Minha conta
    O Capital
    Nota média
    3,1
    publicações
    • Folha de São Paulo
    • Cineweb
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Variety
    • Zero Hora
    • CineClick
    • A Tarde
    • Critikat.com
    • Instituto Moreira Salles
    • Revista de Cinema
    • Screen International
    • Télérama
    • Chronic'art.com

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Folha de São Paulo

    por Eleonora de Lucena

    Alguns podem achar o resultado maniqueísta ou caricatural. Mas uma leitura atenta do noticiário mostra que a realidade, ainda que envolta em suposto glamour, é ainda mais escrachada que a ficção.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    A sagacidade da história está exatamente em retratar essa figura complexa e sua jornada e transformá-lo em uma figura típica de nossa era, fruto de um estágio do capitalismo que permite sua existência.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    Nesse filme maduro, e feito para um público em geral esquecido pelo cinema, o adulto inteligente, Costa Gavras mostra a antiga força do seu cinema. Sem ser panfletário, vai direto ao alvo e não mostra qualquer receio em afrontar o verdadeiro poder do nosso tempo.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por André Miranda

    Como já havia feito em "O corte", Costa-Gavras consegue levar o espectador a nutrir simpatia por seu protagonista, por mais questionáveis que sejam seus atos. É aí que surge uma dúvida: será que as circunstâncias fariam com que todos nós tomássemos atitudes duvidosas?

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Variety

    por Joe Leydon

    Um ótimo melodrama passado no mundo contemporâneo das finanças e das trapaças, "O Capital" traz à tona nossas piores memórias da crise econômica de 2008.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    Portanto, por mais absurdo e cruel que possam parecer certos movimentos da jogatina financeira e política do filme, o que se vê tem sólido embasamento no sistema que tensiona e pulveriza a economia de muitos países.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    CineClick

    por Roberto Guerra

    O cineasta também merece elogios pela habilidade insuspeita em transformar um drama sobre bancos e investimentos em algo atraente. Isso ocorre graças à dinâmica de thriller que dá à história...

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    A Tarde

    por João Carlos Sampaio

    O cineasta trabalha com câmera oscilante, que parece denotar o desequilíbrio das instituições bancárias, o ambiente de podridão das negociatas, que sempre parecem colocar seus agentes no fio da navalha.

    A crítica completa está disponível no site A Tarde

    Critikat.com

    por Alexis Gilliat

    O filme caricatura, mas esta própria caricatura, por ser tão explícita (o que poderia lastimável), acaba atingindo o tom necessário para retratar personagens grosseiros. Depois, frequentemente, a oscilação do suspense basta para empolgar, fazendo esquecer o conto realista, teatral demais.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    Se o senso de oportunidade do cineasta é indiscutível, o mesmo não se pode dizer da eficácia política e do alcance estético de seus filmes.[...] Por trás (ou à frente) de uma trama financeira nebulosa [...] desenrola-se um drama humano bastante banal...

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    Revista de Cinema

    por Gabriel Carneiro

    “O Capital”, por oras, soa didático, querendo explicar e clarificar todos os pormenores das questões políticas e econômicas das fraudes, em outros momentos, sem saber como fazê-lo, simplesmente joga termos e jargões no meio do filme.

    A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

    Screen International

    por David D'Arcy

    Costa-Gavras oferece au público a mensagem que os executivos não são capazes de manter os seus valores, por causa do sistema em que trabalha. O filme não diz muito mais do que isso, e acaba revelando bem menos do que pode ser lido nos jornais.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Télérama

    por Jacques Morice

    Costa-Gavras não perdeu nada de sua indignação. Melhor. Pode-se discutir sobre o seu significado - que continua até hoje a defender a desregulamentação do mercado? [...] Seu objetivo é de entrar dentro do sistema financeiro, para se colocar no lugar do "inimigo" e ver como ele está organizado.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Chronic'art.com

    por Vincent Garreau

    Uma exibição impiedosa do mundo das finanças, mostrada pelos ângulos mais revoltantes. O que "O Capital" não percebe, é que a realidade descrita por ele coincide totalmente com os seus estereótipos.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top