Após o assassinato do prefeito de Sucupira por Zeca Diabo (José Wilker), uma disputa política entre Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) e Vladimir (Tonico Pereira) pelo cargo vago tem início. Odorico vence a eleição e toma posse como prefeito, recebendo sempre o apoio das irmãs Doroteia (Zezé Polessa), Dulcineia (Andréa Beltrão) e Judiceia (Drica Moraes). Uma de suas promessas é construir o primeiro cemitério da cidade, para evitar a emigração dos habitantes após morrerem. Só que, após a obra ser concluída, há um problema: ninguém em Sucupira morre, o que impede que o cemitério enfim seja inaugurado. Sofrendo pressão devido a acusações de superfaturamento, Odorico precisa encontrar um meio para que o grande feito de seu mandato não se torne uma grande piada.
Críticas AdoroCinema
2,0
Fraco
O Bem Amado
Sucupira Brasileira
por Francisco Russo
Nem sempre a crítica direta é o melhor meio de atingir um objetivo. Às vezes por parecer ofensiva demais, trazendo uma dose desnecessária de agressividade, outras pelo fato de que a conjuntura de momento impede que tal opinião seja expressa livremente. Foi o que aconteceu com Dias Gomes quando escreveu "O Bem Amado", em 1962. Sem sequer imaginar o sucesso que seus personagens teriam, o autor tinha um alvo certo: a politicagem. O universo de Sucupira, a fictícia cidade onde a história ocorre, e seu protagonista Odorico Paraguaçu nada mais são do que a representação da realidade brasileira. Uma associação que Guel Arraes sabiamente reforça ao longo de boa parte de O Bem Amado, o filme.A começar pelo momento histórico em que a trama ocorre. Logo de início é apresentado um paralelo, evocando para a cidade de Odorico a polarização mundial entre capitalistas e socialistas. O conturbado momento
O bom das produções brasileiras baseadas na literatura é que geralmente não se perde a essência da história em adaptações e temos um arsenal de ótimos atores para representar mais um exemplo de brasilidade cultural, comportamental e social.
Um visitante
3,0
Enviada em 31 de dezembro de 2013
-Em questão de inovação nota zero,mas em questão de alegria nota mil.O filme se baseia em apenas fazer sorrir,porque quem espera uma boa história pode cancelar a assistir esse filme.
Marcelo Teixeira
2 seguidores
12 críticas
Seguir usuário
1,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Para quem viu "o original" na Globo, estrelado brilhantemente por Paulo Gracindo, a comparação é inevitável e, infelizmente, para pior. Nem todo o talento de um elenco de primeira linha conseguiu chegar aos pés da novela e, depois, da série. Esta obra até pode ter sido fiel ao texto original de Dias Gomes, mas, para o cinema, não ficou legal. Faltou comédia, faltou originalidade, faltou personalidade aos personagens (o que sobrava na ...
Leia Mais
Deyse Montenegro
1 seguidor
15 críticas
Seguir usuário
2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
A história é excelente, né? Todo mundo já sabe. hehehe Mas o Marco Nanini está impagável. Vá ver já!!!!
Antes de ganhar uma adaptação para os cinemas, O Bem Amado foi exibido na televisão brasileira em 1973, no formato de telenovela, e entre 1980 e 1984, no formato de série.
Papel marcante
Paulo Gracindo e Lima Duarte foram imortalizados nos papéis de Odorico Paraguaçu e Zeca Diabo na televisão.Gracindo ficou tão marcado pelo papel que sua cinebiografia recebeu o título de Paulo Gracindo - O Bem-Amado.
Não foi a primeira vez
Marco Nanini já havia interpretado o personagem Odorico Paraguaçu no teatro.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor-
Ano de produção2010
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 5 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Conteúdo de novela das seis.Tem seus bons momentos,mas a fraca adaptação é notável.Pelo elenco,e principalmente por ter Guel Arraes na direção,eu esperava algo melhor.-Especial Matheus Nachtergaele - 10 de Fevereiro de 2020-Dou nota 6/10
Ulisses Silva
Boa comédia nacional, vale a apena assistir...
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade