Perturbador, Repugnante, Subversivo.
A Serbian Film é um filme que mostra sem pudor e sem remorso o submundo proibido da indústria pornografica, onde poucos pagam muito por conteúdos desumanos. É uma realidade que de certa forma existe e que todos nós ignoramos, e talvez seja melhor ficar assim, do que dar ibope pra quem produz na realidade esse tipo de conteúdo. Porém na vida real, crimes são cometidos em troca do prazer e entretenimento de um pequeno grupo de doentes mentais.
O filme consegue atingir o que propõe, ou seja, perturbar psicologicamente. Não consegui dormir na noite em que assisti devido a cenas repulsivas que ficaram em minha mente. Uma mistura de náusea com ódio se misturaram em algumas cenas.
O filme foi proibido em alguns países, e em outros, várias partes foram retiradas para que pudesse ter sua exibição liberada. No Brasil apenas recentemente um juiz cassou uma liminar que impedia sua exibição (apenas no Rio de Janeiro que continua a censura). Sou completamente contra a censura e devido a esse estardalhaço em relação a esse filme, me propus a assisti-lo para ver se minha opinião se abalava. E corroboro com a sentença do juiz que autorizou a exibição do filme, que assim se expressou:
"Vi o filme. Do início ao fim. [...] Se estivesse no cinema teria me levantado e ido embora. No entanto, como juiz, não posso ser o seu censor no território nacional, como me diz a Constituição Federal. Aliás, o que me garante a Carta Constitucional – não apenas a mim, mas a todo brasileiro - é o direito de me indignar, de recusar a vê-lo ou até mesmo o direito de me levantar e deixar a sala de sessão, levando comigo as minhas conclusões e convicções acerca da natureza humana, suas dimensões, limites e idiossincrasias".
Se fosse pra dar uma nota ao filme logo assim que o assisti, teria me deixado levar pela emoção do momento, ou seja, nota 0. Porém analisando um pouco mais com a razão, o filme pro gênero que se propõe e com todas as contra-indicações e avisos acerca do mesmo, consegue atingir os objetivos propostos pelo autor, quais sejam: Entreter, impactar, revoltar, enojar, horrorizar e subverter.