Minha conta
    5x Favela - Agora por Nós Mesmos
     5x Favela - Agora por Nós Mesmos
    27 de agosto de 2010 No cinema / 1h 36min / Documentário
    Direção: Wagner Novais, Manaira Carneiro, Rodrigo Felha ...
    Elenco: Ruy Guerra, Hugo Carvana, Flavio Bauraqui
    Título original 5x Favela, Agora por Nós Mesmos
    Usuários
    3,2 45 notas e 13 críticas
    Adorocinema
    2,0
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.

    Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.

    Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.

    Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.

    Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.

    Críticas AdoroCinema

    2,0
    Fraco
    5x Favela - Agora por Nós Mesmos

    Nem Só de Boas Intenções se Faz um Bom Filme

    por Francisco Russo
    Antes de tudo, é preciso dividir 5x Favela - Agora por Nós Mesmos, o filme, do lado social nele envolvido. O projeto tem enorme valor pelas oficinas técnicas promovidas em comunidades carentes do Rio de Janeiro, oferecendo a chance de adentrar e seguir carreira no cinema. Mas também não é por causa disto que o filme deva ser, necessariamente, elogiado. Ainda mais quando apresenta graves defeitos em sua realização. O maior deles é a constante sensação de lição de moral que permeia o filme, muitas vezes apresentada de forma ingênua e moralista. O primeiro episódio, Fonte de Renda, é o maior exemplo. A história do jovem universitário que mora na favela e passa a levar drogas aos amigos, para conseguir dinheiro para bancar os estudos, serve ao velho lema "sou pobre, mas honrado". Até a punição está presente, suficiente para que o protagonista perceba o delito sem sofrer um grande
    Ler a crítica

    Trailer

    5x Favela - Agora por Nós Mesmos Trailer Original 2:58
    5x Favela - Agora por Nós Mesmos Trailer Original
    16.407 visualizações
    Pela web

    Elenco

    Ruy Guerra
    Personagem : Seu Manoel
    Hugo Carvana
    Personagem : Dos Santos
    Flavio Bauraqui
    Personagem : Raimundo
    Roberta Rodrigues
    Personagem : Renata
    Ficha completa

    Comentários do leitor

    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

    Segui-los 5.444 seguidores Ler as 753críticas deles

    3,0
    Enviada em 23 de dezembro de 2020
    Feito por jovens cineastas de comunidade e por se tratar de várias histórias é agradável de se ver. A primeira história de fato acontece,mas não se resolve dessa forma tão fácil. A melhor é "arroz com feijão" por ver a pureza das crianças e um final impagável. A última da luz mescla suspense com comédia em pleno Natal. O da violonista foi a mais fraca no roteiro e a mais cruel na realidade. A da pipa(dirigida por Cadu Barcellos) ...
    Leia Mais
    anônimo
    Um visitante
    3,0
    Enviada em 23 de dezembro de 2013
    A sensação que dá ao assistir 5x Favelas,é de que você já assistiu todos os assuntos abordados na cinessérie,em outros filmes nada disso tirou um grande trabalho,quer dizer,cinco grandes trabalhos nacionais novamente.A cada sequência você vai se interagindo com as histórias e personagens bem variados. Com a mesma proposta de sempre,em mostrar como é bem difícil oi dia a dia nas favelas.O filme cumpre com o seu papel de mostrar tudo ...
    Leia Mais
    Rafael V
    Rafael V

    Segui-los 298 seguidores Ler as 210críticas deles

    2,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Um filme em cinco segmentos que procura retratar o dia-a-dia da favela vista nesses episódios sobre as lentes de jovens cineastas formados em oficinas nas comunidades das favelas. Os cinco segmentos têm qualidade desigual e, no geral, o filme é apenas regular, a proposta/ideia é boa, mas acabou se perdendo em tolas e desnecessárias lições de moral como observou o crítico desse mesmo site, Francisco Russo. Tirando bons momentos, raros, ...
    Leia Mais
    Thiago Lopes
    Thiago Lopes

    Segui-los 2 seguidores Ler as 22críticas deles

    3,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Todos os episódios são bons. Bem produzidos e interpretações muito boas. NÃO ADIANTA, BRASILEIRO TEM TALENTO PARA CINEMA. E não é de hoje, só que a estrutura, o fazer cinema também melhorou com o passar tempo.
    13 Comentários do leitor

    Fotos

    57 Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Ideia original da década de 1960

    No verão de 1961 para 1962, cinco jovens universitários de classe média (Cacá Diegues, Leon Hirszman, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade e Marcos Farias) subiram os morros cariocas para realizar um longa-metragem em episódios, produzido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O resultado, Cinco Vezes Favela, tornou-se um marco do Cinema Novo brasileiro.O projeto retoma uma ideia original do cineasta Leon Hirszman (1938-1987), a quem o film Leia Mais

    Oficinas na favela

    No início de 2009, 603 jovens moradores de favelas se inscreveram para participar das oficinas técnicas promovidas pelos produtores. Deles, 229 participaram de oficinas.Para que eles pudessem participar das oficinas foi gasto cerca de R$ 45 mil em vales transporte e outros R$ 50 mil em vales refeições, além de ajudas de custo.Um profissional, reconhecidamente competente em cada uma das áreas técnicas necessárias para a realização de um filme, foi Leia Mais

    Apoio

    Os episódios foram realizados com o apoio da CUFA, na Cidade de Deus; do Nós do Morro, no Vidigal; do Observatório de Favelas, no Complexo da Maré; do AfroReggae, em Parada de Lucas; e o Cidadela/Cinemaneiro, em várias comunidades ao longo da Linha Amarela; Luciano Vidigal dirigiu o episódio Concerto para Violino.
    curiosidades

    Últimas notícias

    7 filmes nacionais que vão te fazer conhecer realmente a favela
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sábado, 19 de junho de 2021
    Filmes na TV: Hoje tem Forrest Gump, O Contador De Histórias e Marte Precisa de Mães
    PLAYLIST - Lançamentos
    quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
    De Felipe RibeiroEntre as opções do dia na telinha estão também Livrai-nos Do Mal e 5x Favela – Agora Por Nós Mesmos.Prepare…

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor -
    Ano de produção 2009
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 6 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas -
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • Senhor Ivan
      São 5 boas histórias,cada uma bem dirigida e atuada.-27 de Fevereiro de 2018-Dou nota 6/10
    • Senhor Ivan!
      A sensação que dá ao assistir 5x Favelas,é de que você já assistiu todos os assuntos abordados na cinessérie,em outros filmes nacionais.Mas nada disso tirou um grande trabalho,quer dizer,cinco grandes trabalhos nacionais novamente.A cada sequência você vai se interagindo com as histórias e personagens bem variados. Com a mesma proposta de sempre,em mostrar como é bem difícil oi dia a dia nas favelas.O filme cumpre com o seu papel de mostrar tudo isso,de uma forma nova e bastante chamativa.
    Mostrar comentários
    Back to Top