Pina
    • Revista Piauí
    • Revista Interlúdio

A Tarde

por João Carlos Sampaio

... uma obra-prima contemporânea, que eleva o 3D a outra dimensão. [...] Toda vez que o cinema consegue encurtar a distância entre o pensar e o sentir se faz grande, especial, e este filme é um caso exemplar.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Roberto Guerra

Parcimonioso nas palavras, Wenders reconstrói a história artística de Pina Bausch com poesia e humanismo, proporcionando à audiência uma experiência sensorial pungente e agradável - elevada à enésima potência pelo uso do 3D.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

É exatamente isso do que se trata a dança e o que Pina fez: a tradução do sentimento, da emoção, em ação. Recomendado!

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[Os dançarinos de Pina Bausch] se transformam também nas ferramentas artísticas de um cineasta veterano que demonstra sua jovialidade criativa ao se estabelecer como um dos melhores realizadores a empregar a moderna tecnologia do 3D.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Thais Nepomuceno

O longa é uma bela homenagem de Wenders a Pina Bausch e para os fãs de seu trabalho uma aula de artes cênicas.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O principal ganho é a transposição da dança para um meio que amplifica a experiência teatral com uma tecnologia que intensifica a percepção da corporeidade, da materialidade de objetos, figurinos e dos movimentos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Chamar "Pina" de documentário seria reduzir mesquinhamente sua grandeza e seu alcance. É ensaio, poesia, declaração de amor, manifesto estético, político e moral.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Consuelo Lins

O cineasta Wim Wenders consegue uma façanha e tanto no seu filme sobre Pina Bausch: estar à altura da arte da coreógrafa alemã que revolucionou a dança contemporânea no final dos anos 70, associando-a ao teatro e à vida cotidiana.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Mariane Morisawa

A jogada de mestre foi filmar o documentário em 3D, mostrando que a tecnologia pode ser usada para outros fins que não as produções de ação e animação.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Você nunca viu um documentário como este porque pela primeira vez a A Terceira Dimensão esta a serviço da dança, da poesia, da expressão corporal, da preservação da obra de uma grande artista.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Neusa Barbosa

Wenders vem refinando seu talento em documentários [...] Mais uma vez, é o que faz aqui, ao encontrar cenários inusitados para as criações de Pina ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinética

por Fábio Andrade

... como "Pina" é um filme pós-fim dos tempos, o resultado é ainda mais estranho: um musical europeu à americana melhor do que qualquer musical norte-americano feito nos últimos anos.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

Também em decorrência do uso muito inteligente do 3D, o espectador se dá conta da importância da espacialidade no trabalho de Pina Bausch. Como seu foco sempre foi o humano, mas jamais o desvinculando do mundo, o entorno das coreografias é fundamental.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Omelete

por Natália Bridi

Muito além do seu papel como diretor, contudo, Wenders constrói o filme com respeito de amigo e admirador, perpetuando a força e os movimentos da coreógrafa e levando a dança, o teatro, a arte e a vida de Pina ao mundo.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Piauí

por Eduardo Escorel

A ressalva possível a esse minimalismo é as sequências se tornarem repetitivas e o filme longo demais. [...] Fora esse senão, "Pina" é empolgante e vigoroso. Deslocar as coreografias para o espaço urbano é recurso eficaz e harmonioso que comprova a eficácia do 3D.

A crítica completa está disponível no site Revista Piauí

Revista Interlúdio

por Heitor Augusto

Saí do filme feliz com o tributo a uma linguagem e sua expoente, mas profundamente irritado com os cortes, interrupções ou mudanças de enquadramento que prejudicaram a minha fruição.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio