Trem Noturno para Lisboa
    Você assistiu Trem Noturno para Lisboa ?

Benedicto Ismael C. Dutra
    Benedicto Ismael C. Dutra

Enviada em 30 de novembro de 2013
    Quando se fala em Jeremy Irons, sempre associamos a desempenhos soberbos, mesmo quando interpreta Raimund Gregorius, um envelhecido professor suíço de filosofia, que se deixa empolgar por um livro que casualmente caiu em suas mãos, escrito por Amadeu, um médico português que se contrapôs ao regime de ferro de Salazar.

A narrativa é bem bolada, chegando quase ao nível de um suspense dramático, no qual as coisas vão se encadeando aos poucos com leveza, mesmo assim não dá ao espectador a empolgação que o livro causou ao professor, homem contido, de pensar rígido que nem percebe o afeto de Mariana.

Num ambiente modorrento de vidas vazias e lutas inglórias, onde se culpa o Criador pelo destino cruel que contém a justiça das leis da Criação, desconhecidas da humanidade fútil. O filme quer mesmo mostrar que se uma pessoa esta aborrecida, o cigarro é o lenitivo. O lamentável é que muitas pessoas poderão acreditar nisso.

Amadeu poderia ter sido mais vibrante em sua busca do sentido da vida. Ficou muito longe de perceber que o viver de cada um decorre de sua responsabilidade por tudo o que pensa, fala e faz. A livre decisão existe, mas temos de arcar com as consequências que no passado provocamos para nos mesmos. A grande saída é a busca da Luz da Verdade.
    Claudeildo T.
    Claudeildo T.

Enviada em 20 de dezembro de 2014
    Um velho Professor e seus saberes arcaicos, vive uma vida sem sabor. Depois, defronta-se com os interlúdios filosóficos vislumbrados num livro deixado por uma jovem pré-suicida, num dia chuvoso na Suiça.

... "sem mais nem menos" (será?), parte pra Lisboa, à noite, tentando compreender a visceral páixão pela vida que o jovem médico Almeida Prado parece ter experienciado. Paisagens belíssimas - interiores e da natureza - permeadas por interlúdios filosóficos, profundos, ingênuos, instigantes, tolos, provocativos ... que ressoam em nossos corações.

O jovem parece ter encarnado as figuras míticas do Guerreiro, do Amante e do Sábio - coisa que o velho Professor, anódino, nunca viveu... Uma busca ontológica pela profundeza e totalidade...

Muito bom. Vale a pena para adultos que gostam de pensar e pra todo estudante de Psicologia. Recomendo.
    Sergio A.
    Sergio A.

Enviada em 7 de junho de 2014
    Não sou crítico.Não sou intelectual. Sou um homem comum, que se identificou com o filme,
    Isso é o que importa na hora de julgar alguma coisa. Se a mensagem te toca, te diz alguma coisa, já é o suficiente pra você achar bom ou não.O filme é comovente apesar de sua narrativa ser meio monótona.O lado humano de cada personagem é o fator que enriquece a trama.
    Recomendo pra todos , pois goste muito.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 30 de novembro de 2013
    Um filme drama e documentário de momentos vividos durante a ditadura de Salazar em Portugal. Retrata um pouco da vida de alguns personagens importantes da resistência e suas vidas românticas. O Centro da história é a vida de Amadeu Prado, médico, escritor e filósofo, que tinha uma participação na resistência e ao mesmo tempo tinha o agradecimento do comandante da polícia secreta portuguesa, o carniceiro de Lisboa, por ter salvado sua vida. O cenário principal é Lisboa, com belas paisagens e fotografia. Sendo um filme com tema português e rodado em Portugal, é estranho todos os diálogos serem em inglês, inclusive dos nativos e populares de Lisboa. Não ficou bem e poderia ser melhor. Vale apenas por curiosidade.
    Mario Rene S.
    Mario Rene S.

Enviada em 9 de janeiro de 2014
    O grande mérito deste filme é que ele tem uma historia . E a historia prende o espectador de maneira simples e inteligente. Não é um filme com grandes atuações com exceção de J. Irons que é um ator experiente. Outro aspecto que destaco é que a historia não é contada de forma linear e os fatos que se desenvolvem e vão sendo mostrados não deixa espaço para o previsível. A historia de um professor que encontra um livro, de forma inusitada e vai em busca de respostas sobre o autor, não é algo comum. Comuns são nossas vidas e não é isso que esperamos ver em um filme. Não é um filme de ação mas consegue envolver o espectador do começo ao fim mesmo com a narrativa lenta. Boas imagens de Lisboa em bons momentos de belas imagens. A nota média dada pela imprensa está muito injusta com este ótimo filme.Ótimo programa para ver a dois .
    Leonardo L.
    Leonardo L.

Enviada em 28 de setembro de 2014
    Processo Histórico pelo qual Portugal viveu e que os Manuais de História (livros didáticos brasileiros) gastam apenas algumas linhas este filme mostra. E por isto vale ser assistido e degustado. Foge às lereias água com açúcar dos filmes para mocinhas! Imperdível!
    Crismika
    Crismika

Enviada em 6 de junho de 2016
    Um filme com excelente roteiro, muito bem amarrado para contar uma história acontecida no passado durante uma revolução em Lisboa. Isso acaba mudando a vida bastante chata do Professor vivido pelo excelente Jeremy Irons. Um filme filosófico que vale a pena ser assistido.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 12 de março de 2016
    bem interessante,embarque na história com o professor e se surpreenda assim como ele,para drama até que tem suspense,gostei
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 28 de dezembro de 2013
    Por mais que seja intrigante, de uma forma até meio hipnotizadora e masoquista diante dos problemas que são recorrentes no filme, ele não se sustenta e tem umas soluções extremamente questionáveis. A começar pela maneira com que Raimund encontra o livro e começa a sentir uma verdadeira obsessão pela história do autor, totalmente inverossímil. Além disso, a situação a que ele é submetido, a da garota que tentava se matar é tão jogada de qualquer jeito no filme pra ter uma solução daquelas... preferia até que essa garota inicial ficasse no suspense. Outra: as coisas parecem tão fáceis pra Raimund que a série de coincidências a que ele é submetido em sua busca nunca convencem do lado de cá. Gosto, no entanto, da comparação que Raimund faz ao colocar sua vida frente à vida daquele escritor. É uma mensagem bonita, que se salva em meio a vários equívocos. Tecnicamente, parece filme feito pra TV, com uma montagem estranha. O que dá o tom diferente mesmo são os atores, todos muito bem. Mas claro, se ignorar o fato de todo mundo, até pessoas excessivamente comuns como donos de uma barraca que vende cigarros, na Suíça, em Portugal ou na Espanha, falarem inglês. Como já dizia Glória Perez, cá do Brasil, tem que voar. E aceitar a liberdade poética rs
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 12 de fevereiro de 2014
    Um dos melhores filmes que vi nos ultimos anos.. vai para os favoritos com certeza.. uma perola.. uma obra prima.. e vou buscar o livro tb.. sim ou claro?