeteu a infância de outrora quando eu me debulhava em lágrimas assistindo Os Saltimbancos dos Trapalhões, isso me fez pensar na delicadeza e profundidade em um único filme! Não foi à toa que ele foi tão bem recebido pelo público, pelos críticos e rendeu uma premiação de melhor diretor para Selton Mello no festival de Gramado. Muito Justo!
    Este realmente é um grande filme que conta com com um elenco muito bom, e um artista que tenho muito orgulho em dizer que é brasileiro e mais ainda! É mineiro! Selton Mello nasceu para o cinema, ou o cinema nasceu para ele?
    Se você acha que o cinema brasileiro resume-se às favelas, tráfico de drogas e às famigeradas comédias românticas da Globo Produções, sugiro que desfaça esses pensamentos porque decididamente O Palhaço e tantos outros filmes (que pretendo comentar em breve) estão aí para mostrar o contrário. O Brasil tem uma forma peculiar de fazer cinema, assim como a Argentina, Itália, Espanha, EUA, etc, nós temos nossa própria cultura que deve ser valorizada. Entristece-me bastante quando escuto alguém dizer que não gosta do cinema nacional, no meu ponto de vista isso é não gostar de ótimos roteiristas, ótimos diretores e ótimos atores, e posso garantir que O Palhaço vai fazer você chorar e aplaudir de pé!
    Livre-se dos preconceitos e assista este espetáculo singelo, puro, e apaixonadamente tocante dirigido, escrito e protagonizado por um dos melhores atores de sua geração. Senhoras e Senhores: Selton Mello.
    Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 24 de julho de 2013
    O gato bebe leite, o rato come queijo

Passei as últimas quatro semanas tentando arrumar um jeito de assistir ao filme “O Palhaço”, escrito, produzido, dirigido e estrelado por Selton Mello. Fui a uma locadora que ainda insiste em existir perto de casa, não tinha. Tentei baixar pela internet, mas, como sou totalmente desorganizado tecnologicamente, não consegui. Daí, fui a várias banquinhas dessas de tabajaras, até conseguir um numa qualidade boa. Acho que, pela grande expectativa que estava para ver o filme que é líder em prêmios nacionais neste ano e tem grandes chances de representar o Brasil na disputa de melhor filme estrangeiro do Oscar 2013, não fiquei tão impressionado assim. Mas isso não significa que não tenha tirado uma boa lição desse longa, tão bem-produzido e dirigido e que acaba tocando as pessoas de alguma forma.

É claro que ele vai tocar mais a classe artística – ou até mesmo aqueles que se envolvem mais com a cultura. Mas a mensagem chega até você também. Isso porque o filme conta a história do palhaço Benjamim (Selton Mello) e de seu pai, Valdemar (Paulo José), que formam a divertida e entrosada dupla Pangaré e Puro-Sangue, do circo Esperança. Em meio a viagens pelo interior de Minas, Benjamim passa por uma crise existencial que, acredito eu, qualquer artista – seja ele ator, cantor, dançarino, músico, humorista, palhaço – deva passar: quem eu sou verdadeiramente? Sigo em frente porque a maré está me levando nessa jornada ou busco uma nova plateia? Eu sou artista ou eu seria mais feliz sendo um vendedor de ventiladores em uma loja de eletrodomésticos?

É aí que está o grande lance: em cenas lotadas de simbolismo e significados, dignas de aplauso pela fotografia mágica e pela trilha que completa o ambiente circense e interiorano, o pai lança a mensagem para o filho: “Na vida, a gente tem que fazer o que a gente sabe fazer. O gato bebe leite, o rato come queijo... E eu sou palhaço”. De uma maneira bem particular, eu, Luiz, por mais que tente fugir do jornalismo, por estar estressado com um dia ruim, triste por ter levado uma bronca do chefe ou cansado por ter trabalhado num fim de semana inteiro no plantão na redação, não tenho lugar para ir. Eu me encontrei entre as letras, cheguei à maturidade profissional entre os parágrafos, e poucos são os prazeres existentes que me fazem tão feliz quanto escrever e ser lido.

É assim que vários Benjamins se sentem, sejam eles de qualquer área profissional imaginável. Nem anos de análise tiram a essência que cada um tem guardada em sua caixinha do lado esquerdo do peito. O palhaço de Selton Mello questiona essa essência, assim como muitos de nós, artistas ou não, mas segue o caminho do amor para se encontrar com o humor. Tirando da trilha do filme uma joia de Nelson Ned, “tudo passa, tudo passará. Nada fica, nada ficará. Só se encontra a felicidade quando se entrega o coração”. E é assim que Selton Mello toca o seu coração e o atinge em sua determinada função. O meu foi bem de leve. Imagine se tivesse sido com força...
    mariana X.
    mariana X.

Enviada em 21 de julho de 2013
    Finalmente uma comédia boa depois de tantos anos , o palhaço é um filme que tem uma historia bem diferente porem mesmo sendo diferente não tira o fato de ser boa , a atuação de Selton Mello ficou perfeita nesse papel , esse filme comédia brasileira é muito bom não é apelativa como as de costume muito pelo ao contrario é uma comédia boa que você pode ver sem medo de se arrepender pelo o que viu , espero que o Brasil volte a fazer filmes assim .
    Robson O.
    Robson O.

Enviada em 9 de junho de 2013
    Recomendo! Um ótimo filme ! Vale lembrar que embora o título seja auto-sugestivo, não se trata de um filme de comédia, mas sim de um drama que também faz rir. Quem vai no cinema e não entende isso e/ou não aceita isso, se frustra à toa.
    As piadas no início, são propositalmente mal encaixadas, soam sem-graça as vezes para refletir o conflito pessoal que o palhaço Pangaré vive, mas isso percebe-se só no final. Trilha sonora bem ajustada, ótima fotografia, atores inusitados como Moacir Franco, Ferrugem, o popular "Zé Bonitinho", dentre outros dão uma cara muito boa a fita. Um filme bem ajustadao e simples, mas com a exata intenção de ser assim.