O Pequeno Príncipe
    Você assistiu O Pequeno Príncipe ?

Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 26 de agosto de 2015
    O cultuado livro de Antoine Saint-Exupéry, o terceiro livro mais vendido da história, que influenciou e, utilizando um verbo muito importante para o próprio príncipe, “cativou” gerações, foi tido como base para esta animação dirigida por Mark Osborne (responsável por Kung Fu Panda e outras animações). Não devemos comparar o livro com o filme, mas é impossível não relacionar uma coisa à outra. A obra de Saint-Exupéry é obrigatória, poética, e até mesmo ouso dizer de difícil assimilação, pois usa vocabulário deveras caprichado e o livro em si não me parece tão infantil assim justamente devido a todas as entrelinhas e complexidade interpretativa. Isso se mostra também no filme, nas partes em que o estilo de animação stop-motion toma conta da tela. Na verdade, essas são as melhores partes do filme, pois remetem diretamente ao livro, e além desta parte da animação ser extremamente bela, é onde são mostrados os trechos mais importantes, contundentes e bonitos do filme. Há um cuidado tão belo com essas passagens do livro (pois quando o stop-motion surge trata-se do livro sendo citado), que parece que estamos diante de dois filmes diferentes. A ideia de ter o aviador como contador da história do príncipe para uma menina e não para o espectador simplesmente, como que para passar adiante a beleza da fábula, é muito bem vinda. Os personagens são carismáticos, a animação muito bem realizada e a leveza é cativante. Contudo, o filme soa bastante irregular; enquanto o stop-motion funciona todo o tempo, o restante da animação parece por vezes deslocada, e o roteiro abre margem para um terceiro ato bastante desapontador. A busca da menina pelo príncipe faz com que o filme perca muito de sua força narrativa, e acaba resvalando numa série de situações muito desestimulantes e açucaradas, e que destoa por demais do restante do filme. Com essa caída de ritmo e de tato, o filme se perde em seu potencial, e acaba tornando seu desfecho genérico e pálido. Não emociona como poderia, apesar da belíssima mensagem. Acaba deixando aquele gostinho de decepção. Apesar disso, é um filme bastante bonito, mas que de forma alguma alcança a profundidade e o impacto que uma adaptação do livro poderia supor, mesmo tendo a história do Pequeno Príncipe somente pincelada como pano de fundo. Certamente agradará a maioria do público, mas que poderia ser melhor, ah isso poderia.
    alberlia
    alberlia

Enviada em 30 de agosto de 2015
    Lindo filme. Para nós, pais, e crianças acima dos 10 anos. Menores não vão entender. Faz - nos repensar as cobranças dos dias atuais e a necessidade do lúdico na nossa vida .
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 21 de novembro de 2015
    Lúdico. Delicado. Inteligente... lindo filme. Para todas as idades (embora talvez não seja para todos os corações).
    MATEUS 2 E
    MATEUS 2 E

Enviada em 24 de agosto de 2015
    Não vá com sono, senão dormirá. Brincadeiras à parte, não é um filme para criança (meu filho de seis anos não gostou). Acredito que seja um filme para quem gosta da literatura e seja um crítico de cinema. Como eu não sou, também não gostei.
    Espero ter ajudado.
    Luciana R.
    Luciana R.

Enviada em 11 de dezembro de 2014
    O Pequeno Príncipe não é um livro infantil. Sua mensagem impacta as mais diversas gerações. Desde a década de 40 se tornou um dos livros mais vendidos em todo o mundo. Amo!
    Tassiana
    Tassiana

Enviada em 7 de setembro de 2015
    Por se tratar de um livro tão famoso e de uma história tão doce e que fez parte de nossa infância, já rola um saudosismo e de certa maneira, uma afinidade antes mesmo de assistir ao filme. “O Pequeno Príncipe” nos deixa com saudade da criança que fomos e que somos, de certa maneira. É sutil e mágico. Parece que alegrias de infância e falta de responsabilidades são coisas que não existem mais hoje no mundo das crianças, a julgar por suas agendas lotadas: colégio, atividades físicas, cursos de línguas, terapeutas, psicólogos (este último faz sentido, não é mesmo?). Quem sabe tornaram-se adultos em miniatura! Os contrastes do filme – o mundo da menina e o do aviador – nos fazem refletir sobre esse contexto e do quanto a alegria e as tais “bobagens essenciais” nos fazem mais felizes e mais leves. As técnicas de animação são um charme, em especial as cenas do pequeno príncipe. Assim como Pete Docter de “Divertida Mente” se inspirou em sua filha, Mark Osborne teve seus filhos como referência, algo inclusive que tem dado certo nas telonas. O livro de Exupéry é lindo, sensível e sempre atual, e o longa-metragem conseguiu inovar com qualidade e bom gosto, respeitando a essência da obra.
    Mary M
    Mary M

Enviada em 7 de novembro de 2022
    Filme lindo, adorável! Adorei! Um amor: os personagens, as histórias, as lições. Realmente, eu recomendo para todas as idades, e ouso dizer que principalmente os adultos deveriam assistir para deixarem de ser tão...adultos. Divertida, com um roteiro lindo. Para quem leu o livro, tenho certeza que vai gostar dessa adaptação para as telinhas. Muito agradável de assistir. Eu recomendo muito!
    Priscilla C.
    Priscilla C.

Enviada em 23 de agosto de 2015
    Filme muito bem feito! Incrível como seguiu o livro mesmo com adaptação de alguns personagens como a garotinha, sua mãe e o pequeno príncipe adulto.
    💙 Adorei, sou muito fã do livro !
    Alan David
    Alan David

Enviada em 5 de setembro de 2015
    Não segue exatamente a história dos livros, o foco é o velhinho e a garota, mas não deixa de ser uma boa animação que mistura 3d com stop motion.
    Geovanne R
    Geovanne R

Enviada em 24 de agosto de 2015
    Que obra prima de animação, esse formato de papel como é abordada a história do pequeno príncipe e fantástica, nunca tinha visto nada igual, trilha sonora perfeita, suave, passa a leveza da incrível história que é. Tudo funciona muito bem a não ser pela confusão das transições entre as histórias, quando começo a me empolgar com a história da menina já pula de uma hora pra outra pra história do príncipe, e vice versa. Não dá pra manter e sentir a emoção de cada história, mais a essência do filme não foi perdida, é muito lindo ver a menina reencontrando sua criança interior, ela com desejo pela história, a busca pelo pequeno príncipe, a parte em que ela corre de bike pro hospital, as viajem com o avião e final glorioso! E tudo muito bom!
    Talvez se a abordagem fosse mais simples, como por exemplo, o velhinho sentado e contando pra ela a história, isso acontece, mais apenas no começo, daí tudo passar ser meio que automático.
    Mas enfim o filme é encantador. Tem alguns defeitos bem fortes, mais com certeza a essência foi passada para o público.
    Sejamos como uma criança!