Vestido de Noiva
Pôster de Vestido de Noiva
Data de lançamento desconhecida No cinema | 1h 51min | Drama
Direção: Joffre Rodrigues
|
Roteiro Joffre Rodrigues
Elenco: Marília Pêra, Simone Spoladore, Rocco Pitanga
Usuários
3,1 6 notas, 4 críticas
Adorocinema
2,0

Sinopse

Após ser atropelada, a bela Alaíde (Simone Spoladore) é levada para o hospital com muitas dores, alucinação e perda de memória. Ela se lembra de sua vida desde o momento em que leu o diário da cafetina Madame Clessi (Marília Pera), ao mudar-se para a casa que fora há 37 anos um bordel. Nesse misto de alucinação e memória, ela se encontra com a mítica cafetina, a quem conta tudo o que se passou. Alaíde também consegue se lembrar das brigas que teve com sua irmã, que amava o homem que na época era seu noivo e depois tornou-se seu marido. Outra lembrança é que horas antes do atropelamento, Alaíde tinha descoberto o plano de sua irmã e seu marido para matá-la e, após sua morte, se casarem. Mas isto ela não sabe se realmente aconteceu ou é mero fruto de sua imaginação.

Críticas AdoroCinema

2,0
Fraco
Vestido de Noiva

Estrabismo Crítico

por Francisco Russo
Acompanhando de perto nossa gloriosa e idônea imprensa cultural fica-se claro que Vestido de Noiva, adaptação cinematográfica da legendária peça de Nelson Rodrigues, virou o saco de pancadas da moda, tomando o lugar de Sonhos e Desejos, outro filme nacional massacrado pela crítica. Uma pena, pois no caso de Vestido de Noiva o filme é, de fato, muito bom. Seu defeito - defeito? - talvez seja o de ter desconsiderado as fronteiras que separam o cinema do teatro. E, bem... nem todo mundo que curte cinema gosta de teatro, ou melhor, nem todo mundo que entende de cinema entende de teatro.Vestido de Noiva é um filme absolutamente estruturado no texto, no diálogo. Não procure nos devaneios de Alaíde, a personagem central da história, efeitos especiais, locações paradisíacas ou mesmo uma mínima recriação de época (o filme se passa nos anos 40 em plena segunda guerra mundial). Na produção do diret

Elenco

foto de Marília Pêra
Personagem : Madame
foto de Simone Spoladore
Personagem : Alaíde
foto de Rocco Pitanga
Personagem : Rapaz romântico
foto de Letícia Sabatella
Personagem : Lúcia

Comentários do leitor

SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

1.590 seguidores 293 críticas Seguir usuário

1,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Um diretor tem direito de optar por filmar uma peça de teatro; não há nada errado nesta escolha. Acho que seria mais coerente que o filho do dramaturgo Nelson Rodrigues filmasse a peça de seu pai ad integrum. Não é à toa que toda a obra "rodrigueana" já ganhou a telona, exceção feita a "Vestido de noiva". Por que? A peça é complicada em ser adaptada para o cinema já que ela mistura a memória e os delírios dos personagens, ...
Leia Mais
leonardo
leonardo

10 seguidores 69 críticas Seguir usuário

0,5
Enviada em 28 de fevereiro de 2012
Tinha tudo para ser um bom filme justamente pela a história, mas foi um fracasso por imitar a antiga tendência dos filmes brasileiros antigos: Muita pornografia, sexo e nudez.
luiz carlos
luiz carlos

3 seguidores 26 críticas Seguir usuário

0,5
Enviada em 28 de fevereiro de 2012
Como se consegue fazer de uma obra- prima do teatro brasileiro- talvez uma das maiores peças teatrais de todos os tempos- um filme tão ruim ? É constrangedor ver bons atores neste filme. Que lástima. À Bete Mendes, Leticia e Marília desejo melhor sorte da próxima vez. A fotografia é primária e a trilha sonora indigente.Aguardamos uma nova versão para reabilitar a grande peça "Vestido de Noiva".
Tiago C.
Tiago C.

5 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 21 de novembro de 2015
Filme muito bom, essa é minha peça favorita do Nelson, e eu adorei as atuações da Simone Spoladore, Marília Pera e do Marcos Winter, os devaneios psicológicos de Alaíde e aquela sensação que os espectador fica sem saber o que é real ou fluxo de pensamento ou devaneio, filme excelente, ótima direção do Jofre Rodrigues que era filho do homem e conhecia muito bem o universo de seu pai.

Fotos

Curiosidades das filmagens

Peça de Nelson Rodrigues

Baseado na peça homônima escrita em 1941 por Nelson Rodrigues.

Primeiro longa

Estreia de Joffre Rodrigues, filho do autor da peça, Nelson Rodrigues, como diretor de longa-metragens.

Festival do Rio

Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2005.

Detalhes técnicos

Nacionalidade Brasil
Distribuidor -
Ano de produção 2001
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento -
Idiomas Português
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

Mais filmes : Melhores filmes do ano 2001, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 2001.