Tão Forte e Tão Perto
    • Revista Interlúdio
    • Rubens Ewald

Cinepop

por Thais Nepomuceno

A tragédia vista sob o ponto de vista daqueles que eram simples pessoas, no lugar errado e na hora errada; e que por isso perderam suas vidas, torna Tão Forte Tão Perto mais humano.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Diário de Pernambuco

por André Dib

Ao reduzir a complexidade do assunto ao drama de um garoto, Daldry foi acusado de ser leviano com algo tão importante. Mas, quem sabe, justamente nisso esteja a sua perspicácia. Atônito e ensimesmado, Oskar e suas emoções desconjuntadas, talvez seja uma tradução dos EUA, que 10 anos depois ainda não compreendeu seu significado.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Cinema10

por Jean Garnier

[...] em determinado momento, um dos personagens implora pedindo "Pare!", como quem apenas quer calar o protagonista. Talvez ele não seja o único cansado desse enjoativo sentimentalismo irritante e quem sabe anime o espectador a pedir o mesmo.

A crítica completa está disponível no site Cinema10

Cineplayers

por Demetrius Caesar

Vai depender da entrada do espectador no filme e o grau de envolvimento com o material. Para quem se acaba de chorar em novela, mesmo com histórias repetidas e situações não muito elaboradas, é prato cheio.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Mais simplicidade, mais intensidade soariam mais verdadeiros. [...] A genuína emoção ficou em algum lugar pelo caminho, apesar do talento do notável elenco envolvido.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por André Miranda

É bom também saber de antemão que você, leitor que tem alma e teve amor de mãe, vai chorar. E isso vai acontecer independentemente da percepção que se tenha do caminho escolhido pelo filme.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Mariane Morisawa

Parece que as consequências do 11 de Setembro só agora estão sendo verdadeiramente destrinchadas pelo cinema, mas Stephen Daldry perde aqui a oportunidade de ir além da história da superação da perda por um menino.

A crítica completa está disponível no site Preview

Zero Hora

por Roger Lerina

O filme costura muito bem os tempos simultâneos da narrativa, misturando com fluidez cenas do presente com memórias do passado. [...] O problema do filme é o excesso de sentimentalismo e a simplificação do protagonista ...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por João Carlos Sampaio

... ao reduzir as complexidades psicológicas dos personagens (notadamente do protagonista), [o filme] subestima a inteligência do espectador e reduz a própria força da história, que, mesmo entre percalços, continua comovente.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Roberto Guerra

O maior problema do filme, a meu ver, está nos excessos das narrativas em off redundantes. Não são poucas as vezes nas quais o pensamento do garoto repete a ação já vista na tela. Choroso, ocasionalmente engraçado, às vezes doce, Tão Forte Tão Perto peca por este e outros excessos (...).

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de Minas

por Thaís Pacheco

Acertou na escolha do elenco, mas não cumpriu sua missão. Falhou ao abusar de clichês, optando pelo sentimentalismo exagerado. E por tratar o público como ignorante, no melhor estilo "vou desenhar para você entender".

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

"Tão Forte e Tão Perto" não é ruim, mas imperfeito, irregular, desequilibrado [...] talvez porque o filme grite, quando deveria apenas falar.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Omelete

por Érico Borgo

Se ignorarmos o que o filme poderia ter sido, porém, nem tudo é negativo. O passeio por Nova York é inspirador, as atuações são ótimas (especialmente no elenco de apoio formado por Jeffrey Wright, Viola Davis e Max von Sydow) e a direção, ainda que pouco criativa, tem qualidade.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Bruno Cursini

Uma vez que parece absurda a simples ideia de um garoto andando solto pela metrópole, conhecendo pessoas das mais variadas ordens, castas e congregações (...), falta, ao filme, ênfase no faz de conta ...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

A resolução me parece elaborada demais e não me convenceu muito. Também a narrativa é normal, bem feitinha, sem enfatizar demais a tragédia. (...) Diria mesmo que é o pior filme de Daldry.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald